NOTÍCIAS DE SCHOENSTATT

Notícias de Schoenstatt kd1708-informe em mail.mchosting.eu
Domingo Novembro 9 16:56:42 CET 2014







9 de novembro de 2014



                                                                                                                        

Cultura do encontro é cultura da aliança. E isso gera solidariedade. Solidariedade eclesial. Vocês sabem que é uma das palavras que está em risco. Assim como todos os anos ou a cada três anos, a Real Academia espanhola se reúne para ver as novas palavras que são criadas, porque somos uma língua viva, acontece com todas as línguas vivas, assim também como outras vão desaparecendo, porque são línguas mortas, ou seja, morrem. E já não são mais usadas. E sendo uma língua viva tem palavras mortas, certo? A que está a ponto de morrer, ou porque querem matá-la, querem tirar do dicionário, é a palavra “solidariedade”, não é mesmo? E aliança significa solidariedade. Significa criação de vínculos, não destruição de vínculos. E, hoje em dia, estamos vivendo nessa cultura, nessa cultura do provisório, que é uma cultura de destruição de vínculos.

(Francisco a Schoenstatt)





Queremos partilhar a nossa experiência de aliança com Deus, com a Virgem e com Pedro… 

“Queremos partilhar, com espírito missionário, a nossa experiência vivificante e gozosa de aliança com Deus, com a Virgem e com Pedro, para que na Igreja desperte uma primavera missionária, e juntos configuremos uma cultura nova, fruto da aliança”. O fim da homilia do Cardeal Errázuriz, membro do círculo de cardeais do Santo Padre Francisco, ressoa como uma resposta, mais ainda, como um compromisso com o núcleo da mensagem de Francisco a Schoenstatt no dia anterior: “Cultura do encontro é cultura da aliança. E isso cria solidariedade. Solidariedade eclesial. Sabeis que é uma palavra que está em risco. Assim como todos os anos ou em cada três anos a Real Academia Espanhola se reúne para ver as novas palavras que se vão criando porque somos uma língua viva – sucede com todas as línguas vivas – assim também algumas vão desaparecendo porque são línguas mortas, isto é, morrem e já não se usam. E sendo uma língua viva, tem palavras mortas. A que está prestes a morrer, ou porque a querem matar, querem apagá-la do dicionário, é a palavra “solidariedade”. E aliança significa solidariedade. Significa criação de vínculos, não destruição de vínculos. E hoje em dia estamos a viver nessa cultura, nesta cultura do provisório, que é uma cultura de destruição de vínculos.” Schoenstatt caminha para o seu segundo século, enviada como missionária, em aliança com Deus, com a Virgem e com o Santo Padre Francisco. – Agora com texto completo e autorizado da homília em espanhol.

http://www.schoenstatt.org/pt/news/2324/55/Queremos-partilhar-a-nossa-experiencia-de-alianca-com-Deus-com-a-Virgem-e-com-Pedro.htm



Todos os caminhos vão dar a Roma 

24-25-26 de Outubro de 2014 : Roma é a anfitriã da segunda parte do Jubileu do Movimento de Schoenstatt, durante três dias inesquecíveis. “Todos os caminhos vão dar a Roma” é um célebre provérbio italiano. Literalmente, tem origem no eficiente sistema de estradas consulares da Roma Antiga – Aurélia, Cassia, Flaminia, Salaria, Tiburtina, Casilina e Appia – que ligava todas a províncias do Império.

http://www.schoenstatt.org/pt/news/2327/55/Todos-os-caminhos-vao-dar-a-Roma.htm



Em amorosa memória de mamãe – Magda Maria Giordano de Figueiredo 

Minha mãe, Magda Maria Giordano de Figueiredo, nasceu em São Paulo, Brasil, no dia 06 de agosto de 1935, era uma apóstola da Mãe Peregrina e faleceu, precisamente em 18 de Outubro de 2014. Como filha, gostaria, em breves palavras, de dar testemunho da sua vida e contar como a Mãe Peregrina a acompanhava na hora da sua morte.

http://www.schoenstatt.org/pt/news/2314/55/Em-amorosa-memoria-de-mamae-Magda-Maria-Giordano-de-Figueiredo.htm



