[alianza-solidaria - schoenstatt.org] Belmonte – Boletim 3/2015

Maria Fischer maria.fischer at schoenstatt.org
Mon Mar 16 11:14:53 CET 2015

Por supuesto que tambien existe en portugues el boletin!

SE não conseguir ver correctamente esta mensagem carregue aqui
<http://mailings.roma-belmonte.info/m/6146217/534006-67a99ec518aa46fd0baf58ce51738b79>

Bitte lassen Sie Ihr E-Mail-Programm externe Bilder laden, um den
Newsletter korrekt darzustellen.
Bitte lassen Sie Ihr E-Mail-Programm externe Bilder laden, um den
Newsletter korrekt darzustellen.

  *Belmonte – Boletim 3/2015*

*Está a receber hoje o primeiro Boletim de Belmonte. Neste boletim
mensal, o reitor, D. Daniel Lozano e a equipa de comunicação de Belmonte
falam-lhe sobre a vida em torno do “santuário de todos nós” em Roma.
Queremos informá-lo sobre as nossas iniciativas e projetos já realizados
e entusiasmá-lo a tornar seu o sonho do padre Kentenich: um centro
internacional de Schoenstatt no coração da Igreja. *

*Porque se Belmonte não existisse, tinha de ser criado. Um santuário
construído sobre o amor sacrificado à Igreja. Um santuário para o nosso
tempo. Para a Igreja e nela, Schoenstatt na corrente de renovação do
Papa Francisco.*

/Se recebeu este boletim e quer estar informado regularmente, pode
pedi-lo aqui: *Receber o boletim
<http://mailings.roma-belmonte.info/c/13605849/1bd5469f26e-nlav36>
Informacões sobre Belmonte: */*/www.roma-belmonte.info/*
<http://mailings.roma-belmonte.info/c/13582480/8476685cca-nkybv3>*/
Possibilidade de colaboração e doações:/**/offerta.roma-belmonte.info/*
<http://mailings.roma-belmonte.info/c/13582481/8476685cca-nkybv3>

    *Carta do reitor de **Belmonte*

        /*Nas tuas mãos, o sonho do Pai*/

Querido filho, irmão e amigo:

	Bitte lassen Sie Ihr E-Mail-Programm externe Bilder laden, um den
Newsletter korrekt darzustellen.

há um mês escrevia-te pedindo orações por este novo serviço que a Igreja
me pede, ser o Reitor de Belmonte. Hoje quero dizer-te OBRIGADO.

São muitos os que me escreveram e as suas palavras são a força de Deus
que me diz “Estou contigo”.

Tive que ir ao Bispado com sede em La Storta, e tinha um pensamento, uma
pergunta: é isto, Senhor o que Tu queres de mim? Procurava uma resposta.
Pensei que o Bispo, ao receber-me, me daria uma resposta. Mas não pôde
receber-me e marcou para outro dia. Ali há uma capelinha onde Santo
Inácio se encontrava com uma grande dúvida: “Entrar ou não em Roma” (são
poucos quilómetros), e em oração sentiu Jesus dizer-lhe “ESTOU CONTIGO
EM ROMA”. Essa frase singela entrou no meu coração, como se essa fosse
também a Sua resposta para mim. Estou feliz porque Ele está comigo em
cada um dos meus irmãos sacerdotes que me aprovam, e em cada um dos que
rezam para que eu seja fiel. OBRIGADO por estar comigo em Roma.

No dia da tomada de posse, levei ao altar uma folha com os nomes de cada
um dos visitantes e amigos de Belmonte: tu estavas ali. Continua a rezar
e lembra-te que Belmonte é de Todos.

Deus te encha de bênçãos.

Don Daniele

rettore at roma-belmonte.info <mailto:rettore at roma-belmonte.info>

      ***Notícias de Belmonte - em Roma e do mundo*

*Don Lozano apresentado como novo reitor de Belmonte*

Em 2 de fevereiro de 2015, no mesmo día, mas 49 años depois do padre
Kentenich ter falado, neste terreno de Belmonte, do seu sonho de um
Schoenstatt no coração e ao serviço da Igreja, foi apresentado um novo
reitor, D. Daniel Lozano, durante uma singela celebração. Daniel Lozano
é argentino e pertence à Direção Geral do Instituto dos Padres
Diocesanos de Schoenstatt. Fluente em italiano (e, naturalmente, em
espanhol), vê a sua nova terefa como um “Serviço à Igreja de Roma”.
Relata o encontro com o seu bispo, cuando lhe perguntou se estaria
disponível para este serviço de reitor de Belmonte. “Que bonito, prestar
un serviço à Igreja de Roma” foi a sua resposta espontânea. Muitos
participaram na ação-presente para o novo reitor de Belmonte – por estes
días recebeu um grande pacote com livros da audiência e com as
conferências de Belmonte do P. Kentenich, em diferentes idiomas, que o
reitor vai oferecer aos visitantes de Belmonte.

