Segunda Setembro 25 15:48:25 CEST 2017

*25 de setembro de 2017***

*Hora ponte: um tempo para encontrar-se consigo mesmo
<http://www.schoenstatt.org/pt/schoenstatt-em-saida/projetos/2017/09/hora-ponte-um-tempo-para-encontrar-se-consigo-mesmo/>*

*O sábado amanheceu muito nublado e chuvoso em Montevideo, mas isso não
foi empecilho para que os educadores decidissem “retirar-se” durante
toda uma jornada. O ponto de encontro foi na Praça Cuba e desde aí
viajaram para Nueva Helvecia, Departamento de Colonia, onde está o
Santuário de Schoenstatt, primeira réplica do Santuário Original em
Alemanha, construído em 1943, em plena guerra mundial. Estes espaços
para educadores estão pensados pela pastoral como um momento ideal para
deter-se, para “abaixar a guarda” e têm como objetivo poder*

*Leia mais
<http://www.schoenstatt.org/pt/schoenstatt-em-saida/projetos/2017/09/hora-ponte-um-tempo-para-encontrar-se-consigo-mesmo/>*

**

*Em Aliança Solidária com México
<http://www.schoenstatt.org/pt/schoenstatt-em-saida/alianca-solidaria/2017/09/em-alianca-solidaria-com-mexico/>*

*Unimo-nos em Aliança Solidária com oração e capital de graças pelas
vítimas do forte terremoto no México. O terremoto foi sentido fortemente
na capital do país, onde foram vividas inúmeras situações de pânico há
duas horas depois de a população sair às ruas de todo o México numa
simulação relembrando o violento terremoto de 1985, que devastou a
capital e deixou mais de 10.000 mortos. Rezemos pelas vítimas, os
falecidos, os feridos, os que estão angustiados, os que perderam suas
casas, pertences queridos – e por todos os*

*Leia mais
<http://www.schoenstatt.org/pt/schoenstatt-em-saida/alianca-solidaria/2017/09/em-alianca-solidaria-com-mexico/>*

**

*Saia ao mundo e descubra seu cenário! Promover o compromisso juvenil na
sociedade
<http://www.schoenstatt.org/pt/santuario-originale-pt/2017/09/saia-ao-mundo-e-descubra-seu-cenario-promover-o-compromisso-juvenil-na-sociedade/>*

*No fim de semana de 1 a 3 de setembro, mais de 500 jovens e adultos
jovens se reuniram ao redor do Santuário Original em Schoenstatt para
celebrar a “Noite do Santuário”, uma festa de fé. Em suas cidades
natais, eles participam ativamente no trabalho com a juventude,
organizando acampamentos e jornadas de fim de semana para crianças, e de
formação para jovens. Mas neste evento, tratava-se dos participantes de
toda Alemanha. O caráter internacional foi dado pelos participantes da
Áustria, Suíça, Suécia, Burundi, Congo, como*

*Leia mais
<http://www.schoenstatt.org/pt/santuario-originale-pt/2017/09/saia-ao-mundo-e-descubra-seu-cenario-promover-o-compromisso-juvenil-na-sociedade/>*

**

*Um dia 18 especial no Panamá – foi abençoada a ermida da Mater
<http://www.schoenstatt.org/pt/vida-em-alianca/2017/09/um-dia-18-especial-no-panama-foi-abencoada-a-ermida-da-mater/>*

*No dia 18 de setembro de 2017, na Paróquia San Francisco de La Caleta,
na Cidade do Panamá, foi abençoada a ermida da Mater. Na mesma
celebração, duas raparigas do grupo da Juventude Feminina tiveram o seu
envio como missionárias da Mãe Peregrina junto com mais algumas
senhoras. Nesta paróquia há cerca de dois meses realizou-se uma obra de
teatro chamada “Um Lugar Bonito”, inspirada na pedagogia de Schoenstatt
e dirigida por Darío Ramírez, um jovem refugiado político da Venezuela,
com o qual*

*Leia mais
<http://www.schoenstatt.org/pt/vida-em-alianca/2017/09/um-dia-18-especial-no-panama-foi-abencoada-a-ermida-da-mater/>*

**

*Aquilo que a Igreja diz HOJE e dirá AMANHÃ do Padre Kentenich se define
em cada um de nós
<http://www.schoenstatt.org/pt/jose-kentenich/2017/09/aquilo-que-a-igreja-diz-hoje-e-dira-amanha-do-padre-kentenich-se-define-em-cada-um-de-nos/>*

*Estava chovendo em Schoenstatt no dia 20 de setembro quando o carro que
levava o caixão do Padre Kentenich partia do Santuário Original até a
Igreja da Santíssima Trindade no monte. As Irmãs de Maria rodeavam o
carro, carregando em suas mãos um lírio. Assim, reconheciam como pai,
aquele que, sem ter gerado vida física, se consagrou totalmente aos
demais. Eu observava tudo isso desde um canto no caminho, cuidando para
que tudo transcorresse em ordem. Enquanto o*