Com a Terceira Auxiliar Internacional em Schoenstatt e em Roma 

Meses antes do 18 de outubro, não passava pela minha cabeça viajar a Schoenstatt. Os acontecimentos se sucederam vertiginosamente e a Providência Divina decidiu diferente. Um grupo de peregrinos partiu, junto com o Pe. Guillermo Cassone, com o coração ansioso por nos unirmos a todos os irmãos schoenstattianos do mundo todo, para celebrar um ato histórico na vida da Família: os cem anos da Aliança de Amor.

http://www.schoenstatt.org/pt/news/2328/55/Com-a-Terceira-Auxiliar-Internacional-em-Schoenstatt-e-em-Roma.htm



Jubileu dos 100 anos: Uma Aliança de amor com os nossos defuntos 

O Dia dos Fiéis Defuntos foi este ano a um Domingo. O ano do Jubileu já tinha na verdade encontrado o seu ponto alto e a sua conclusão nas celebrações de Outubro, mas neste Domingo, de certa maneira na ressonância da grande celebração, uma vez mais entraram em acção, peregrinando, os schönstattianos mortos. E não só as figuras excepcionais e conhecidas (das quais 40 foram honradas na celebração jubilar), mas também as desconhecidas e não nomeadas VIP’s de Schönstatt, portanto toda a colheita de 100 anos do “Schönstatt vivido”, como contribuição para o Capital de Graças. No dia 2 de Novembro, num Requiem no Santuário original, foi renovada a Aliança de Amor com os nossos defuntos de modo representativo, tranquilo e muito simples

http://www.schoenstatt.org/pt/news/2329/55/Jubileu-dos-100-anos-Uma-Alianca-de-amor-com-os-nossos-defuntos.htm



Um lugar onde toma forma a visão duma nova Igreja 

Os sul­‑africanos chegaram já uma meia hora mais cedo – e vão ser os últimos a ter Belmonte ainda uma vez inteiramente só para si. É que desde manhã cedo do dia 23 de Outubro começou uma corrente de peregrinos que só a 27 de Outubro partiram de novo. «Tão deserto ainda eu não tinha visto Belmonte», escrevia Edeltraud Hemetzberger comentando depois os primeiros dias tranquilos «entre Schönstatt e Roma», desde que cada grupo que chegava tinha para si o lugar e os voluntários. Tão deserto nunca mais ele estivera desde então e durante cinco dias… O Santuário, as tendas com as talhas de todos os países, a estátua do Padre Kentenich, a pequena ermida como testemunha do discreto começo e também a Domus Pater Kentenich, no amplo e luminoso foyer da qual se podia experimentar, sem restrições, a «quarta graça da peregrinação» (as compras), são pontos de atracção e de encontro para os grupos, anunciados e não anunciados, da África do Sul, da Nova Zelândia, do Quénia, da Argentina, do Chile, da Itália, do México, da República Dominicana, da Itália, da Costa Rica, do Burundi, da Nigéria, do Paraguai, da Espanha, do Chile, do Peru, do Brasil, da Suíça, da Polónia, da República Checa, de Portugal, da Escócia, dos Estados Unidos, da Colômbia, da Bolívia e provavelmente muitos mais ainda…

http://www.schoenstatt.org/pt/news/2320/55/Um-lugar-onde-toma-forma-a-visao-duma-nova-Igreja.htm



Eu quis prestar um serviço e, no final, eu que fui presenteada... 

Na semana passada, recebi o presente de poder servir em Belmonte como voluntária para os peregrinos de língua espanhola que chegaram ao “Santuário de todos nós”, em Belmonte/Roma. Eu quis prestar um serviço e, no final, eu que fui presenteada...

http://www.schoenstatt.org/pt/news/2319/55/Eu-quis-prestar-um-servico-e-no-final-eu-que-fui-presenteada.htm



