[rumo-a-2014] Newsletter Schönstatt 2014

www.schoenstatt2014.org – Boletim Oficial da E www.schoenstatt2014.org – Boletim Oficial da E
Sexta Fevereiro 17 21:42:50 CET 2012

Rumo a 2014
Fevereiro 2012 - Número 3

Permanecemos sempre no mesmo segredo central: Toda a nossa peregrinação, toda a procissão, circunda sempre o divino.
JK, Roma – Conferências, 1965

Editorial

Prezados Peregrinos!

Enquanto continuamos peregrinando conjuntamente rumo a 2014, quero fazer aqui um retrospecto e uma antecipação.

Desde a publicação do último boletim informativo, muitos foram os acontecimentos ocorridos. Muitos de vós terão já tomado conhecimento do falecimento do Padre Jonathan Niehaus, Padre de Schoenstatt, oriundo dos Estados Unidos – um homem  que permanecerá  na memória de todos nós, devido a seu amor a nosso Fundador e ao desejo de difundir sua mensagem e visão pelo mundo afora, o que também é a intenção central de nossa peregrinação e  do Jubileu.

Pouco depois, mudei-me para a Casa da Aliança, onde paulatinamente se vão organizando os escritórios da equipe 2014 e dos grupos de trabalho. Telefones, computadores e, sobretudo, as equipes de trabalho começaram a ocupar o espaço que deverá ser lugar de nossa peregrinação rumo a 2014. Foi magnífico reunir alguns dos que aí se encontravam - e era um número bem razoável – para uma pequena festa de aniversário conjunta.

Nesses escritórios ocorreram também uma série de reuniões e discussões; no final deste mês, nosso site oficial sofrerá ligeiras alternações, dado  até então podermos publicar as informações concretas para a preparação externa do Jubileu. As negociações  com instituições responsáveis pelo transporte, celebrações, alimentação, etc. têm sido tão bem sucedidas que, no decorrer do próximo trimestre,  poderão ser publicados os pacotes do jubileu, preços e muito mais. E, em breve, as viagens poderão já ser reservadas online. Fantástico!

E, para concluir, faço novamente o convite a todos para divulgarem este boletim informativo a todos aqueles que peregrinam juntamente conosco rumo a 2014; que cada um de vós convide  outros a fazer a assinatura deste boletim informativo.

Fr. Andrew Pastor

A cada passo de nossa peregrinação

2012, na Sala nova do Sínodo, no Vaticano, para uma jornada de reflexão e oração sobre o tema O anúncio do Evangelho hoje, entre Missio ad gentes (envio aos povos) e nova evangelização, recebemos o terceiro boletim informativo e motivador para a nossa grande ”peregrinação aberta ao Santuário Original, a ocorrer em 18 de outubro de 2014”, tal como diz a Mensagem 2014, com plena consciência de que “o lugar e o tempo possuem para nós conotação de sacramentais”. É uma peregrinação aberta, de todos, que nos levará depois a Roma, ao “coração da Igreja, para renovar nosso compromisso com ela e acentuar nosso caráter missionário”. Como Família missionária, peregrinamos ao Santuário Original e a Roma para levar nossa Aliança de Amor ao mundo do trabalho, da política, da família, da juventude, da Igreja, da pedagogia, criando uma Cultura de Aliança, contributo concreto para a nova evangelização do mundo real.

“Com efeito, a missão renova a Igreja, reforça a fé e a identidade cristã, dando novo entusiasmo e novas motivações. A fé fortalece-se, dando-a! A nova evangelização dos povos cristãos encontrará inspiração e apoio no compromisso pela missão universal.”  Esta citação  da encíclica Redemptoris missio de João Paulo II – documento aprovado e magistral para a “Nova Evangelização” – singulariza muito bem  o sentido de nossa peregrinação 2014.

A Aliança de Amor, fruto de nossa fé batismal, fortalece-se, renova-se.... quando se entrega! Neste sentido, nossa peregrinação encontra-se em plena marcha, com o desejo de encontrarmo-nos no Jubileu como família missionária: “Em minha família, somos quatro, minhas duas meninas DANNA e ARIANE, meu esposo RODRIGO e eu”, assim escreve S., uma jovem mãe, oriunda de Rivadavia, Argentina. “Desde que travamos conhecimento com o Movimento e tivemos a possibilidade de estar no Santuário de Santa Maria, Brasil, em 2010, quando minha filha caçula contava apenas vinte e três dias de idade e foi consagrada à MTA, nasceu em nós um forte desejo de participarmos da comemoração do Centenário da Aliança de Amor, a ocorrer em Schoenstatt, em 2014. Esta é a intenção que desejamos associar às milhares de orações rezadas nos Santuários. Que nos encontremos aí no Jubileu...”

Sim, nossa peregrinação rumo a 2014 já se encontra em plena marcha e obtém maior vigor “a cada passo de nossa peregrinação”: com cada um que se une em atitude de peregrino; a cada passo de um peregrino, de uma comunidade, de um país “rumo a 2014”; obtém vigor com cada projeto que surge ou se vai concretizando - como o da Missão Nigéria dos universitários do Chile – com cada oração de peregrinação, rezada em um Santuário ou em uma ermida mais modesta, com cada Missa em aliança com um país, em cada Imagem Peregrina levada a novos lares, com cada tradução ”com a qual conquisto mais quilômetros até o Santuário”, como disse uma colaboradora chilena, há poucos dias. Obtém vigor com cada iniciativa original como a dos ciclistas portugueses que conquistam os quilômetros para o Santuário Original, com peregrinações em bicicletas a lugares marianos de seu país.

