NOTÍCIAS DE SCHOENSTATT

Notícias de Schoenstatt kd1708-informe em mail.mchosting.eu
Segunda Novembro 24 19:11:01 CET 2014







24 de novembro de 2014





A família, atacado directamente ou atacado de facto. Pode ser que me engane. Os historiadores da Igreja saberão dizer-nos, mas que a família está a ser atingida, que se atinge a família…, pode-se chamar família a tudo, não. Quanta família ferida, quanto casamento desfeito, quanto relativismo na concepção do sacramento do matrimónio. Quer seja do ponto de vista sociológico, quer do ponto de vista dos valores humanos, como do ponto de vista do sacramento católico, do sacramento cristão, de uma crise de família. Crises porque a atacam por todos os lados e fica muito ferida.

Francisco a Schoenstatt



“Nós rezamos aqui pelo P. Francisco Pistilli, o novo Bispo de Encarnación“ 

Quando, no último sábado, a chefia da redacção de schoenstatt.org felicitou o Padre Francisco Pistilli em nome de toda a equipa pela sua nomeação para Bispo de Encarnación no Paraguay e lhe prometeu orações, ele respondeu de imediato: “Um Obrigado do coração a todos vós. E, por favor, levem­‑me convosco ao Santuário.“ “Levem­‑me convosco ao Santuário“ – com certeza que muitos já o fizeram e vão continuar a fazê­‑lo e alguns manifestaram­‑no publicamente em schoenstatt.org como expressão de viva solidariedade na Aliança de Amor. No Santuário de todos nós, em Roma, o Pfr. Frantisek logo depois da leitura da notícia pôs mãos à obra e levou o Padre Francisco Pistilli para o Santuário – e quem a partir do último domingo entra no Santuário, para a santa Missa, para o Terço, para a adoração ou para oração pessoal, quase não pode fazer outra coisa senão rezar pelo novo Bispo...

http://www.schoenstatt.org/pt/news/2358/55/Nos-rezamos-aqui-pelo-P-Francisco-Pistilli-o-novo-Bispo-de-Encarnacion.htm



Projecto Jubilar “Schoenstatt France” 

Durante o Jubileu, em Schoenstatt e, exactamente, na tarde de 18 de Outubro de 2014, a seguir à Renovação da Aliança, nasceu um Projecto Jubilar inspirado na ousadia dos primeiros Congregados: “conquistar” França para e com a MTA e Schoenstatt. Esta iniciativa surge da vontade dos franceses que, vivem em França e em Espanha, atendendo ao anseio de continuar a desenvolver uma Comunidade de Schoenstatt, cujas raízes se alimentam nas gerações precedentes de schoenstatteanos, em França, e no Santuário da Unidade de Cambrai. A primeira iniciativa concreta foi criar uma página Facebook “Schoenstatt France” que, já tem mais de 500 seguidores de todo o mundo e, continua a crescer diariamente.

http://www.schoenstatt.org/pt/news/2349/55/Projecto-Jubilar-Schoenstatt-France.htm



Estamos aqui, no mundo inteiro, para o HOJE 

Terminaram as celebrações jubilares de Schoenstatt; humildemente, gostaria de trazer para schoenstatt.org algumas reflexões que podem ser úteis para uma reflexão comum. Claro que é uma tentativa incompleta. São apenas alguns pontos de vista. Vou me referir apenas ao que vivi em Schoenstatt e em Roma, como peregrino e guia de 40 peregrinos do Texas, de Miami e de Washington.

http://www.schoenstatt.org/pt/news/2357/55/Estamos-aqui-no-mundo-inteiro-para-o-HOJE.htm



Que pode aprender um cristão com a “sandwich de queijo e presunto”? 

O Papa Francisco fez rir um grupo de jovens reunidos no Vaticano ao recorrer a uma metáfora do humorista argentino Luís Landriscina sobre a “sandwich de queijo e presunto” para animar os jovens cristãos a comprometerem-se na recuperação da dignidade das pessoas.

http://www.schoenstatt.org/pt/news/2356/55/Que-pode-aprender-um-cristao-com-a-sandwich-de-queijo-e-presunto.htm



O quarto checo em Roma, ou: Quando todo um Movimento de Schoenstatt se inflama por Belmonte… 

Austrália, Suíça, Alemanha, República Checa: se se tratasse da Taça do Mundo de futebol, estes quatro haviam de estar na meia-final. Ou nas Olimpíadas no pódio, com medalhas e cerimónia protocolar para os vencedores. Seguidos de perto pelas Filipinas, Burundi, e México, deixando os outros muito tristes… Austrália, Suíça, Alemanha e República Checa: estes quatro países têm o seu quarto no Centro Internacional de Schoenstatt em Roma, Belmonte, já completamente financiado. A Austrália e a República Checa estão neste momento a considerar a sua configuração com a Cruz típica do seu país, a imagem da MTA de Schoenstatt e ainda outro símbolo. Para os peregrinos da República Checa que no sábado, depois da audiência do Jubileu com o Papa Francisco, vieram a Belmonte, houve apenas uma gota de amargura: não poderem visitar o «seu» quarto. E quem ouve a sua história também percebe porquê.

