[Informe] Saudações da Aliança – Janeiro de 2011

www.schoenstatt.de - Boletim semanal do Escrit www.schoenstatt.de - Boletim semanal do Escrit
Segunda Janeiro 24 20:39:34 CET 2011

*Saudações da Aliança – Janeiro de 2011*

Saudações do Santuário Original, neste primeiro dia 18 do ano! E neste
dia 18 podemos, com toda a certeza, afirmar:apenas 465 Dias da Aliança
nos separam do grande Dia da Aliança: 18 de outubro de 2014. Tal como
cada dia 18, este 18 janeiro teve seu encanto e sua graça singular. Em
nosso peregrinar rumo à grande festa de graças que é o centenário da
Aliança de Amor, prosseguimos com toda a firmeza, sabendo que no mundo
inteiro caminhamos em conjunto, apoiados pelas mesmas graças, rezando a
mesma oração de peregrinação, inspirados pelo mesmo anelo: chegar ao
Santuário Original, para aí, em união com o nosso Pai Fundador,
renovarmos a Aliança de Amor, em sua força plasmadora missionária,
vinculada e interconectada internacionalmente.

Neste primeiro ano de intensa preparação rumo a 2014, vivemos e
celebramos *o Ano da Corrente do Pai*. As correntes de vida não são
programas nem dossiês de estudo, atos e jornadas. Tampouco são algumas
intenções em uma Família local ou um par de anseios. As correntes
arrastam, provocam alegria, fazem os olhos rutilar, suscitam compromisso
ou audácia, levando alguém a lançar-se à água sem a ínfima hesitação...
Nestes dias derradeiros, os jornais, não somente da Alemanha, senão
outrossim de muitos demais países, têm vindo a publicar incessantemente
reportagens acerca de inundações eaumento do nível das águas de rios e
de arroios na região de Coblença, Alemanha. Schoenstatt não foi atingido
por essa onda de enchentes; porém, o nível da água dos três arroios que
normalmente fluem murmurando tranquilamente pelo nosso lugar de graças
subiu duas ou três vezes mais que o habitual. O efeito provocado por
isso pode ser visto e escutado em forma de grande estrondo: remoinhos e
uma torrente forte que tudo arrasta de uma só levada. Uma antecipação
simbólica do que podemos esperar destes anos do triênio?

Um tanto de água converte alguns arroios em fortes torrentes... Basta
outrossimum tanto mais de anelo pelo Pai, um tanto de carinho por ele,
alguns testemunhos, fotos, vínculos, estátuas, rincões a ele dedicados,
pedidos de orações e um maior número de filhos e filhas espirituais que
fazem seus o carisma e a missão do Pai para que, o que hoje é um
arroio,venhaa transformar-seem um rio ouem vasto oceano que nos levará
até os confins do mundo, com as mensagens e graças de Schoenstatt,
inspirando-nos a peregrinar com alegria e vigor crescente rumo à grande
festa da Aliança! /“//A cada passo da nossa peregrinação, nós te
pedimos: acende em nós o fogo do amor a Ti, à Família e ao Padre
Kentenich”/.

Um tanto deste fogo pode ser hoje sentido – apesar do frio e da
obscuridade típica deste janeiro em terras germânicas – ao redor do
Santuário Original, onde, como sempre ocorre, o dia 18 teve início com a
celebração da Santa Missa no Santuário Original (o vídeo já se encontra
à disposição de todos em www.schoenstatt-tv.de
<http://www.schoenstatt-tv.de>). No dia 17 de janeiro, vieram a
Schoenstatt quatro moças de Puerto Mont, Chile, do mesmo grupo de vida
da Juventude Feminina, que se encontram na Alemanha em um intercâmbio
escolar, para passar o dia 18. Para as jovens que se encontram aqui, em
Schoenstatt, participando do programa “Tempo em Schoenstatt”, uma
iniciativa promovida pelas Irmãs de Maria, foi outrossim seu primeiro
dia 18 em redor do Santuário Original. E na renovação da Aliança, este
grupo de jovens apresentou-se com um cântico – “Maria da Aliança”. E que
surpresa não tiveram ao verem que quase metade dos fiéis presentes
cantava juntamente com elas!

Tal como sucede em cada dia 18, às 19h30m foi celebrada a Missa da
Aliança, na Igreja dos Peregrinos, concelebrada pelos presbíteros do
Conselho Geral do Instituto dos Sacerdotes Diocesanos de Schoenstatt e
por todos os Padres da Província de Sião, cuja animação litúrgica foi
enriquecida com o acompanhamento de órgão, tocado pela Ir. Tabea. Foi,
de fato, um momento festivo! O Padre Elmar Busse apresentou o Padre
Kentenich no momento de sua grande decisão do dia 20 de janeiro, por
outra, de decidir-se inteiramente por sua Família, assim quanto por sua
missão, animando-nos a segui-lo nas decisões que competem à nossa
missão, nosso compromisso, a vivência de nossa Aliança no tempo atual.

