NOTÍCIAS DE SCHOENSTATT

www.schoenstatt.org - Boletim semanal do Schoenstatt Internacional kd1591-informe em mail.mchosting.eu
Domingo Abril 28 16:19:49 CEST 2013







28 de abril de 2013





Festival Mariano na JMJ 2013 

Na certeza da missão de Maria para a atualidade, a Juventude de Schoenstatt sugeriu uma tarde mariana durante a Jornada Mundial da Juventude Rio 2013. O evento oficial da JMJ, na Catedral Metropolitana de São Sebastião, do Rio de Janeiro, dia 24 de julho, a tarde, conta com a participação de outros grupos, associações, enfim, com todos os irmãos que amam a Mãe de Deus.

http://www.schoenstatt.org/pt/news/1458/55/Festival-Mariano-na-JMJ-2013.htm



Jornada Nacional de Representantes da Campanha da Mãe Peregrina 2013 

Nos dias 20 e 21 de abril deste ano, realizou-se em Novo Schoenstatt, Florencio Varela, a Jornada Nacional de Representantes 2013.

http://www.schoenstatt.org/pt/news/1457/55/Jornada-Nacional-de-Representantes-da-Campanha-da-Mae-Peregrina-2013.htm



“Entendi a origem, e desde então a minha entrega foi total” 

No primeiro fim-de-semana de março, 60 jovens de distintos pontos do país juntaram-se junto ao Santuário de Tupãrenda, para partilhar a experiência do Primeiro Retiro Jovem destinado aos membros da Pastoral Juvenil da Campanha do Terço.

http://www.schoenstatt.org/pt/news/1452/55/Entendi-a-origem-e-desde-entao-a-minha-entrega-foi-total.htm



18 de abril – a Aliança de Amor chega à Finlândia 

Assim como em cada dia 18, o passado 18 de abril reuniu os membros da Família de Schoenstatt em torno do Santuário Original: um grupo de mais de 20 Irmãs de Maria da Polônia, visitantes do México, Argentina, Equador e a alegre visita de um grupo da Finlândia. Dois dos peregrinos finlandeses selaram a Aliança de Amor no Santuário Original.

http://www.schoenstatt.org/pt/news/1456/55/18-de-abril-a-Alianca-de-Amor-chega-a-Finlandia.htm



Schoenstatt é missão – três vídeos para o ano da corrente missionária e mais além 

O ano da corrente missionária, terceiro ano do triénio de preparação para o Jubileu da Aliança de Amor, 18 de outubro de 2014, recebeu um impulso forte graças ao Santo Padre Francisco, que chama a Igreja e dentro dela, Schoentatt, a sair às ruas, a não se fechar em si mesma, a ir às periferias da sociedade e da fé para dar testemunho – em ações, em gestos, em palavras, em projetos – da Boa Nova. A Igreja e os cristãos não devem dormir num mundo vivo, em movimento, disse o Padre Kentenich pouco depois do Vaticano II. “A vida dos cristãos adormecidos é uma vida triste, não é uma vida feliz. O cristão deve ser feliz, a alegria de Jesus, na atualidade, é importante não se fechar em si mesmo, enterrando o próprio talento, as próprias riquezas espirituais, intelectuais, materiais, tudo o que o Senhor nos deu, mas sim abrirem-se, serem solidários, estarem atentos ao outro”. Numa palavra: ser missionário. Na página SchoenstattVivo, já há algumas semanas que estão disponíveis três vídeos excelentes que animam e ajudam a ser (mais) missionário…

http://www.schoenstatt.org/pt/news/1453/55/Schoenstatt-e-missao-tres-videos-para-o-ano-da-corrente-missionaria-e-mais-alem.htm



Deliciosos bolinhos por um bom propósito 

Com o lema “Deliciosos bolinhos por um bom propósito”, novamente neste ano os alunos da escola primária de Stupferich, em conjunto com os seus professores, pais e avós, elaboraram com esmero bolinhos e peças de artesanato para apoiar, com o que ganharam com a sua venda, um projeto de ajuda social. Quando se apresentou a pergunta sobre a eleição do projeto a apoiar, decidiram-se rapidamente pelas bolsas de estudo escolares da Fundação Dequení, do Paraguai, que tem a finalidade de proporcionar os meios necessários para tornar possível a educação das crianças e adolescentes que vivem em condições de grande pobreza.

