NOTÍCIAS DE SCHOENSTATT

Notícias de Schoenstatt kd1708-informe em mail.mchosting.eu
Segunda Outubro 13 22:07:53 CEST 2014







13 de outubro de 2014





O Papa Francisco acende a tocha – e o fogo já está a caminho de Schoenstatt 

Inacreditável. Simplesmente inacreditável. Inacreditável. Desde ontem que nenhuma outra palavra aparece mais vezes nas notícias dos corredores da tocha. Inacreditável… Com o acender da tocha pelo Papa Francisco ao final da audiência geral de ontem, quarta-feira 8 de Outubro, começou a Corrida da Tocha 2014. E ainda que a transmissão em directo da CTV tivesse sido interrompida antes desse momento, ainda horas mais tarde corredores «espirituais» da tocha olham para a galeria de fotos do Osservatore Romano e da Foto-Felici, olham para este gesto simples e incrível, com que o Papa Francisco abençoa a tocha e a corrida da tocha, e com o qual o fogo da Aliança de Amor vai fazer o caminho de Roma para Schoenstatt.

http://www.schoenstatt.org/pt/news/2276/55/O-Papa-Francisco-acende-a-tocha-e-o-fogo-ja-esta-a-caminho-de-Schoenstatt.htm



Aliança de Amor 

No dia 18 de Outubro iremos selar novamente a Aliança de Amor com Nossa Senhora, no santuário Original e em todo o mundo. Esse momento, mais ou menos à mesma hora que há 100 anos atrás, estará marcado por alguns símbolos e gestos carregados de significado que desde já podemos vivenciar: A imagem da Mãe Três Vezes Admirável será entronizada novamente no Santuário, agradecendo a promessa que Ela nos fez de se “estabelecer aqui …” e implorando que Ela permaneça aí distribuindo as suas graças.

http://www.schoenstatt.org/pt/news/2284/55/Alianca-de-Amor.htm



Rumo aos próximos cem anos 

Houve festa na Diocese de Jaboticabal/SP. A Família de Schoenstatt se reuniu para comemorar os cem anos da Aliança de Amor. Dom Antonio Fernando Brochini, bispo diocesano, presidiu a Santa Missa festiva com a Catedral Nossa Senhora do Carmo lotada. Foi o dia de celebrar e agradecer pelos cem anos de atuação da Mãe de Deus no Santuário através da Aliança de Amor.

http://www.schoenstatt.org/pt/news/2273/55/Rumo-aos-proximos-cem-anos.htm



Há fogo em mim 

”Que significa ser um corredor da tocha? Há relâmpagos e trovões e apesar disso: nós levamos os pedidos e fazemos o nosso caminho. Seguir em situações difíceis e nunca desistir. São 02h06 (da madrugada) e nós partimos do Km 454 … apesar da tempestade…“ Isto é a Corrida da Tocha 2014 – nestas horas, no planalto de Pisa, em Itália, depois de um noite de chuva e de trovoada, e depois de um dia de Corrida da Tocha comovente, na Praça de São Pedro e em Belmonte, onde todos os peregrinos que participarem na «Semana do Jubileu de Roma» hão­‑de ir, e poderão sentir alguma coisa do fogo da Corrida da Tocha, do fogo do século que começa e da força da Aliança de Amor: "Há momentos em que tu estás completamente em baixo e que parecem nunca mais acabar. Mas então, pensas no porquê de estares ali, no porquê de estares a correr, e isso dá­‑te força e sentes­‑te como se pudesses correr até Schönstatt sem parar... "

http://www.schoenstatt.org/pt/news/2288/55/Ha-fogo-em-mim.htm



Uma cruz aborígena para a sala da Austrália em Belmonte 

Tudo começou com o P. Denis Foley, do Instituto de sacerdotes diocesanos, na Austrália, sendo solicitado a ajudar com a versão em Inglês dos novos sites de Belmonte, www.offerta.roma-belmonte.info e www.roma-belmonte.info. A tradução de um texto que convidava os países para decorarem as "suas" salas na casa do Padre Kentenich em Belmonte com uma cruz típica, uma imagem da MTA ou outra imagem típica do seu país e da sua cultura, acenderam no padre David a chama ... e assim a Austrália é o primeiro país a responder à chamada, com uma cruz aborígena, uma imagem da MTA esculpida unicamente com flora australiana e uma colagem dos Santuários australianos.

http://www.schoenstatt.org/pt/news/2286/55/Uma-cruz-aborigena-para-a-sala-da-Australia-em-Belmonte.htm