http://www.schoenstatt.org/pt/news/2348/55/O-quarto-checo-em-Roma-ou-Quando-todo-um-Movimento-de-Schoenstatt-se-inflama-por-Belmonte.htm


Crônica de um dia perfeito 

Como todos os outros destes últimos 16 anos, os jovens chegaram bem cedo para organizar o início da caminhada. Desta vez com mais recursos, mas também com muito mais esforço. Uma expectativa superada em número de peregrinos se somou ao desafio de caminhar o dobro do trajeto usual para essa jornada inesquecível. No final do caminho, o fruto sonhado durante longos anos nos esperava... o terreno para a Mãe! Finalmente, o Trono de nossa Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt será construído em San Luís, para a maior glória de Deus e da Santíssima Trindade. 

http://www.schoenstatt.org/pt/news/2345/55/Cronica-de-um-dia-perfeito.htm



Em Aliança, saiamos ao encontro 

Há um mês estávamos a celebrar o centenário da Aliança de Amor e da fundação de Schoenstatt. Fizemo-lo com uma imensa alegria em cada uma das nossas comunidades diocesanas da Argentina: celebrámos nos Santuários, nas ermidas, nas Catedrais e nas paróquias. Celebrámos e agradecemos porque há 100 anos Deus quis manifestar-se uma vez mais na nossa história, abrindo uma nova fonte de graças para o nosso tempo no Santuário de Schoenstatt; celebrámos e agradecemos pelos 100 anos do Movimento de Schoenstatt, um caminho espiritual na Igreja onde a Virgem Santíssima ofereceu renovação na fé e no amor cristão a milhares e milhares de homens e mulheres.

http://www.schoenstatt.org/pt/news/2351/55/Em-Alianca-saiamos-ao-encontro.htm



Duas chaves para aprofundar o encontro com Francisco 

O encontro da Família de Schoenstatt com o Santo Padre ofereceu-nos mais, muito mais, do que uma sequência de perguntas e respostas. Creio que todos podemos afirmar que vivemos uma hora de aliança. Não só porque o jubileu foi o grande marco que enquadrou esse momento, mas porque todo o encontro foi concebido a partir da dinâmica interior do nada sem ti, nada sem mim.

http://www.schoenstatt.org/pt/news/2354/55/Duas-chaves-para-aprofundar-o-encontro-com-Francisco.htm



Como foi celebrado o 18 de outubro de 2014, em Perth, Mt Richon, Austrália Ocidental 

Celebrando o Centenário do Jubileu em mais de 200 santuários em todo o mundo, a Família de Schoenstatt em Mt Richon-Armadale, assinalou este marco histórico com uma celebração especial no domingo, 19 de Outubro, com uma multidão de mais de 600 pessoas.

http://www.schoenstatt.org/pt/news/2350/55/Como-foi-celebrado-o-18-de-outubro-de-2014-em-Perth-Mt-Richon-Australia-Ocidental.htm



Santidade - o convite a partilhar a alegria do Senhor 

O Papa Francisco dedicou a sua catequese da Audiência Geral desta quarta-feira à reflexão sobre o chamamento universal à santidade, lembrou que “todos podemos ser santos!” e, explicou as chaves para viver isto na vida de todos os dias. Numa manhã cheia de sol, em Roma, o Santo Padre lembrou que “um dom do Concílio Vaticano II é o ter recuperado uma visão decisiva da Igreja assente na comunhão e, ter entendido, de novo, o princípio da autoridade e da hierarquia nessa perspectiva”. Graças a este facto, percebe-se melhor “que todos os cristãos, como baptizados, têm uma igual dignidade perante o Senhor e, une-os a mesma vocação que é, a da santidade”. O chamamento à santidade, no entanto, não é um chamamento a algo triste mas, o chamamento a partilhar a ALEGRIA do Senhor.

http://www.schoenstatt.org/pt/news/2355/55/Santidade---o-convite-a-partilhar-a-alegria-do-Senhor.htm



“Em todos estes anos fui testemunha de como Deus através de Nossa Senhora operou no vosso coração” 

Ao fim de mais de dez anos de fundar e fortalecer o Movimento de Schoenstatt em Itália, o Pe. Ludovico Tedeschi despede-se, por estas semanas, para voltar à Argentina. Sucede-lhe, no cargo, o Pe. Juan José (Giovanni) Riba, que, já há algum tempo, trabalha em Itália, com alguns Padres de Schoenstatt Argentinos e Paraguaios que, têm a seu cargo, a Paróquia de Santi Patroni, em Trastevere, Roma e diversas tarefas na Igreja e no Movimento de Itália. Na sua carta de Aliança de 18 de Novembro, o Pe. Ludovico recorda, à luz do Jubileu e, especialmente do Envio do Santo Padre Francisco, que tudo depende da Aliança de Amor e, agradece a todos os que se abriram a esta Aliança e, hoje, formam parte da história viva de Schoenstatt, em Itália.

