NOTÍCIAS DE SCHOENSTATT

Notícias de Schoenstatt kd1708-informe em mail.mchosting.eu
Domingo Outubro 5 19:39:24 CEST 2014







5 de outubro de 2014





“Belmonte Na Visão De José Kentenich” 

Foi um grande desejo do Padre Kentenich que o Movimento de Schoenstatt – há 100 anos fundado num desconhecido vale lateral do Reno, na Alemanha – estivesse presente no coração da Igreja de todo o mundo, em Roma. Em 1965, representantes líderes do Movimento prometeram ao Pai e Fundador que o Movimento de Schoenstatt Internacional construiria um centro internacional de Schoenstatt em Roma. Passaram-se mais de 40 anos até que a promessa pudesse ser cumprida com a construção do Centro Internacional de Schoenstatt em Belmonte, Roma. As expectativas programáticas que vinculavam o Padre Kentenich ao SANTUÁRIO MATRI ECCLESIAE, em Belmonte, são abordadas nesse livro.

http://www.schoenstatt.org/pt/news/2259/55/Belmonte-Na-Visao-De-Jose-Kentenich.htm



Um dia de vínculos 

A peregrinação Arquidiocesana da Campanha da Mãe Peregrina ao Santuário da Mãe e Rainha do povo, realizada no dia 14 de setembro, distinguiu-se pelos vínculos demonstrados entre os peregrinos e missionários que chegaram de toda a Arquidiocese da Bahía Blana: vínculos com o Santuário com a Mãe do povo e entre a grande família de Paso Mayor; vínculos que foram realçados pelos que chegavam pela primeira vez e encontraram um ”lugar diferente”.

http://www.schoenstatt.org/pt/news/2263/55/Um-dia-de-vinculos.htm



Cem anos de caminho. Um olhar de esperança 

Na Sua projeção pastoral para o mês de outubro de 2014, o mês do jubileu da Aliança de Amor, o Diretor do Movimento de Schoenstatt em Espanha, o Padre Carlos Padilla, oferece à Família de Schoenstatt de Espanha e a todos os leitores da nossa página schoenstatt.org, um impulso importante e atual ao serviço da vida e da peregrinação jubilar. O seu ponto de partida é o presente jubilar da Família de Schoenstatt de Espanha de formar uma rede de santuários vivos, uma rede de vida, uma rede missionária. O caminho “rumo a 2014” está a chegar à sua meta. É preciso agradecer e seguir em frente com esperança.

http://www.schoenstatt.org/pt/news/2265/55/Cem-anos-de-caminho-Um-olhar-de-esperanca.htm



Rezai por mim – um momento de peregrinação sempre e especialmente agora 

"Jorge Milia, jornalista e aluno de Jorge Mario Bergoglio no tempo em que este dava aulas de Literatura e Psicologia em Santa Fé, colocou a expressão «Rezai por mim» na sua lista de «bergoglianismos» com a justificação: «Por causa da força com que o pedia conquistou para si o direito ao Copyright». Conta como um declarado ateísta uma vez lhe contou que o repetido pedido do Papa Francisco para rezar por ele, o deixava tão confuso que ele, porque como Homem o admirava, por fim o quis fazer, sem no entanto acreditar minimamente que isso tivesse algum efeito. Rebuscou então as orações da sua infância há muito esquecidas e rezou por ele. E não conseguia simplesmente explicar como lhe tinha feito tanto bem que queria mesmo continuar. Jorge Milia: «Creio que este pedido repetido tem o mesmo efeito da gota de água que cai na pedra dura. Creio que é isso que acontece com a oração que Francisco pede a todos. Um amigo meu que também se chama Francisco, disse-me: ‘Se depois de ter convencido um montão de argentinos descrentes a rezar por ele, acontece o que agora estamos a viver – o que acontecerá se pede o mesmo a 1.200.000.000 de pecadores?’». Entre os 700 peregrinos da peregrinação de Freiburg que no último sábado escutaram a homilia do pároco Treutlein, uma senhora da paróquia de Sankt Augustin, em Bonn, ficou muito especialmente admirada com estas palavras, que lhe pareceram mesmo muito conhecidas. Que artigos de schoenstatt.org sirvam como material para uma homilia, não é necessariamente motivo para notícia. Só que este era «o seu» artigo, o artigo de schoenstatt.org há umas semanas atrás, onde se tornou conhecida a sua iniciativa do Prayerrally pelo Papa Francisco.

http://www.schoenstatt.org/pt/news/2260/55/Rezai-por-mim-um-momento-de-peregrinacao-sempre-e-especialmente-agora.htm