*Leia mais
<http://www.schoenstatt.org/pt/jose-kentenich/2017/09/aquilo-que-a-igreja-diz-hoje-e-dira-amanha-do-padre-kentenich-se-define-em-cada-um-de-nos/>*

**

*Boa viagem, Piero, e boa missão!
<http://www.schoenstatt.org/pt/schoenstatt-em-saida/missoes/2017/09/boa-viagem-piero-e-boa-missao/>*

*“Não quero imitar um outro qualquer, quero ser a melhor versão possível
do Piero”. Se, não é propriamente um ideal pessoal é, alguma coisa que
lhe está muito próximo. A pronunciá-lo, repetidamente, nos seus 12 meses
de missão em Roma esteve o Piero Fiorio, um rapagão paraguaio chegado à
Cidade Eterna com pouco mais de 20 anos de idade mas, já capaz de deixar
a marca nas pessoas que encontrou. A missão na missão Paraguaio, com
sangue italiano nas veias e o aspecto de um*

*Leia mais
<http://www.schoenstatt.org/pt/schoenstatt-em-saida/missoes/2017/09/boa-viagem-piero-e-boa-missao/>*

**

*A Aliança de Amor supera a prova da realidade
<http://www.schoenstatt.org/pt/vida-em-alianca/2017/09/a-alianca-de-amor-supera-a-prova-da-realidade/>*

*A comunidade de Schoenstatt de Ayolas, uma cidade na região de
Misiones, Paraguai, viveu um dia de grande alegria e fecundidade no
caminho da sua Aliança com a Mãe Três Vezes Admirável de Schoenstatt. No
sábado, dia 2 de setembro, realizou-se uma dupla cerimónia presidida
pelo Diretor Nacional de Schoenstatt no Paraguai, o Pe. Tommy Nin
Mitchell e concelebrada pelo Pároco de Ayolas, Pe. Esteban Chaparro. Um
crescimento forte Depois de ser fundado, há dois anos e meio, o Ramo
Familiar de Schoenstatt em*

*Leia mais
<http://www.schoenstatt.org/pt/vida-em-alianca/2017/09/a-alianca-de-amor-supera-a-prova-da-realidade/>*

**

*A Mater demonstrou-me que nunca cairei tão baixo que os seus braços não
possam segurar-me
<http://www.schoenstatt.org/pt/francisco-igreja/dilexit-ecclesiam-pt/2017/09/a-mater-demonstrou-me-que-nunca-cairei-tao-baixo-que-os-seus-bracos-nao-possam-segurar-me/>*

*Darío Ramírez, um jovem legislador venezuelano, surpreendeu o Papa
Francisco e a sua namorada, ao pedi-la em casamento no Domingo 27 de
Agosto, na Sala Clementina do Vaticano. O pedido aconteceu durante uma
Audiência privada concedida pelo Santo Padre a 80 delegados de diversos
países que, participavam na Reunião anual da International Catholic
Legislators Network (ICLN – Rede Internacional de Legisladores
Católicos), em Roma. Grande foi a surpresa ao ver na mão do jovem
venezuelano uma Imagem da Mãe Três*

*Leia mais
<http://www.schoenstatt.org/pt/francisco-igreja/dilexit-ecclesiam-pt/2017/09/a-mater-demonstrou-me-que-nunca-cairei-tao-baixo-que-os-seus-bracos-nao-possam-segurar-me/>*

**

*Quando a Mater vai no metro…
<http://www.schoenstatt.org/pt/vida-em-alianca/2017/09/quando-a-mater-vai-no-metro/>*

*Sempre que quero, devo ou tenho algo que fazer, escrevo-o em pequenos
pedaços de papel; assim que o faço, lanço o papelinho numa talha de
barro que tem a inscrição “Não têm mais vinho”. Tenho um vaso em minha
casa e outro no meu escritório. Todos os papéis que deito no vaso, ao
fazê-lo penso mais em “ Graças a Deus, assunto tratado” e não em
“Querida Mater, ofereço-te isto por…”. Precisamente por isso, gosto do
Santuário Virtual (www.virtuelles-heiligtum.com – sitio web em alemão).
Aqui escolho*

*Leia mais
<http://www.schoenstatt.org/pt/vida-em-alianca/2017/09/quando-a-mater-vai-no-metro/>*

**

*Um mundo sem fronteiras
<http://www.schoenstatt.org/pt/schoenstatt-em-saida/2017/09/um-mundo-sem-fronteiras/>*