A Igreja: Comunhão 

Continuando com sua catequese sobre a Igreja, o Papa Francisco, dia 8 de outubro, dedicou sua reflexão à unidade entre os cristãos. Anteriormente, o Pontífice, como é habitual, percorreu a praça em seu papamóvel para saudar e abençoar os fiéis. Nesta quarta-feira, convidou as crianças que, felizes, acompanharam o Santo Padre no banco traseiro do carro. Depois da audiência, abençoou a tocha de Fackellauf 2014 da Juventude Masculina de Schoenstatt.

http://www.schoenstatt.org/pt/news/2278/55/A-Igreja-Comunhao.htm



Argentinos a caminho de Roma … para participar no Fackellauf 2014 

Neste momento estão a viajar para Roma – onze membros da Juventude Masculina da Argentina, sete cordoveses (Córdoba – Argentina), três mendocinos (Mendoza) e um platense (La Plata), acompanhados pelo Pe. José Maria Iturrería, para participar na Fackllauf e no Jubileu, em Schoenstatt. Vão enviados como representantes de toda a JM Argentina e levam com eles uma Bandeira da Argentina que foi assinada pelos Jovens da JM de todos os Ramos do País. A Bandeira peregrinou pela JM do Rosário, Paraná, Chaco, Santa Fé, Mendoza, Salta, San Juan, Tucumán, Capital Federal, San Isidro, La Plata, Florencio Varela e Cordoba. É o sinal de que todos os JM argentinos querem estar presentes no Santuário Original, em 18 de Outubro.

http://www.schoenstatt.org/pt/news/2272/55/Argentinos-a-caminho-de-Roma-para-participar-no-Fackellauf-2014.htm



África do Sul junta-se ao Fackellauf 

No início de 2014, o grupo de peregrinos da Cidade do Cabo, que estará presente durante as celebrações jubilares em Schoenstatt assistiu a um curto vídeo sobre “Fackellauf” 2014 Muitos deles ficaram motivados pela idéia de que os membros da Juventude Masculina Internacional iriam correr desde o Vale de Pompeia - o lugar que impulsionou no P. Kentenich a idéia de que a pequena capela abandonada em Vallendar poderia ser uma casa para a Mãe de Deus e um lugar de graças–até Schoenstatt carregando uma tocha acesa. Esta tocha representa a "luz da fé no futuro" e é um "símbolo da nossa internacionalidade."

http://www.schoenstatt.org/pt/news/2282/55/africa-do-Sul-junta-se-ao-Fackellauf.htm



Com o rouxinol e a cotovia 

Já não faltam mais que dias, horas. Estamos a viver uma espécie de Advento, isto é, um anseio intenso de que o céu nos presenteie o orvalho de uma nova primavera inexorável. Assim, o acreditamos, desde uma esperança que trata de ser humilde e audaz. Nestes últimos dias de preparação, ouve-se repetidamente a palavra “autenticidade”. Muitos também desejaram incluir um pedido de perdão.

http://www.schoenstatt.org/pt/news/2287/55/Com-o-rouxinol-e-a-cotovia.htm



Benção da Via Sacra "Caminho Matrimonial", no Santuário de Schoenstatt de Aveiro 

A Liga das Famílias de Schoenstatt iniciou o ano de atividades com a bênção da Via Sacra "Caminho Matrimonial". Esta foi preparada espiritualmente como presente jubilar das famílias de Aveiro e Coimbra. A Via Sacra "Caminho Matrimonial" surgiu pela primeira vez na Hungria.

http://www.schoenstatt.org/pt/news/2285/55/Bencao-da-Via-Sacra-Caminho-Matrimonial-no-Santuario-de-Schoenstatt-de-Aveiro.htm



Como vivem o Jubileu os simples da minha terra 

Para os que estamos perto de um Santuário, para os que pertencem aos diferentes Ramos do Movimento, para os que cresceram,talvez, com Schoenstatt, é fácil entender e celebrar os 100 anos de graças que estamos a viver. Mas, para um peregrino do campo, para alguém que nunca visitou um Santuário ou que, apenas, conhece uma Ermida, que ecos tem este Jubileu?

http://www.schoenstatt.org/pt/news/2283/55/Como-vivem-o-Jubileu-os-simples-da-minha-terra.htm



Os loucos abrem os caminhos que depois os sábios percorreram (Carlo Dossi) 

Depois de uma semana do início da peregrinação que continuam fazendo os Noviços do Curso Ibero-americano, temos conseguido entrar em contato com o Pe. Bernardo Parra, que nos compartilhou alguns detalhes a respeito dessa “loucura de amor”.