Com o Santuário sobre rodas, através dos Alpes e até Roma 

Foi há vários anos, num dia tão descontraído com cansativo, na Conferência 2014. Num dos grupos de trabalho de língua alemã, à pergunta dos moderadores sobre a preparação concreta para o Jubileu, a fantasia começou a passear na sala, disseram­‑se coisas loucas, riu­‑se muito, e ao plenário completamente espantado, àquele dos grupos de língua alemã que até aí mais se tinha feito notar pelos problemas de consciência e pela seriedade, foi apresentado o projecto «Volta de promoção com a estátua do Padre Kentenich sobre rodas, através do Alpes e regresso». Alguns que na intensiva discussão precisavam de tradução simultânea olhavam à volta com ar interrogativo e o riso, dependente da língua, não era simultâneo... Alberto Busch, do Instituto das Famílias de Schönstatt, não esteve presente na Conferência 2014, mas na verdade desde o dia 1 de Outubro ele está a caminho de Roma, através dos Alpes – com um Santuário sobre rodas! Na manhã de 1 de Outubro o veículo e o condutor foram abençoados depois da Missa no Santuário Original pelo P. Dr. Peter Wolf, e enviados para a viagem – para contribuições – e para uma volta de promoção para o Santuário de todos nós em Roma e pela visão do Padre Kentenich de uma Igreja peregrina. Quem portanto nos próximos dias se cruzar na autoestrada com um Santuário sobre rodas, tenha a certeza que não está a sonhar.

http://www.schoenstatt.org/pt/news/2266/55/Com-o-Santuario-sobre-rodas-atraves-dos-Alpes-e-ate-Roma.htm



No próximo 18 de Outubro vamos exigir a victória 

Quando o Pe. Alex Menningen, com sorriso triunfal, levou o manuscrito do seu livro, sobre José Engling, ao Fundador, este perguntou-lhe: “O que é para ti o fundamental do nosso primeiro herói?” Como costumava fazer em algumas ocasiões, o Pe. Alex engoliu saliva primeiro e respondeu:”A fidelidade”. José Kentenich assentiu com a cabeça e clarificou a sua ideia, deste modo: Compreendeste bem a alma do José. Posso acrescentar que para mim, constatar o amor em alguém, não me impressiona. Vi tantos amores que se esvaziam ou empalidecem acabando em nada, ou em quase nada. Só me impressiona a fidelidade, os amores que foram temperados pelo tempo, a luta e a noite. E explicou-lhe que essa era a prova do caracter sobrenatural do amor. Atracção, simpatia, camaradagem, entusiasmo, podem ser indícios, mas não substâncias.

http://www.schoenstatt.org/pt/news/2264/55/No-proximo-18-de-Outubro-vamos-exigir-a-victoria.htm



Por todo o lado em Schoenstatt, a caminho pelo Papa Francisco 

Depois da minha maravilhosa experiência com Schoenstatt neste último mês, quis passar ali em Setembro, 9 dias de férias; note­‑se bem: FÉRIAS. Pouco antes da minha partida tive, por precaução, a ideia de imprimir rapidamente ainda em diferentes línguas a página Web da campanha de oração pelo Papa Francisco, chamada «Prayerrally», bem como uma lista com o título «Eu rezo diariamente pelo Papa Francisco e pela sua missão» - para as pessoas que não dispusessem de internet e que aí, com a sua assinatura, quisessem testemunhar que querem cumprir o seu pedido: «Rezai por mim».

http://www.schoenstatt.org/pt/news/2262/55/Por-todo-o-lado-em-Schoenstatt-a-caminho-pelo-Papa-Francisco.htm



Não aos cristãos vaidosos, são como uma bola de sabão 

Todos dentro da Igreja, e muitos fora dela, fiéis ou não, têm recebido suas palavras claras e cheias de esperança, muito motivadoras, para assumir a responsabilidade que temos para construir um mundo conforme a vontade de Deus, na força do Espírito e no caminho de Cristo. Cardeais e bispos, sacerdotes, religiosos e religiosas, noviços e seminaristas, famílias, jovens e idosos, comunidades e instituições têm recebido a proposta de sair “às ruas”, de levar não uma esperança utópica, mas concretizada em atos, em projetos evangelizadores de vida do ser humano, esteja onde estiver; mesmo que na “periferia”, com todos os riscos e perigos envolvidos. Prefiro uma igreja acidentada porque sai a servir, do que uma Igreja enferma por fechar-se em si mesma, ele nos repete constantemente. Testemunho de tudo isso está disponível em Schoenstatt.org onde, semana a semana, são apresentados textos que nos impulsionam em nossa própria peregrinação rumo ao jubileu de 2014. Sem dúvida, uma vez que somos Igreja, essas palavras também são dirigidas a todos nós. Como se alegria o Fundador com esse impulso missionário que nos é presenteado a partir do próprio coração da Igreja! (P. José María García)

http://www.schoenstatt.org/pt/news/2258/55/Nao-aos-cristaos-vaidosos-sao-como-uma-bola-de-sabao.htm



Contemplar, sair, fazer escola: as três palavras de Francisco aos Focolares 

Contemplar sair, fazer escola. Foram as três indicações que, no dia 26 de Setembro, o Papa Francisco deu ao Movimento dos Focolares, cuja Assembleia Geral teve lugar, por estes dias, na sua Sede Internacional, em Castelgandolfo, perto de Roma.

http://www.schoenstatt.org/pt/news/2261/55/Contemplar-sair-fazer-escola-as-tres-palavras-de-Francisco-aos-Focolares.htm
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://mail.mchosting.eu/pipermail/kd1708-informe/attachments/20141005/939e15d5/attachment-0001.htm>
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo não-texto foi limpo...
Nome: não disponível
Tipo: image/jpeg
Tamanho: 49022 bytes
Descrição: não disponível
URL: <http://mail.mchosting.eu/pipermail/kd1708-informe/attachments/20141005/939e15d5/attachment-0001.jpeg>


Mais detalhes sobre a lista de discussão KD1708-Informe