Uma reflexão no despertar das celebrações jubilares na Nigéria 

A preparação para o grande dia 18 veio e passou. Pessoas de vários grupos étnicos, de fundo cultural e de diferentes línguas reuniram-se junto ao santuário Vitória para celebrar o centenário e uma década da Aliança de amor e do Santuário Vitória, respetivamente. É o primeiro santuário na história de Schoenstatt na Nigéria a ser favorecido com uma dupla comemoração. A celebração não se limitou apenas à Nigéria, mas por toda a África Ocidental, uma vez que é o primeiro e único Santuário de Schoenstatt na África Ocidental. Na verdade, é um acontecimento digno de comemoração; a nossa querida Mãe montou a sua tenda na nossa terra. Isso é mais do que a visita de Maria a Santa Isabel, porque não esperamos a sua partida. O Senhor tem feito grandes coisas para nós e é maravilhoso aos nossos olhos.

http://www.schoenstatt.org/pt/news/2325/55/Uma-reflexao-no-despertar-das-celebracoes-jubilares-na-Nigeria.htm



Onde o coração vibrou 

Em Roma, Pe. Heinrich Walter nos dizia que, nesses dias, fizemos de Schoenstatt o Paraíso; e que agora era preciso voltar à nossa realidade, ao cotidiano, levando a nossa família e aos nossos amigos tudo o que vivenciamos. Aí está nosso desafio: como colocar os pés sobre a terra, depois de ter estado no Céu, de ter desfrutado o amor de Deus, em um ambiente fraterno? E o mais difícil ainda: como, com palavras e imagens, por muitas que existem, fazer os outros participarem de tudo que sentimos? Como lhes contar em que momento nosso coração vibrou?

http://www.schoenstatt.org/pt/news/2316/55/Onde-o-coracao-vibrou.htm



Assim se celebrou o 18 de Outubro de 2014 – em Nova Helvécia, Uruguai 

Os Missionários da Campanha da Mãe Peregrina, com outros muitos peregrinos, chegaram ao Primeiro Santuário Filial de Schoenstatt com a emoção de um dia especial … ainda com a recordação fresca da visita de há semanas atrás da Peregrinação ao de Santa Maria, RS, Brasil, para conhecer a vida e lugares de João Pozzobon in situ , percorrer os seus caminhos e povoações que o levaram a criar a Campanha do Rosário da Virgem Peregrina.

http://www.schoenstatt.org/pt/news/2322/55/Assim-se-celebrou-o-18-de-Outubro-de-2014-em-Nova-Helvecia-Uruguai.htm



Celebração do Jubileu em Durban - o apostolado laical de Schoenstatt sendo parte integrante do trabalho do pós-guerra 

A Família de Schoenstatt de Durban viveu uma grande celebração na Catedral de Durban. O grupo construiu um "Santuário Lar” junto do santuário iluminado com velas - muito significativo e ainda mais impressionante, e também muito Schoenstatteano. A celebração da Missa começou às 10h00, presidida pelo Padre Chris, um Missionário Africano a trabalhar na República Democrática do Congo e dedicado à reabilitação de crianças-soldados.

http://www.schoenstatt.org/pt/news/2318/55/Celebracao-do-Jubileu-em-Durban---o-apostolado-laical-de-Schoenstatt-sendo-parte-integrante-do-trabalho-do-pos-guerra.htm



No caminho de um novo Centenário 

De 15 a 26 de Outubro, um grupo de 21 peregrinos do Santuário da Mãe e Rainha do Pueblo de Paso Mayor, da Arquidiocese de Bahía Blanca, juntou-se aos mais de 200 argentinos que peregrinaram para a Feste Jubilar. Quanta graça derramada nos dias de celebração, em Schoenstatt e Roma! Uma experiência inesquecível, peregrinar com outros, a ajuda solícita quando alguém não chegava a tempo, se perdia, não podia com tantas malas! Sentir a alegria do encontro e também o cansaço e as dificuldades, como em todas as famílias. O Pe. Guillermo Carmona acompanhou-nos em todos os momentos com as suas sugestões, ensinamentos, atento a cada necessidade, um verdadeiro Pai! Quanto aprendemos e que tarefa nos espera no caminho para um novo Centenário!

http://www.schoenstatt.org/pt/news/2323/55/No-caminho-de-um-novo-Centenario.htm



Assim celebraram os 100 anos de Aliança… em Quarten 

Enquanto a escassos 600 km, em Schoenstatt, se concentravam milhares de peregrinos de todos os continentes para celebrar os 100 anos da Aliança de Amor, mais de mil pessoas participaram, no Santuário nacional de Schoenstatt suíço, em Quarten, nas várias e emotivas celebrações.