*Para que vir tão longe se no México existe tanta necesidade econômica?
Foi uma das primeiras perguntas que me fizeram quando cheguei na África,
començando uma experiência, que me marcaría pelo resto da vida. Em
junho, parti rumo aquele continente, junto com outros três amigos e
membros da Juventude Masculina de Schoenstatt, procurando dividir
experiências e conhecer diferentes culturas, para crescer, como pessoas
e ver como seguir apoiando ao desenvolvimento do nosso país. Ao largo de
quase dois meses, estivemos trabalhando em una comunidade no*

*Leia mais
<http://www.schoenstatt.org/pt/schoenstatt-em-saida/2017/09/um-mundo-sem-fronteiras/>*

**

*A Noite do Santuário 2017 – uma experiência do “viver organicamente”
<http://www.schoenstatt.org/pt/santuario-originale-pt/2017/09/a-noite-do-santuario-2017-uma-experiencia-do-viver-organicamente/>*

*Em Schoenstatt estamos acostumados a realizar as coisas de outra
maneira, é dizer, buscamos esse “viver organicamente” que tanto queria
nosso Padre Fundador José Kentenich e, nesta ocasião, o unir um encontro
de jovens com o religioso não é a exceção. O fim de semana de 01.09 a
03.09.2017, viveu-se em Schoenstatt esse ideal através da “A Noite do
Santuário”, onde mais de 500 jovens da Alemanha, Áustria, Suíça, América
Latina e outros países se reuniram para viver um momento diferente e
recarregar as energias*

*Leia mais
<http://www.schoenstatt.org/pt/santuario-originale-pt/2017/09/a-noite-do-santuario-2017-uma-experiencia-do-viver-organicamente/>*

**

*Há um ano da abertura da Casa Mãe de Tuparendá
<http://www.schoenstatt.org/pt/schoenstatt-em-saida/projetos/2017/09/ha-um-ano-da-abertura-da-casa-mae-de-tuparenda/>*

*Hoje faz um ano (22.08.2016) que inauguramos a Casa Mãe de Tuparendá
(CMT). Foi uma linda manhã ensolarada, com a benção do Mons. Claudio
Giménez, o acompanhamento do Ministério da Justiça e umas centenas de
amigos que nos dão alegrias. Não posso acreditar, nesse curto espaço de
tempo, tudo o que acontece, a Casa avança muito mais rápido do que
tínhamos programado. Me surpreende, ver a casa cheia de jovens, ao ponto
de ter vários deles, em lista de espera;*

*Leia mais
<http://www.schoenstatt.org/pt/schoenstatt-em-saida/projetos/2017/09/ha-um-ano-da-abertura-da-casa-mae-de-tuparenda/>*

**

*Peritos reflectiram sobre o próximo Sínodo dos Jovens
<http://www.schoenstatt.org/pt/francisco-igreja/sinodo-18-pt/2017/09/peritos-reflectiram-sobre-o-proximo-sinodo-dos-jovens/>*

*Peritos oriundos dos cinco continentes trocaram pontos de vista e
reflectiram sobre os diversos temas que dizem respeito à juventude de
hoje, no Seminário Internacional sobre a condição dos jovens. O Encontro
realizou-se de 11 a 15 de Setembro no Auditório da Cúria Geral dos
Jesuítas em Roma, organizado pela Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos,
Sínodo esse que, será celebrado em Outubro de 2018 e terá como tema “Os
Jovens, a Fé e o Discernimento vocacional”. Além da participação de
psicólogos, sociólogos, pedagogos,*

*Leia mais
<http://www.schoenstatt.org/pt/francisco-igreja/sinodo-18-pt/2017/09/peritos-reflectiram-sobre-o-proximo-sinodo-dos-jovens/>*

**

*Se não houver reconciliação, qualquer tentativa de paz, será um
fracasso
<http://www.schoenstatt.org/pt/francisco-igreja/mensagem/2017/09/se-nao-houver-reconciliacao-qualquer-tentativa-de-paz-sera-um-fracasso/>*

*“Indescritíveis, as manifestações de carinho, do povo colombiano, pela
presença do Papa Francisco. A polícia não pôde conter a multidão que,
queria vê-lo mais de perto e tocá-lo se fosse possível e o seu amor
pelas crianças… Mensagem de reconciliação: se não houver reconciliação,
qualquer tentativa de paz, será um fracasso. Obrigado, Papa Francisco”,
comenta emocionado, Carlos Aranguren, correspondente de schoenstatt.org
na Colômbia. Há um sem fim de gestos e de mensagens que o Papa Francisco
deixou neste país que, luta para sair de uma*

*Leia mais
<http://www.schoenstatt.org/pt/francisco-igreja/mensagem/2017/09/se-nao-houver-reconciliacao-qualquer-tentativa-de-paz-sera-um-fracasso/>*

---