Domingo Fevereiro 28 15:29:25 CET 2016

*28 de fevereiro de 2016***

*Abertura dos trabalhos de 2016 – Família do Jaraguá, S. Paulo
<http://www.schoenstatt.org/pt/vida-em-alianca/2016/02/abertura-dos-trabalhos-de-2016-familia-do-jaragua-s-paulo/>*

*Neste domingo dia 21 de fevereiro de 2016 a Família do Jaraguá e
dirigentes de ramos e assessores da Liga de famílias do Jaraguá,
reuniram-se para o encontro Abertura dos trabalhos de 2016. A Santa
Missa deu início ao encontro e foi presidida pelo Pe. Vandemir Meister.
Com palavras de boas-vindas o Reitor recordou como viver o Ano da
Misericórdia instituído pelo Papa Francisco com o Jubileu
extraordinário. Refletiu como a partir de Maria podemos fazer um
encontro profundo com Cristo, como podemos chegar ao nosso*

*Leia mais
<http://www.schoenstatt.org/pt/vida-em-alianca/2016/02/abertura-dos-trabalhos-de-2016-familia-do-jaragua-s-paulo/>*

**

*Misericórdia e poder
<http://www.schoenstatt.org/pt/francisco-igreja/mensajem/2016/02/misericordia-e-poder/>*

*Um tema tão audacioso como actual: Misericórdia e poder. “A riqueza e o
poder são realidades que podem ser boas e úteis para o bem comum, se
forem postas ao serviço dos pobres e de todos, com justiça e caridade”
diz o Papa. Toda a espécie de poder, no Estado, no mundo do trabalho, na
Igreja, nos Movimentos, na Comunicação, seja serviço, justiça e
misericórdia. Um desafio. O que Francisco põe à consideração, interpela
a realidade em muitos países, em partes da*

*Leia mais
<http://www.schoenstatt.org/pt/francisco-igreja/mensajem/2016/02/misericordia-e-poder/>*

**

*“Casa Mãe de Tuparenda”: A dor transformada em sonho…que está se
tornando realidade
<http://www.schoenstatt.org/pt/schoenstatt-em-saida/projetos/2016/02/casa-mae-de-tuparenda-a-dor-transformada-em-sonhoque-esta-se-tornando-realidade/>*

*Olá, Pepito! Já está de novo na cadeia? Que pena! Por quê? – Sim,
perdão! Quatro meses aguentei lá fora. Mas não consegui trabalho em
nenhum lugar, não tive apoio de ninguém; você sabe o caos que é minha
família. A tentação foi mais forte e caí de novo. A dor: pouco tempo
depois de sair, retornam novamente para a cadeia. Quando, há quase dois
anos nos demos conta de que a MTA queria nos enviar a uma periferia tão
existencial como é uma*

*Leia mais
<http://www.schoenstatt.org/pt/schoenstatt-em-saida/projetos/2016/02/casa-mae-de-tuparenda-a-dor-transformada-em-sonhoque-esta-se-tornando-realidade/>*

**

*Francisco no meu México: Testemunhos de schoenstatteanos mexicanos (4)
<http://www.schoenstatt.org/pt/francisco-igreja/2016/02/francisco-no-meu-mexico-testemunhos-de-schoenstatteanos-mexicanos-4/>*

*Abençoada oportunidade que tivemos, a Mónica Guerra de Morales e eu, de
assistirmos ao Encontro de Famílias com S. S. Francisco em Tuxtla
Gutiérrez, Chiapas! Em companhia de quatro amigas pertencentes ao
Apostolado da Cruz, chegámos a esta cidade na noite anterior ao
encontro. Tínhamos uns bilhetes para o Estádio Víctor Reyna que, nos
foram facilitados pela Arquidiocese de Monterrey. A primeira questão foi
a de decidirmos a que horas, seria conveniente apresentarmo-nos na manhã
seguinte. A entrada no Estádio*

*Leia mais
<http://www.schoenstatt.org/pt/francisco-igreja/2016/02/francisco-no-meu-mexico-testemunhos-de-schoenstatteanos-mexicanos-4/>*

**

*Cuidemos do Planeta em família
<http://www.schoenstatt.org/pt/francisco-igreja/2016/02/cuidemos-do-planeta-em-familia/>*

*Foi criado o primeiro fórum ambiental em San Miguel, na cidade de Santa
Maria, baseado na proposta de Francisco de se gerarem diálogos locais
que se ocupem dos assuntos que ele apresenta em Laudato si. “Não há duas
crises separadas, uma ambiental e outra social, mas uma única e complexa
crise sócio ambiental…É fundamental procurar soluções integrais”. Papa
Francisco Inspirados pela proposta do Papa Francisco, na Encíclica
Laudato Sí, de se gerarem diálogos locais para obviar aos problemas
ambientais, no sábado, 20*

*Leia mais
<http://www.schoenstatt.org/pt/francisco-igreja/2016/02/cuidemos-do-planeta-em-familia/>*

**

*Francisco no meu México: Testemunhos de schoenstatteanos mexicanos (3)
<http://www.schoenstatt.org/pt/francisco-igreja/2016/02/francisco-no-meu-mexico-testemunhos-de-schoenstatteanos-mexicanos-3/>*

*Logo que soube que o Papa Francisco viria a Morelia, fiz planos para o
ir ver, visto que, o meu filho vive lá e, isso, facilitava-me a vida.
Tive a sorte de ter conseguido bilhetes para ir ao estádio onde, estaria
com os jovens e, ainda que, eu já pertença à terceira idade (J)
entusiasmava-me ouvir a sua mensagem. Nesse dia estive à espera dele
desde as 7 h da manhã, sabendo que iria chegar às 16 h. A mensagem aos
jovens de*

