NOTÍCIAS DE SCHOENSTATT

Boletim semanal - schoenstatt.org kd1591-informe em mail.mchosting.eu
Domingo Julho 14 16:38:26 CEST 2013

14 de julho de 2013

Juventude Apostólica de Schoenstatt do Jaraguá conquista a montanha e se prepara para o Cor Unum, Ignis e Jornada Mundial da Juventude!

No ultimo domingo, a Juventude Apostólica de Schoenstatt do Jaraguá se reuniu, convidando as Juventudes de São Bernardo do Campo e Campinas, para um Capital de Graças inusitado rumo ao Cor Unum, ao Ignis e à Jornada Mundial da Juventude: a Conquista da Montanha!

http://www.schoenstatt.org/pt/news/1577/55/Juventude-Apostolica-de-Schoenstatt-do-Jaragua-conquista-a-montanha-e-se-prepara-para-o-Cor-Unum-Ignis-e-Jornada-Mundial-da-Juventude.htm

Mercy House – Um Projeto Apostólico de Schoenstatt para os refugiados de África

Não são apenas as aves que migram, das estações frias para países onde há mais calor, os animais também migram, especialmente em África, para encontrarem água e comida nos tempos de seca. Os seres humanos emigram desde os tempos mais remotos. Mesmo o povo escolhido, quando houve fome na sua terra, foi para o Egito para procurar comida e sobrevivência. Maria e José levaram o seu Filho para o Egito quando a Sua Vida estava ameaçada. Nós que vivemos em África temos orgulho que a Sagrada Família tenha vindo refugiar-se em África. Fugir de situações difíceis não é nada de novo.

http://www.schoenstatt.org/pt/news/1583/55/Mercy-House-Um-Projeto-Apostolico-de-Schoenstatt-para-os-refugiados-de-africa.htm

À luz da fé

Lumem Fidei, a primeira encíclica do Papa Francisco, foi publicada hoje, dia 5 de julho, bem na metade do Ano da Fé;  está datada de 29 de junho, festividade dos apóstolos Pedro e Paulo, primeiras testemunhas da fé da Igreja de Roma, à qual o Papa é chamado a confirmar os irmãos na unidade da fé de sempre.  “Aquele que crê, vê” – nesta expressão, “pode-se resumir o ensinamento do Papa Francisco nessa sua primeira encíclica.  Um texto que se situa dentro da perspectiva do binômio luz e amor.  A mensagem dessa encíclica é um caminho que o Papa propõe à Igreja para recuperar sua missão no mundo de hoje”, disse Mons., Fisichella, na apresentação.  “Sim, é verdade que a fé autêntica enche o coração de alegria e amplia a vida” – afirmação que une o Papa Francisco a Bento XVI – “a luz da fé nos leva a não nos esquecermos dos sofrimentos do mundo”; mais do que isso, nos abre “para uma presença que a acompanha, com uma história do bem que se une a toda história de sofrimento, para abrir nela um resquício de luz”.

http://www.schoenstatt.org/pt/news/1574/55/a-luz-da-fe.htm

Rumo a 2014 – em Aliança com todos os projetos da Cultura de Aliança na economia

Já desde os anos vinte do último século o tema do mundo do trabalho, da cultura do trabalho e a gestão na economia tem estado muito ligado ao Padre Kentenich, sempre com o problema social.

http://www.schoenstatt.org/pt/news/1584/55/Rumo-a-2014-em-Alianca-com-todos-os-projetos-da-Cultura-de-Alianca-na-economia.htm

Uma rosa como palavra de amor

Quando Mario Hiriart visitava o Santuário em Bellavista, Chile, muitas vezes cortava uma flor da roseira que a sua mão cultivava à entrada de casa, e levava-a a Maria como uma palavra de amor. Mais tarde, já em Milwaukee, EUA, quando o cancro lhe dava pouco tempo de vida, aproximou-se do local onde estavam a construir um novo santuário mariano, e nos fundamentos abertos na terra enterrou uma rosa vermelha como símbolo da sua entrega. Queria dizer a Maria: "eu posso morrer, mas a rosa do meu amor, não". Quando em 15 de julho de 1964 morreu, os seus amigos puseram-lhe uma rosa vermelha entre as mãos. Agora, no túmulo, por trás do Santuário de Bellavista, muitos trazem rosas para Mario.

http://www.schoenstatt.org/pt/news/1582/55/Uma-rosa-como-palavra-de-amor.htm

Quem de nós chorou por esta tragédia e por outras como esta?