http://www.schoenstatt.org/pt/news/2353/55/Em-todos-estes-anos-fui-testemunha-de-como-Deus-atraves-de-Nossa-Senhora-operou-no-vosso-coracao.htm



A tentação do micro-clima eclesiástico 

Todos dentro da Igreja, e muitos fora dela, fiéis ou não, têm recebido suas palavras claras e cheias de esperança, muito motivadoras, para assumir a responsabilidade que temos para construir um mundo conforme a vontade de Deus, na força do Espírito e no caminho de Cristo. Cardeais e bispos, sacerdotes, religiosos e religiosas, noviços e seminaristas, famílias, jovens e idosos, comunidades e instituições têm recebido a proposta de sair “às ruas”, de levar não uma esperança utópica, mas concretizada em atos, em projetos evangelizadores de vida do ser humano, esteja onde estiver; mesmo que na “periferia”, com todos os riscos e perigos envolvidos. Prefiro uma igreja acidentada porque sai a servir, do que uma Igreja enferma por fechar-se em si mesma, ele nos repete constantemente. Testemunho de tudo isso está disponível em schoenstatt.org onde, semana a semana, são apresentados textos que nos impulsionam em nossa própria peregrinação rumo ao jubileu de 2014. Sem dúvida, uma vez que somos Igreja, essas palavras também são dirigidas a todos nós. Como se alegria o Fundador com esse impulso missionário que nos é presenteado a partir do próprio coração da Igreja! (P. José María García)

http://www.schoenstatt.org/pt/news/2347/55/A-tentacao-do-micro-clima-eclesiastico.htm



O Kiwi Peregrino 

Quem poderia imaginar que um barato brinquedo kiwi se tornaria um símbolo tão importante para a delegação da Nova Zelândia, presente no Jubileu de Schoenstatt e em Roma? O kiwi, é claro, é o pássaro nacional da Nova Zelândia.

http://www.schoenstatt.org/pt/news/2346/55/O-Kiwi-Peregrino.htm



O Papa Francisco sorteia seus presentes para ajudar os pobres 

"Não te esqueças dos pobres” é frase do Cardeal Claudio Hummes, de inspiração bíblica, que ele falou aos ouvidos de Jorge Mario Bergoglio, em 13 de março de 2013, depois do conclave. Umas palavras simples que, ainda hoje, ressoam na mente do Papa Francisco como um sussurro providencial da missão do 266o Sucessor de Pedro e que se traduzem em atos concretos. Atualmente, o Bispo de Roma pensa nos pobres de sua própria casa. O jornal da Cidade Eterna – Il Messagero (O Mensageiro), alguns dias atrás, publicou que se está organizando um sorteio de ‘caridade’ dos presentes que o Papa Francisco recebeu durante seus 21 anos de pontificado.

http://www.schoenstatt.org/pt/news/2352/55/O-Papa-Francisco-sorteia-seus-presentes-para-ajudar-os-pobres.htm



Jesus não pede que conservemos a sua graça numa caixa forte 

“O buraco escavado no terreno pelo “servo mau e preguiçoso” indica o medo do risco que bloqueia a criatividade e a fecundidade do amor. Jesus não nos pede que conservemos a sua graça numa caixa forte, mas quer que a usemos para proveito dos outros”, sublinhou o Santo Padre Francisco antes da recitação do Ângelus de 16 de novembro. “É como se Ele nos dissesse:«Aqui tens a minha misericórdia, a minha ternura, o meu perdão: toma-os e usa-os abundantemente»", afirmou o Papa. “E nós que fizemos com eles? A quem contagiámos com a nossa fé? A quantas pessoas animámos com a nossa esperança? Quanto amor partilhámos com o nosso próximo? São perguntas que nos fará bem fazermos”, recomendou.

http://www.schoenstatt.org/pt/news/2344/55/Jesus-nao-pede-que-conservemos-a-sua-graca-numa-caixa-forte.htm



-----
Se certificó que el correo no contiene virus.
Comprobada por AVG - www.avg.es
Versión: 2015.0.5577 / Base de datos de virus: 4223/8621 - Fecha de la versión: 24/11/2014
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://mail.mchosting.eu/pipermail/kd1708-informe/attachments/20141124/3e80e82e/attachment-0001.htm>
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo não-texto foi limpo...
Nome: não disponível
Tipo: image/jpeg
Tamanho: 49022 bytes
Descrição: não disponível
URL: <http://mail.mchosting.eu/pipermail/kd1708-informe/attachments/20141124/3e80e82e/attachment-0001.jpeg>


Mais detalhes sobre a lista de discussão KD1708-Informe