Mais do que uma tomada de posse do reitor Daniele Lozano
<http://mailings.roma-belmonte.info/c/13605850/1bd5469f26e-nlav36>

Vídeo da tomada de posse
<http://mailings.roma-belmonte.info/c/13605851/1bd5469f26e-nlav36>

*"Belmonte na visão do Pe. Kentenich " agora como e-book*

Era desejo do Pe. Kentenich, que o Movimento de Schoenstatt, fundado há
cem anos num desconhecido vale do Reno, na Alemanha, estivesse presente
no coração da Igreja. Em 1965 o Movimento de Schoenstatt internacional
prometeu, através dos seus chefes e representantes, a construção de um
centro internacional de Schoenstatt em Roma.

No livro conta-se quais eram as expectativas programáticas que
vincularam, para sempre, o Pe. Kentenich com o santuário MATRI-ECCLESIAE
e Belmonte. Desde meados de fevereiro que está disponível como e-book. O
livro foi impresso em alemão, no início de 2014, e em espanhol, inglês e
português em setembro, estando disponível como e-book em todos estes
idiomas.

A primeira reação chegou de Sidney, Austrália: „Obrigado a todos os que
trabalharam tanto, para conseguir estas conferências em e-book,
comprei-as fácil e comodamente e descarreguei-as no meu Kindle. Leio o
Pe. Kentenich no McDonalds, no metro e também no santuário…¡Muito forte!

*Mais sobre os livros de Belmonte em e-book
<http://mailings.roma-belmonte.info/c/13581614/8476685cca-nkybv3>*

        *Em breve: Vídeo *

Com imagens na sua maioría desconhecidas da visita do Pe. Kentenich ao
terreno de Belmonte e com material de vídeo atual surge um curto vídeo
sobre Belmonte. No próximo boletím saberá mais sobre isto.

    *É preciso ter ideias: iniciativas conseguidas para Belmonte*

*Presentes de aniversário para Belmonte*

Sem doações generosas não existe Belmonte. Doar para Belmonte é muito
bom. Mas fazer com que muitos possam doar para Belmonte, é ainda melhor.
Isto foi o que pensou o padre Martín D. quando convidou pessoas para uma
festa de aniversário e colocou uma coluna para doações para Belmonte –
juntaram-se 2300€.

*Os primeiros 300€ para o quarto da África do Sul *

De forma original chegou a África do Sul aos primeiros 300€ para o seu
quarto no centro internacional de Schoenstatt en Roma: um peregrino da
Alemanha, tinha prometido, durante o jubileu, a três jovens mulheres da
África do Sul enviar-lhes as suas fotos, mas tinha perdido os seus
e-mails...   Em consequência e de forma criativa decidiu doar 300€ para
o quarto da África do Sul. As jovens, já localizadas, estão orgulhosas
de terem sido a causa da primeira doação para o “seu” quarto.

*Jornada anual do Ramo de homens de Portugal*

A jornada anual do Ramo de homens de Portugal tratará o tema: Belmonte –
a visão do Pe. Kentenich de uma Igreja renovada, da Igreja, que o Papa
Francisco anuncia y configura. A equipa de preparação trabalha
basicamente com as conferências do Pe. Kentenich, que estão recompiladas
no livro “Belmonte segundo a visão do Pe. Kentenich” agora também em
português. O chefe do Ramo dos homens esteve, em 2004, na bênção do
santuário em Roma e arde, desde então, pela missão de Belmonte.

    *O seu sonho de uma nova Igreja*

    Dado que a Primeira Pedra que o Papa abençoou tem a inscrição:
    “Matri Ecclesiae” – o que explica que a nova igreja que se está a
    construir será consagrada à Virgem Santíssima na sua qualidade de
    Mãe -– entendemos que é evidente para nós que o nosso novo
    Santuário, o Santuário da MTA em Roma, leve, possa levar y deva
    levar o nome: "Matri Ecclesiae".

    /Pe. José Kentenich, 8.12.1965
    /

    Contemplando Maria descobrimos o rosto mais belo e mais terno da
    Igreja; e olhando a Igreja reconhecemos os rasgos sublimes de Maria.*
    *Nós cristãos, não somos orfãos, temos uma mãezinha, uma mãe, e isto
    é algo grande. Não somos orfãos. A Igreja é mãe, Maria é mãe.

    /Papa Francisco, 3.9.2014/

    *Um quarto para cada país*

O centro de visitantes e de encontro DOMUS PATER KENTENICH, em Belmonte,
dispõe de 31 quartos. Estes quartos levam os nomes dos países, onde, no
ano jubilar 2014, havia santuário. Cada país está convidado a tornar-se
presente no seu quarto: com a imagem de Nossa Senhora de Schoenstatt,
uma cruz y uma fotografia de algo valioso y típico do país. Durante a
bênção do “santuário de todos nós”, em 2004, levou-se ao santuário a
riqueza dos povos em numerosas e originais talhas.

Agora convidam-se os países a deixar algo vísivel da sua riqueza no
„seu“ quarto, na casa do pai. Quem alguma vez viva num destes quartos,
“viverá” também no coração e na vida de um país, com a sua missão e
cultura originais. Belmonte deve ser o presente de todos os países, uma
casa de todos os povos e culturas em Aliança de Amor. Onde cada um possa
ser como é e todos sintam o seu lar debaixo do mesmo teto, com o outro,
junto ao outro, no outro. Uma casa com um quarto de cada país – uma
coisa assim não existe em nenhum outro lugar de Schoenstatt.