http://www.schoenstatt.org/pt/news/1454/55/Deliciosos-bolinhos-por-um-bom-proposito.htm



No Primeiro Santuário Filial de Nueva Helvecia 

Na Semana Santa, vários membros da Juventude Masculina e Feminina de Schoenstatt missionaram em Nueva Helvecia, pequena cidade do departamento Colónia onde, em 1943, se inaugurou o primeiro Santuário filial do mundo.

http://www.schoenstatt.org/pt/news/1444/55/No-Primeiro-Santuario-Filial-de-Nueva-Helvecia.htm



Bênção da capela reformada da Casa Regina 

O dia 13 de abril, sábado, foi um dia de festa para o Instituto Nossa Senhora de Schoenstatt: não apenas porque se festejavam as bodas de ouro de seu Instituto, mas também porque aconteceu a bênção da capela cuja reforma esteve a cargo da artista chilena, residente na Alemanha, María Jesús Ortiz Lizarralde de Fernández.

http://www.schoenstatt.org/pt/news/1445/55/Bencao-da-capela-reformada-da-Casa-Regina.htm



Uma Igreja que sai, missionária e solidária 

O Papa Francisco continua a surpreender-nos, alegrando e ensinando com cada gesto com cada palavra. A sua mensagem, simples e clara, é profundamente evangélica, sábia e oportuna. Há uns dias uma mulher dizia-me que a mensagem do Papa interpela-a a uma mudança; um rapaz dizia-me que se sente de novo “parte” da Igreja e que sente uma alegria pela Igreja que há algum tempo não tinha. Hoje li a mensagem que o Papa enviou aos bispos da Argentina reunidos em assembleia plenária. Dizia-lhes: “Que toda a pastoral seja uma chave missionária. Devemos sair de nós próprios para todas as periferias existenciais (…). Uma Igreja que não sai, mais tarde ou mais cedo, adoece na atmosfera viciada da sua reclusão. É verdade também que a uma Igreja que sai pode acontecer-lhe o mesmo que a qualquer pessoa que sai à rua: ter um acidente. Perante esta alternativa, quero dizer-lhes francamente que prefiro mil vezes uma Igreja acidentada que uma Igreja doente. A doença típica da Igreja fechada é a auto referência; olhar para si própria, estar curvada sobre si mesma como aquela mulher do Evangelho. É uma espécie de narcisismo que nos conduz ao mundanismo espiritual e ao clericalismo sofisticado, impedindo-nos de experimentar “a doce e reconfortante alegria de evangelizar.”

http://www.schoenstatt.org/pt/news/1450/55/Uma-Igreja-que-sai-missionaria-e-solidaria.htm



Protagonistas da realidade nacional 

A JQM (Juventude que move) Paraguai iniciou com vários projetos este ano, os mais recentes estão ligados à formação de jovens líderes que sejam verdadeiros protagonistas da realidade nacional sobretudo nas próximas eleições presidenciais que viverá o Paraguai no próximo 21 de abril, destacam-se dois projetos para este quarto mês: Eleições limpas, Escola de Liderança Juvenil.

http://www.schoenstatt.org/pt/news/1449/55/Protagonistas-da-realidade-nacional.htm



Fundada em 1983 pelo Pe. Hernán Alessandri: María Ayuda completa 30 anos trabalhando pela recuperação e prevenção do maltrato infantil 

A Corporação acolhe 1.700 crianças – meninos e meninas – em 9 regiões do Chile, já com expansão na Espanha, Burundi e Peru.  A Corporação María Ayuda de Beneficência completa 30 anos dedicados a sanar e prevenir o maltrato infantil no Chile.  Atualmente, conta com 21 programas sociais em 9 regiões em todo o Chile, onde recolhe meninos, meninas e suas famílias.  No dia 12 de abril, iniciou-se a celebração das três décadas da obra, com uma grande missa no Santuário de Schoenstatt da Florida.

http://www.schoenstatt.org/pt/news/1446/55/Fundada-em-1983-pelo-Pe-Hernan-Alessandri-Maria-Ayuda-completa-30-anos-trabalhando-pela-recuperacao-e-prevencao-do-maltrato-infantil.htm