http://www.schoenstatt.org/pt/news/2280/55/Os-loucos-abrem-os-caminhos-que-depois-os-sabios-percorreram-Carlo-Dossi.htm



30 dias para iluminar o mundo, ensombrado pela pobreza, pela fome e pela desigualdade 

Já está on-line a nova página web das “24 horas que movem o mundo” de Manos Unidas, a ação global de sensibilização solidária através da qual, a ONGD convida a participar todas as pessoas que o desejem. Desde 30 de setembro, e até ao próximo dia 30 de outubro, as pessoas poderão dar luz ao mundo entrando em 24horas.manosunidas.org e através desta página web interagir com um mapa-mundo que, por agora, aparece ensombrado pelas situações de pobreza, fome e desigualdade contra as quais luta Manos Unidas há mais de 55 anos em países de todo o mundo. O mundo pode iluminar-se não só através de uma doação para um projeto, mas com o simples facto de se mostrar interesse. E multiplica-se a luz ao difundi-lo. Comunicação é um serviço. Comunicação muda o mundo.

http://www.schoenstatt.org/pt/news/2271/55/30-dias-para-iluminar-o-mundo-ensombrado-pela-pobreza-pela-fome-e-pela-desigualdade.htm


1800 quilómetros por um mundo melhor: Brilhe a tua luz! 

"Soa isto agora talvez muito simples? Desejo mesmo que Schönstatt no segundo século não esconda a sua luz debaixo do alqueire. Pode isto ser mal interpretado?“, reflecte em alta voz Stephan Jehle. „Não que Schönstatt de algum modo goze de boa fama, mas muito simplesmente que cada um que pertence a Schönstatt saia para a rua, se mostre corajoso, não se esconda, diga o deve ser dito e se empenhe por um mundo melhor. Isto parece muito simples… Mas é isto. Em conjunto arder pela causa de Schönstatt. Por ela corremos nós todos os 1800 quilómetros. Porque o Redentor quer hoje ir pelas ruas através de mim, através de mim tocar as pessoas“. A última frase vem com plena convicção. Podia ser de Francisco. É de Kentenich. E motiva a corrida da tocha 2014. Na próxima 4.ª feira, 8 de Outubro, na audiência geral na Praça de São Pedro, o Papa Francisco vai acender a tocha que 85 rapazes ião depois, em nove dias, levar de Pompeia, passando por Roma, até Schönstatt, para o centro da celebração da vigília do 18 de Outubro, preparada pela Juventude.

http://www.schoenstatt.org/pt/news/2267/55/1800-quilometros-por-um-mundo-melhor-Brilhe-a-tua-luz.htm



Um carisma é um dom de Deus para o pôr ao serviço de outros com a gratuitidade e amor com que se recebeu 

Falando sobre os dons com os quais o Senhor edifica e faz mais fecunda a Igreja, na catequese de quarta-feira, 1 de Outubro de 2014 , o Biospo de Roma disse que, entre estes dons de Deus estão os carismas. E, explicou que “um carisma é mais que um talento ou uma qualidade pessoal. É uma graça, um dom que Deus dá por intermédio do Espírito Santo. Não porque alguém seja melhor que os outros, mas para que o ponha ao serviço dos outros com a mesma gratuitidade e amor com que se recebeu”. O Papa Francisco convidou os milhares de fiéis e peregrinos do mundo reunidos na Praça do Santuário de S. Pedro: "Pergunte-se cada um: Que carisma me deu o Senhor? Como vivo este carisma? Assumo-o com generosidade, pondo-o ao serviço de todos, ou, por acaso tenho-o descuidado ou talvez esquecido?" E, acrescentou: "Os diferentes carismas e dons com os quais o Pai cumula a Igreja são para crescer em harmonia, na fé e no Seu amor, como um só corpo, o Corpo de Cristo, onde temos necessidade uns dos outros, e onde cada dom recebido se verifica plenamente ao ser partilhado com os irmãos. Assim resplandece a beleza e a força sobrenatural da fé, para que, juntos, possamos entrar no coração do Evangelho e seguir Jesus."

http://www.schoenstatt.org/pt/news/2269/55/Um-carisma-e-um-dom-de-Deus-para-o-por-ao-servico-de-outros-com-a-gratuitidade-e-amor-com-que-se-recebeu.htm



Mais de 300 Kms caminhando pelo Centenário da Aliança de Amor 

Os Noviços do Curso Ibero-americano dos Padres de Schoenstatt partiram na sexta-feira, 2 de Outubro, com o Pe. Bernardo Parra, Mestre de Noviços, do Santuário Terruño de Ciudad del Este com destino ao Santuário de Tuparenda.