http://www.schoenstatt.org/pt/news/2330/55/Assim-celebraram-os-100-anos-de-Alianca-em-Quarten.htm



Os Motociclistas Missionários de Schoenstatt, celebram os cem anos da Aliança 

No passado dia 18 de Outubro, os Motociclistas Missionários de Schoenstatt de Porto Rico uniram-se ao Movimento na celebração dos cem anos da Fundação, cem anos da Aliança de Amor com Deus, através da Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt. Foi um dia de grande festa, de alegria e bênçãos.

http://www.schoenstatt.org/pt/news/2317/55/Os-Motociclistas-Missionarios-de-Schoenstatt-celebram-os-cem-anos-da-Alianca.htm



Assim se celebrou o 18 de outubro de 2014 em Bogotá 

Nestes dias da celebração do jubileu, a Família de Schoenstatt de Bogotá experimentou vivamente a necessidade de ter um Santuário de Schoenstatt. A indulgência jubilar que se pensou perder por não se estar próximo de um Santuário, pedida ao arcebispo de Bogotá, Cardeal Ribén Salazar Gómez, foi concedida para uma paróquia que abriu as suas portas a Schoenstatt. O pároco apaixonou-se pela Mãe três vezes Admirável e em janeiro participará de um encontro de sacerdotes diocesanos no Chile.

http://www.schoenstatt.org/pt/news/2315/55/Assim-se-celebrou-o-18-de-outubro-de-2014-em-Bogota.htm



Assim se viveu o 18 de outubro de 2014 na Arquidiocese de Bahía Blanca 

No sábado, 18 de outubro, a Família de Schoenstatt da Arquidiocese de Bahía Blanca celebrou o Jubileu do Movimento de Schoenstatt nas ermidas, paróquias e capelas de vários bairros e cidades. No domingo, dia 19, houve uma peregrinação do povo ao Santuário da Mãe e Rainha, onde o Pe. Daniel Jany celebrou a Santa Missa.

http://www.schoenstatt.org/pt/news/2321/55/Assim-se-viveu-o-18-de-outubro-de-2014-na-Arquidiocese-de-Bahia-Blanca.htm


A Irmã Emilie fascina 

Chegam ao fim as Celebrações Jubilares em Schoenstatt. Os dias entre “Schoenstatt” e “Roma” usam-se de maneiras diferentes – meditar, turismo cultural e religioso, Terra Santa (Sim!) , lugares importantes de Schoenstatt: Dachau, Gymnich … Mais de 1000 peregrinos afluem a Koblenz- Metternich, para se encontrarem com a Irmã Emilie Engel, para lhe agradecer pelo auxílio experimentado, para lhe expressar as suas intenções e preocupações.

http://www.schoenstatt.org/pt/news/2326/55/A-Irma-Emilie-fascina.htm


Cultura do encontro é cultura de aliança que cria solidariedade 

Um momento de Pentecostes. “Esta é a juventude do Papa” gritam os jovens e não só eles. Chegou o momento tão esperado. O Papa Francisco enviou o Movimento de Schoenstatt, oferecendo a todos uma mensagem profunda e radical expressa de uma maneira compreensível e muito paternal. VIDEO - Audio

http://www.schoenstatt.org/pt/news/2306/55/Cultura-do-encontro-e-cultura-de-alianca-que-cria-solidariedade.htm



-----
Se certificó que el correo no contiene virus.
Comprobada por AVG - www.avg.es
Versión: 2015.0.5315 / Base de datos de virus: 4189/8536 - Fecha de la versión: 08/11/2014
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://mail.mchosting.eu/pipermail/kd1708-informe/attachments/20141109/9a18a18a/attachment-0001.htm>
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo não-texto foi limpo...
Nome: não disponível
Tipo: image/jpeg
Tamanho: 49022 bytes
Descrição: não disponível
URL: <http://mail.mchosting.eu/pipermail/kd1708-informe/attachments/20141109/9a18a18a/attachment-0001.jpeg>


Mais detalhes sobre a lista de discussão KD1708-Informe