Obtém vigor para todos na força plasmadora da Aliança de Amor, concretizada em uma pessoa, em uma iniciativa, em uma comunidade – e obtém vigor para cada um que deve enfrentar um passo particularmente árduo, no vigor dos passos dos demais – tal como o enfatiza o Santo Padre na mensagem para a Quaresma: “Os discípulos do Senhor, unidos a Cristo mediante a Eucaristia, vivem em uma comunhão que os vincula uns aos outros como membros de um só corpo. Isto significa que o outro me pertence; sua vida, sua salvação têm a ver com minha vida e salvação. Aqui tocamos um elemento muito profundo da comunhão: nossa existência está relacionada com os demais, tanto no bem como no mal: tanto o pecado como as obras de caridade têm outrossim uma dimensão social. (...) Todo o cristão pode expressar na preocupação concreta pelos mais pobres sua participação do único corpo que é a Igreja. A atenção aos demais na reciprocidade  é também reconhecer e agradecer o bem que o Senhor realiza neles.”
E com estas palavras quadra-se o comentário de uma jovem oriunda da Alemanha que, há poucos dias, recebi: “Cada vez mais me vou dando conta de que 2014 vai tomando forma e se encontra deveras no lugar  onde estou! O 2014 vive em mim e vive através de mim! Tão desafiante como fascinante!”

A peregrinação rumo ao Jubileu obtém vigor para cada um, bem como, para cada família, com cada contribuição que enche “as talhas do Santuário com gratidão e entrega, com arrependimento e projetos”. Alegro-me com um testemunho singelo e sincero que encontramos entre as contribuições, virtualmente enviadas, para a talha do Santuário Original: “Mãe, a emoção de enviar-te este pequeno pedido transporta-me para o teu Santuário, onde já estive em duas ocasiões. OBRIGADA!”

As três questões que são parte constitutiva de nossa oração de peregrinação visam fundamentar e personalizar as grandes ideias e visões que nos motivam em nosso caminhar rumo a 2014.

Que quero agradecer neste dia?
Que vou depositar, hoje, na talha?
Que ação missionária realizei hoje?
Estas questões obtêm resposta a partir da vida da Aliança dos peregrinos, quer pessoas, quer comunidades; as respostas – concretas, atuais e reais – significam os conteúdos e decidem o vigor  que depositamos em “cada passo real” que damos  para chegar ao Santuário e ao encontro com a Igreja universal e missionária.

Os passos de nossa peregrinação jubilar podem, por vezes, ser passos dados na obscuridade, na dor e na impotência humana, assim pessoal como comunitária; porém, na força da Aliança de Amor  e da graça de 2014, são passos do peregrinar juntos e são - e isto é o que  dá a luz pascal a cada obscuridade surgida na caminhada – passos  com Jesus no ambiente sério e cheio de esperança da peregrinação, que a transforma em testemunho de fé em cada situação. O peregrino que acode ao Santuário está em comunicação de fé e de caridade, não somente com os companheiros com os quais realiza a “santa viagem” (cf. Sl. 84,6), senão com o próprio Senhor, que caminha ao lado dos discípulos de Emaús (cf. Lc. 24, 13-15).

Do Santuário, enviou-lhes minhas cordeias saudações e bênção.

Pe. José María Garcia

¿
Atualizar em breve
A partir de 26 de fevereiro, todos os que visitarem nossos três sites encontrarão três categorias principais: Preparação, Celebração e Informações. Além disso, haverá uma destinada a Download, e as perguntas frequentes acerca do Jubileu serão inteiramente refundidas e publicadas em um novo Design, de fácil acesso. Também podem ser abaixados os números anteriores dos boletins informativos.

O Símbolo do Pai encontra-se atualmente em peregrinação na Argentina e marcou presença na celebração do sexagésimo aniversário da dedicação do Santuário do Pai, bem como, no décimo aniversário da bênção da estátua do Pai, em Florencio Varela, onde esteve também presente, há dez anos.
http://www.schoenstatt.org/pt/news/877/55/Que-sejamos-Santuarios-vivos-para-um-mundo-orfao-de-pai-e-sem-lar.htm

A Família Schoenstattiana chilena conquista os quilômetros que separam seus Santuários do Santuário Original, mediante contribuições para o Capital de Graças. E esta inciativa desperta vida.
http://www.schoenstatt.org/pt/news/823/143/Atraves-do-telescopio-Mamae-ha-um-Santuario.htm

Neste site do Instituto dos Padres Diocesanos de Schoenstatt, o Jubileu vai tomando forma de modo original: http://www.mta-schoenstatt.de/mosaico-es.html

Schoenstattianos do Santuário de Aveiro, Portugal, “esperneiam” rumo a 2014 – querem conquistar os 2600 km que separam seu Santuário do Santuário Original, com peregrinações em bicicletas, empreendidas aos santuários marianos de Portugal.
http://www.schoenstatt.org/es/news/2137/200/Pedaleando-hacia-el-2014.htm

Published by
Fr. Andrew Pastore
Schoenstatt International Communication Office 2014
Pater-Josef-Kentenich-Str.1
56179 Vallendar
Deutschland

E-Mail: info em schoenstatt2014.org