http://www.schoenstatt.org/pt/news/2268/55/Mais-de-300-Kms-caminhando-pelo-Centenario-da-Alianca-de-Amor.htm



Ela esteve presente nesta Arquidiocese muito antes que os Seus filhos schoenstatteanos 

Em 28 de Setembro passado, a Família de Schoenstatt da Arquidiocese de Mercedes-Luján teve a alegria de festejar, como Igreja local, os 100 Anos da Aliança de Amor com Maria, com uma procissão desde a Ermida da MTA pelas ruas de Mercedes, sede da Arquidiocese. A seguir, participaram na Santa Missa na Catedral-Basílica “Nuestra Señora de las Mercedes” desta cidade, concelebrada por Mons. Agustín Radrizzani e pelo Pe. Tomás Ostolaza (União dos Sacerdotes Diocesanos), Pároco de “Nuestra Señora de la Asunción” em Chacabuco.

http://www.schoenstatt.org/pt/news/2275/55/Ela-esteve-presente-nesta-Arquidiocese-muito-antes-que-os-Seus-filhos-schoenstatteanos.htm


Querer é poder 

Todos já ouvimos a famosa frase “Querer é poder”, no entanto, quantas vezes duvidámos da mesma? Eu pessoalmente, demasiadas. No dia 18 de novembro de 2013, só me faltavam dez dias de aulas e, como muitos outros “dezoitos” da minha vida subi ao nosso terreno do Monte Schoenstatt (Lo Barnechea – Santiago) para ir à missa e renovar a minha aliança com a minha querida Mater. O terreno fica literalmente num monte, e quando se está a chegar atravessa-se uma pequena ponte. Pois bem, ia no carro e só Deus sabe porquê, fixei o olhar no pequeno e decrépito cartaz que anunciava o nome da ponte, este anunciava tristemente: “La Carbonera”.

http://www.schoenstatt.org/pt/news/2274/55/Querer-e-poder.htm



Uma centena de pares de meias para Belmonte - ou talvez mais 

"Meias nos pés ou eles vão ficar molhados, dinheiro do seu bolso para o cofrinho." Quem diz estas palavras está a falar sobre o projeto "Uma centena de pares de meias para Belmonte". O fato é que, entretanto, mais de 100 pares de meias de malha - exatamente 225 pares até à data – diz da sua dimensão. Este projeto é o trabalho das Senhoras da Federação de Schoenstatt e do Movimento de Schoenstatt na diocese de Rottenburg-Stuttgart, na Alemanha.

http://www.schoenstatt.org/pt/news/2270/55/Uma-centena-de-pares-de-meias-para-Belmonte---ou-talvez-mais.htm


O incansável semeador da Aliança de Amor – Pe. Esteban Uriburu 

Nas últimas horas a caminho do Centenário e já preparando-nos para renovar, em companhia de todos os nossos irmãos schoenstatteanos do mundo e do céu, a Aliança de Amor, acreditamos que neste 12 de Outubro – tão especial – não podemos deixar de agradecer a vida, a obra, o carisma e o bem realizado pelo Pe. Esteban Uriburu, semeador incansável da Aliança de Amor com Maria.

http://www.schoenstatt.org/pt/news/2281/55/O-incansavel-semeador-da-Alianca-de-Amor-Pe-Esteban-Uriburu.htm


E dia a dia, por onde caminhavas, conquistavas um coração para a Mater: Maria del Carmen Villar Reyes 

Neste ano de celebração jubilar desejo fazer uma merecida homenagem a essa linda mulher que tantas pessoas conquistou para Schoenstatt: a nossa grande chefe do ramo de mulheres de Villa Alemana, Maria del Carmen Villar Reyes – Marujita para todos – que foi nossa guia, conselheira, irmã, mãe e grande amiga. Ela marcou-nos o caminho para Schoenstatt porque a Mater assim o queria para o nosso povo.

http://www.schoenstatt.org/pt/news/2279/55/E-dia-a-dia-por-onde-caminhavas-conquistavas-um-coracao-para-a-Mater-Maria-del-Carmen-Villar-Reyes.htm
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://mail.mchosting.eu/pipermail/kd1708-informe/attachments/20141013/e9290c97/attachment-0001.htm>
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo não-texto foi limpo...
Nome: não disponível
Tipo: image/jpeg
Tamanho: 49022 bytes
Descrição: não disponível
URL: <http://mail.mchosting.eu/pipermail/kd1708-informe/attachments/20141013/e9290c97/attachment-0001.jpeg>


Mais detalhes sobre a lista de discussão KD1708-Informe