O Papa Francisco visitou no dia 8 de julho a ilha italiana de Lampedusa, ponto de chegada, há anos, de multidões de imigrantes e em cujas águas encontraram a morte dezenas deles. “Imigrantes mortos no mar, nesses barcos que, em lugar de terem sido uma via de esperança, foram uma via de morte. Desde que, há algumas semanas, soube desta notícia, infelizmente tantas vezes repetida, o meu pensamento focava-se nela continuamente, como um espinho que causa dor no coração. E então senti que tinha que vir aqui rezar hoje, e realizar um gesto de solidariedade, mas também para despertar as nossas consciências para que o que sucedeu não se repita. Que não se repita, por favor”, expressou comovido o Santo Padre na homilia da missa que celebrou no campo de desporto “Arena”.

http://www.schoenstatt.org/pt/news/1576/55/Quem-de-nos-chorou-por-esta-tragedia-e-por-outras-como-esta.htm

Levar a fé à ação

No dia 19 de junho o CIEES (Comité Internacional de Empresários e Executivos Schoenstatteanos) do Perú reuniu-se com o Cardeal Juan Luis Cipriani Thorne, arcebispo de Lima e primado do Perú, na casa de Pablo Plate. O CIEES foi fundado em novembro de 2011 na cidade de Guayaquil, Equador, com participantes de nove países da América Latina, com o compromisso de trabalhar a ideologia do empresário católico schoenstatteano e de a apresentar no congresso que se fará na Costa Rica em novembro próximo.

http://www.schoenstatt.org/pt/news/1581/55/Levar-a-fe-a-acao.htm

Uma ermida em Tenerife

Dolores Fernandez Lapuente, médica oriunda de Buenos Aires e missionária da Campanha da Mãe Peregrina, em julho de 2012, mudou-se para Tenerife, uma das Ilhas Canárias, pertencente à Comunidade Autônoma de Canárias (Espanha) e conhecida como a “ilha da eterna primavera”.

http://www.schoenstatt.org/pt/news/1580/55/Uma-ermida-em-Tenerife.htm

PROJETO NAS ESCOLAS 2013: Chegamos como peregrinos – saímos como apóstolos

Neste ano, o tema do PROJETO NAS ESCOLAS foi “O Ano da Fé”.  Mais uma vez, foi uma experiência extremamente inspiradora e informativa para as crianças que participaram.  O Projeto aconteceu a partir do dia 14 de abril, estendendo-se nos meses de maio e junho.  Participaram 40 escolas da faixa central, das Dioceses de Glasgow, Edimburgo, Paisley e Motherwell.  Ao todo, aproximadamente um total de 2.000 crianças na faixa escolar do primeiro grau foram beneficiadas por participarem de uma excelente programação organizada pela Ir. M. Elsbeth e pela Ir. Margareta, apoiadas por uma equipe de voluntários muito entusiasmados.

http://www.schoenstatt.org/pt/news/1579/55/PROJETO-NAS-ESCOLAS-2013-Chegamos-como-peregrinos-saimos-como-apostolos.htm

Uma primeira reflexão sobre o encontro festivo dos Santuários-lares

Hoje, 30 de junho, concluímos o Congresso Internacional dos Santuários-lares, que se realizou no Centro Internacional de Waukesha, Wisconsin, de 27 a 30 de junho deste ano.  Queremos compartilhar um pouco do que se pôde viver durante esses dias.

http://www.schoenstatt.org/pt/news/1575/55/Uma-primeira-reflexao-sobre-o-encontro-festivo-dos-Santuarios-lares.htm

Vencer tensões – descobrir potenciais

“Querido Deus, dá-me a sabedoria para entender meu chefe.  Dá-me o amor para perdoá-lo.  Dá-me a paciência para compreender suas ações.  Porém, meu Deus, não me concedas força.  Porque se tu me deres força, sou capaz de lhe dar um soco”. Um cartaz com essa frase junto com a foto de um bebê também é uma forma de evitar tensões ou reduzi-las... Existem muitas outras possibilidades e também outras fontes de tensões além da típica “tensão – chefe – empregado” – foi o que escutaram os participantes da “Jour Fixe para empresários”, realizada no dia 21 de junho, em Memhölz, dirigida por Manuela e Peter Miller, membros fundadores da AKIE (Academia Kentenichniana para Empresários) e ele, consultor de empresa (www.inspiration-miller.de)

http://www.schoenstatt.org/pt/news/1578/55/Vencer-tensoes-descobrir-potenciais.htm

Para tocar o Deus vivo só é preciso sair para a rua

Como “portal da semana”, publicamos a partir de agora, de segunda a segunda, umas frases do Papa Francisco para cada passo quotidiano da nossa peregrinação. Assim animamo-nos mais e mais a converter-nos em peregrinos missionários, solidários, pobres, alegres, abertos e humildes, pedindo para que a Igreja nos renove no espírito autêntico da Aliança. Sem humildade não há serviço efetivo nem renovação interna e autêntica. O Papa Francisco fala-nos da graça 2014. Peçamos esta graça.

http://www.schoenstatt.org/pt/news/1573/55/Para-tocar-o-Deus-vivo-so-e-preciso-sair-para-a-rua.htm