O Papa, uma estrela e uma Rainha que não cessa de ir ao encontro dos filhos 

Volvidas apenas doze horas de sua eleição pontifical, Francisco rezou na Basílica de Santa Maria Maior e ofereceu a Nossa Senhora um ramo de flores. Foi um grande desejo dele efetuar essa visita à Santíssima Virgem; a relação singular do Santo Padre com Maria Santíssima torna-se, uma vez mais, evidente quando se mira o novo brasão papal: sob o fundo azul, encontram-se dispostos três símbolos: o selo da Companhia de Jesus, uma flor de nardo, simbolizando São José, o Padroeiro da Igreja, e uma estrela de oito pontas, simbolizando Maria Santíssima.

http://www.schoenstatt.org/pt/news/1443/55/O-Papa-uma-estrela-e-uma-Rainha-que-nao-cessa-de-ir-ao-encontro-dos-filhos.htm



Rumo a 2014 – em aliança com a Juventude que se movimenta, Tucumán 

JQM (Juventud que se mueve – juventude que se movimenta) é um grupo integrado por jovens pertencentes ao Movimento Apostólico de Schoenstatt na cidade de Tucumán/Argentina, totalmente apartidário e independente, que surgiu no ano de 2008, como resposta à realidade social do país.

http://www.schoenstatt.org/pt/news/1451/55/Rumo-a-2014-em-alianca-com-a-Juventude-que-se-movimenta-Tucuman.htm



Forjando o ideal do homem 

Em dezembro do ano passado, foi oficializada a fundação do Ramo dos Homens, no Paraguai.  Nasceu um novo ramo, com estrutura bem formada, da qual participam jovens profissionais entre 27 e 35 anos, anteriormente conhecido (o ramo) como “sênior” ou extensão da Juventude Masculina universitária.  O assessor do Ramo é o Pe. Martín Gómez.  Para saber mais a respeito, entrevistamos o Dirigente de Ramo, Pablo Prat, que nos responde perguntas-chaves para conhecê-los.

http://www.schoenstatt.org/pt/news/1448/55/Forjando-o-ideal-do-homem.htm



Este Santuário é meu, mas me querem tirá-lo 

Já se passaram dois meses.  Chegou para nós a carta do Pe. Heinrich Walter (datada de 2 de fevereiro), com a notícia de que os Padres Pallottinos haviam colocado fim às conversações sobre a compra do Santuário Original e haviam arrendado a terceiros a “Casa Antiga”, que se imaginava que estivesse ligada ao Santuário.  Foi como receber um balde de água gelada.  Estávamos felizes com as notícias das várias cerimônias, Alianças, Missas vespertinas... era maravilhoso... e agora, essa notícia!  Somos um Família tão grande, presente nos cinco continentes, nos preparávamos para o Jubileu... podemos imaginar a quantidade de mensagens que o padre recebeu de todos os cantos.  Não sei por que me lembrei de uma canção chilota que diz: “As costelas são minhas, mas querem tirá-las de mim...” e repetia para eu mesma: “Este Santuário é meu, mas me querem tirá-lo”, planejando uma avalanche de mensagens para os Padres Pallottinos, enviadas de todas as partes do mundo, pelo correio eletrônico.

http://www.schoenstatt.org/pt/news/1447/55/Este-Santuario-e-meu-mas-me-querem-tira-lo.htm



Não foi necessário esperar pelas graças, no ano da corrente missionária 

Sábado, 13 de abril: quatro casais da Obra das Famílias de Resistência, capital da província de Chaco, ao norte argentino, partiram para missionar rumo à província vizinha de Formosa, limítrofe com o Paraguai. A Mãe quer começar ali o Ramo das Famílias. Esperava-se a participação de cinco a sete casais. Porém, grande foi a surpresa ao encontrarem quatorze casais com seus filhos, ansiosos por conhecer e viver Schoenstatt.

http://www.schoenstatt.org/pt/news/1455/55/Nao-foi-necessario-esperar-pelas-gracas-no-ano-da-corrente-missionaria.htm
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://mail.mchosting.eu/pipermail/kd1708-informe/attachments/20130428/43565e69/attachment-0002.htm>
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo não-texto foi limpo...
Nome: não disponível
Tipo: image/jpeg
Tamanho: 49022 bytes
Descrição: não disponível
URL: <http://mail.mchosting.eu/pipermail/kd1708-informe/attachments/20130428/43565e69/attachment-0002.jpeg>


Mais detalhes sobre a lista de discussão KD1591-Informe