*Leia mais
<http://www.schoenstatt.org/pt/francisco-igreja/2016/02/francisco-no-meu-mexico-testemunhos-de-schoenstatteanos-mexicanos-3/>*

**

*Três perguntas … sobre Schoenstatt no segundo século da Aliança de Amor
(49)
<http://www.schoenstatt.org/pt/vida-em-alianca/segundo-seculo/2016/02/tres-perguntas-sobre-schoenstatt-no-segundo-seculo-da-alianca-de-amor-49/>*

*Hoje responde: Benjamín Paz, Contabilista Público Nacional, casado, pai
de quatro filhos. Pertence ao Movimento de Schoenstatt em Tucumán,
Argentina, há 20 anos. “A minha esposa e eu estamos na União de
famílias; fui presidente da Fundação Mater Admirabilis, formador de
grupos de casais, chefe da Liga Apostólica das Famílias, formador de
grupos de jovens da JM, curador do Santuário, voluntário de Maria… O
mais importante, Mater, ser o pai de uma Irmã de Maria: a Ir. Nazaret!”
• Depois de um ano de peregrinarmos pelo segundo século da Aliança*

*Leia mais
<http://www.schoenstatt.org/pt/vida-em-alianca/segundo-seculo/2016/02/tres-perguntas-sobre-schoenstatt-no-segundo-seculo-da-alianca-de-amor-49/>*

**

*Francisco no meu México. Testemunhos de schoenstatteanos mexicanos (2)
<http://www.schoenstatt.org/pt/francisco-igreja/2016/02/francisco-no-meu-mexico-testemunhos-de-schoenstatteanos-mexicanos-2/>*

*Na terça-feira, 16 de Fevereiro passado, tive a oportunidade, em
companhia de outros 50.000 jovens, de participar no encontro que o Papa
Francisco teve com os jovens. A experiência foi inenarrável, conseguimos
os bilhetes apenas uma semana antes do encontro e, com mais outros vinte
loucos da Juventude de Schoenstatt de Monterrey, viajámos durante toda a
noite para podermos chegar ao evento. Ao entrarmos no estádio tudo
mudava Chegámos de manhã e, a espera foi longa, o sol estava muito forte*

*Leia mais
<http://www.schoenstatt.org/pt/francisco-igreja/2016/02/francisco-no-meu-mexico-testemunhos-de-schoenstatteanos-mexicanos-2/>*

**

*Iniciam a construção da “Casa Mãe de Tuparenda” em ato emocionante
<http://www.schoenstatt.org/pt/schoenstatt-em-saida/projetos/2016/02/iniciam-a-construcao-da-casa-mae-de-tuparenda-em-ato-emocionante/>*

*“Se sente muita emoção, alegria e acima de tudo gratidão à Mãe de
Tuparenda”, comenta o Padre Pedro Kühlcke na tarde de 12 de fevereiro.
Além de ser a data histórica do abraço fraternal entre o Patriarca Kiril
de Moscú e o Papa Francisco em Havana, Cuba, também é histórica pelo ato
realizado no Santuário de Tuparenda, no qual marcou o início da
construção da “Casa Mãe de Tuparenda”, um centro de formação laboral e
desenvolvimento humano dirigido*

*Leia mais
<http://www.schoenstatt.org/pt/schoenstatt-em-saida/projetos/2016/02/iniciam-a-construcao-da-casa-mae-de-tuparenda-em-ato-emocionante/>*

**

*Como se nos fosse dirigido: Francisco…sobre a misericórdia e a
transformação
<http://www.schoenstatt.org/pt/francisco-igreja/mensajem/2016/02/como-se-nos-fosse-dirigido-franciscosobre-a-misericordia-e-a-transformacao/>*

*A citação desta semana tirámo-la da Homilia do Santo Padre Francisco na
Missa no recinto da Feira de Cuidad Juárez a, apenas, 80 metros da
fronteira com os Estados Unidos, em 17 de Fevereiro de 2016 (texto
completo) Leiamos, escutemos esta semana a mensagem aos mexicanos como
se nos fosse dirigida, a nós, um Movimento que, com santo orgulho
experimenta nos seus Santuários a graça da transformação interior e, que
no seu agir missionário, pedagógico e pastoral, trabalha pela
transformação dos Homens e da*

*Leia mais
<http://www.schoenstatt.org/pt/francisco-igreja/mensajem/2016/02/como-se-nos-fosse-dirigido-franciscosobre-a-misericordia-e-a-transformacao/>*

**

*“Para celebrar o jubileu da misericórdia convosco”: momentos da viagem
de Francisco ao México
<http://www.schoenstatt.org/pt/francisco-igreja/iniciativos-gestos/2016/02/para-celebrar-o-jubileu-da-misericordia-convosco-momentos-da-viagem-de-francisco-ao-mexico/>*

*Último dia da viagem do Papa Francisco ao México e, uma vez mais, à
periferia: à prisão, e depois à fronteira que, ano após ano, cruzam
milhares de migrantes em busca de um futuro melhor. “Estou a concluir a
minha visita ao México, não queria ir embora sem vir saudá-los, sem
celebrar o Jubileu da Misericórdia convosco.” Há que saborear esta
frase. O Papa foi a esta prisão não para uma simples visita, foi para
celebrar o jubileu*

*Leia mais