Apesar da chuva miudinha, todos os fiéis presentes dirigiram-se em
procissão rumo ao Santuário Original, dando assim continuidade a esta
celebração do Dia da Aliança. Aí rezamos a oração da peregrinação rumo a
2014 e, unindo-nos a todos os Santuários filiais, nichos, Santuários-lar
e elevando preces ao Céu por todos os que se recomendaram à nossas
orações no Santuário Original, renovamos a Aliança de Amor.

Ao regressar da renovação da Aliança, encontrei na caixa de entrada o
seguinte e-mail que me afigurou ser um presente neste dia 18 para todos
vocês que, de um ou de outro modo, contribuem para o enriquecimento de
schoenstatt.de - que dentro de algumas semanas passará a ser
schoenstatt.org - de sorte que gostaria de compartilhá-lo com vocês, com
a devida permissão da autora:

/É com muito prazer que os saúdo. Pertenci à Juventude Feminina de
Schoenstatt aqui, em meu país; sem embargo, por motivos de vária ordem,
deixei de pertencer. Mesmo assim, nunca me apartei dos conhecimentos aí
adquiridos: Deus, a Mater, o Padre Kentenich e Schoenstatt sempre me têm
sido amparo na caminhada. Continuamente visito o site e leio os artigos,
que me afiguram ser muito interessantes. Hoje li algo a respeito do
encontro dos jovens com o Santo Padre, a ocorrer em Madri. Oxalá possa
eu também estar aí! Anelo poder fazer essa viagem, pela qual oferecerei
muitas contribuições para o Capital de Graças. Há dias fui submetida a
uma intervenção cirúrgica ao útero, em que me foi retirado um grande
mioma. Apesar de tudo o que me foi dito, obviamente com certa gravidade,
nunca perdi a fé nem deixei que isso viesse a afetar o meu amor a Deus.
Com todo o vigor, elevei preces ao Céu, e na cirurgiasenti, em todo o
momento, que Deus estava a meu lado, amparando-me, assim quanto Maria
Santíssima, dizendo-me que tudo iria correr bem. A cirurgia foi corada
de êxito; retiram-me o tumor; e o útero ficou intacto, de sorte que
prossigo vivendo com a esperança de um dia poder vir a constituir
família. Dou graças a Deus pelas maravilhas que me oferece dia após dia;
e mesmo quando, por vezes, esmoreço na caminhada, a Mater sempre me vem
guiando, permitindo-me assim continuar a seu lado. Felicito-os pelo
site, sigam avante com este trabalho... /

/Saudações,/

Y. (Equador)

Com as minhas orações e saudações do Santuário Original,

Ir. Kornelia

___

*Ir. M. Priscila Paiva Scalada: Seu grande desejo era consumir-se como
fogo sagrado*

BRASIL, Ir. M. Nilza P. da Silva. O Pai eterno surpreende-nos chamando
para si Ir. M. Priscila Paiva Scalada! Ir. M. Priscila nasceu em 26 de
fevereiro de 1985, em Barboza Ferraz/PR, e tem mais uma irmã. Nos
últimos dias de sua vida, salientava a alegria de preparar-se para a
consagração perpétua, com seu grupo de Irmãs. Deus antecipou a sua
saudade e Ir. Priscila, desde o dia 23 de janeiro, vive para sempre no amor.

Aos 14 anos, passou a residir com as Irmãs de Maria, como candidata. Fez
sua vestição como Irmã de Maria de Schoenstatt, em 6 de setembro de 2003
e em 18 de dezembro do mesmo ano selou sua Aliança de Amor. Consagrou
sua jovem vida inteiramente à Obra de Schoenstatt, dedicando-se com
grande ardor e entusiasmo nas tarefas que lhe foram confiadas.

De modo especial, colocou seus dons artísticos com alegria a serviço da
comunidade. Ela atuou em Curitiba, Londrina e Atibaia. Destacava-se pela
alegria e prontidão serviçal. Seu grande desejo era consumir-se como
fogo sagrado para que surja na Igreja uma nova primavera de vocações.

*Que sua jovem vida seja penhor de muitas vocações.***

Nos últimos dias de sua vida, salientava a alegria de preparar-se para a
consagração perpétua, com seu grupo de Irmãs. Deus antecipou a sua
saudade e Ir. Priscila, desde o dia 23 de janeiro, vive para sempre no
amor, sua vida arde eternamente como lâmpada sagrada para a glorificação
do Pai, ela participa nas promessas de Jesus: “Eu o ressuscitarei no
último dia.”

Dia 24, às 17 horas, é a santa missa de corpo presente e em seguida a
levamos para o cemitério das Irmãs, no Centro Provincial, em Atibaia/SP.
Rezemos pela sua felicidade eterna e pelo conforto de seus familiares.
Que sua jovem vida seja penhor de muitas vocações.

--
PressOffice Schoenstatt