Domingo Dezembro 11 13:08:13 CET 2016

*11 de dezembro de 2016***

*Começou o ano jubilar pelos 100 anos das aparições de Fátima
<http://www.schoenstatt.org/pt/francisco-igreja/2016/12/comecou-o-ano-jubilar-pelos-100-anos-das-aparicoes-de-fatima/>*

*O Santuário de Fátima, em Portugal, iniciou o Ano Jubilar, pelos 100
anos das Aparições de Nossa Senhora aos Pastorinhos, com uma Missa na
Basílica da Santíssima Trindade, presidida pelo Bispo de Leiria-Fátima,
Mons. António Marto, no passado Domingo dia 27 de Novembro. O Papa
Francisco concedeu indulgência plenária durante todo o Ano Jubilar que
terminará em 26 de Novembro de 2017 e tem por Lema. “O meu Imaculado
Coração será o teu refúgio e o caminho que te conduzirá até Deus”.
Durante a Jornada de*

*Leia mais
<http://www.schoenstatt.org/pt/francisco-igreja/2016/12/comecou-o-ano-jubilar-pelos-100-anos-das-aparicoes-de-fatima/>*

**

*Levando a MTA ao Chimborazo, o vulcão e montanha mais alta do Equador
<http://www.schoenstatt.org/pt/schoenstatt-em-saida/2016/12/levando-a-mta-ao-chimborazo-o-vulcao-e-montanha-mais-alta-do-equador/>*

*No ano de 2002 iniciei como aspirante de guia de alta montanha. Meu
objetivo era subir até o Chimborazo, o vulcão e montanha mais alta do
Equador. Cheguei ao refúgio Whymper e aí conheci a MTA, à quem me
confiei antes de partir; um rito que os guias montanhistas faziam. Anos
depois, em 2008, meus pais entraram no Movimento Apostólico de
Schoenstatt. Um dia fui com eles na missa do Santuário de Alangasí.
Quando vi a imagem da Mãe parecia*

*Leia mais
<http://www.schoenstatt.org/pt/schoenstatt-em-saida/2016/12/levando-a-mta-ao-chimborazo-o-vulcao-e-montanha-mais-alta-do-equador/>*

**

*Dequeni inicia obras de melhoria nos centros comunitários Ypané e Luque
<http://www.schoenstatt.org/pt/schoenstatt-em-saida/projetos/2016/12/dequeni-inicia-obras-de-melhoria-nos-centros-comunitarios-ypane-e-luque/>*

*A fundação Dequení, com o apoio recebido de empresas e pessoas
generosas no marco da campanha “Reconstrua Esperança”, deu início às
obras de melhoria nos centros comunitários “Costa Sosa” (Luque) e
“Sagrado Coração de Jesus e Maria” (Ypané), com o ato da pazada inicial.
Estes centros comunitários sofreram graves rachaduras nos tetos e
paredes pela deterioração e as contínuas tormentas registradas durante o
último ano, pelo qual Dequení mudou as atividades para espaços
provisórios até hoje. Neste sentido, no início deste ano, a Fundação se
propôs*

*Leia mais
<http://www.schoenstatt.org/pt/schoenstatt-em-saida/projetos/2016/12/dequeni-inicia-obras-de-melhoria-nos-centros-comunitarios-ypane-e-luque/>*

**

*Em Bogotá, Colômbia, coroámos a Mater!
<http://www.schoenstatt.org/pt/vida-em-alianca/2016/12/em-bogota-colombia-coroamos-a-mater/>*

*No Encontro Nacional de Servidores da Família de Schoenstatt de Bogotá,
Colômbia, realizado em agosto passado, surgiu a ideia de coroar a Mater
como Rainha do futuro Santuário de Bogotá. Colocámos como meta fazer
4.000 orações: “Assemelha-nos a Ti” e “Confiança”. É tão grande o anseio
dos nossos corações para que Maria reine e nos ajude a abrir as portas
para poder construir o seu reino na Colômbia, que chegámos a 30.000
orações. Os casais, as mães e os grupos de crianças, todos*

*Leia mais
<http://www.schoenstatt.org/pt/vida-em-alianca/2016/12/em-bogota-colombia-coroamos-a-mater/>*

**

*Você quer ler o boletim atual de Belmonte? Aqui está
<http://www.schoenstatt.org/pt/francisco-igreja/belmonte-pt/2016/12/voce-quer-ler-o-boletim-atual-de-belmonte-aqui-esta/>*

*Desde a última carta até hoje, não são muitas as novidades que tenho
para vos contar, mas as poucas que, tenho, são para mim muito
relevantes. Trata-se de varias visitas com as quais pude partilhar tempo
e as expectativas para Belmonte. Pessoas do Movimento dos Focolares,
concretamente, de um Focolar de Senhoras (Vivem em pequeñas comunidades
masculinas ou femininas, chamadas focolar, segundo o espírito dos
conselhos evangélicos para seguir Deus e pôr-se, completamente, á
disposição do Movimento em todo o mundo)*

*Leia mais
<http://www.schoenstatt.org/pt/francisco-igreja/belmonte-pt/2016/12/voce-quer-ler-o-boletim-atual-de-belmonte-aqui-esta/>*

**

*O sorriso mais pleno, há anos que não via uma Maria tão humana
<http://www.schoenstatt.org/pt/vida-em-alianca/2016/12/o-sorriso-mais-pleno-ha-anos-que-nao-via-uma-maria-tao-humana/>*

*“Paci” – María Paz Angulo, uma das novíças paraguaias que recebeu o
Vestido de Maria no domingo 13 de novembro no Santuário de Tuparendá – é
minha prima irmã. A minha mãe e o pai dela são irmãos e temos, graças a
Deus, um vínculo familiar muito forte no nosso círculo sanguíneo. Mas
creio, que isto ultrapassa todas as barreiras que poderiam chegar a
existir num grupo determinado de vínculos. Realmente para mim, e para
toda a minha família, foi uma das coisas mais fortes*

*Leia mais
<http://www.schoenstatt.org/pt/vida-em-alianca/2016/12/o-sorriso-mais-pleno-ha-anos-que-nao-via-uma-maria-tao-humana/>*

**

*Vivendo a Aliança de Amor em ‘Tempos Impessoais’
<http://www.schoenstatt.org/pt/jose-kentenich/2016/12/vivendo-a-alianca-de-amor-em-tempos-impessoais/>*

*Durante as últimas semanas, passei a minha hora semanal de Adoração
meditando sobre uma série de sermões do Pe. Kentenich, dados em 1962 à
comunidade de imigrantes alemães em Milwaukee (Troca de Corações,
traduzida para inglês pelo Pe. Jonathan Niehaus). Nos sermões, o nosso
fundador fala sobre uma “troca de corações” para descrever a Aliança de
Amor, onde trocamos os nossos corações fracos com o forte coração de
Maria. Ele diz que esse é o antídoto para a “doença” do nosso tempo,*

*Leia mais
<http://www.schoenstatt.org/pt/jose-kentenich/2016/12/vivendo-a-alianca-de-amor-em-tempos-impessoais/>*

**

*O casamento do ano
<http://www.schoenstatt.org/pt/vida-em-alianca/2016/12/o-casamento-do-ano/>*

*Com este título “O casamento do ano” se anunciava a festa que chegava
aos verdes jardins de Tuparenda, uma espera cheia de oração e conquista;
pela segunda vez seríamos testemunhas de uma “Vestición”. Assim, chamam
as Irmãs de Maria ao ato de entregar o hábito religioso, o chamado
“Vestido de Maria”, às candidatas do seu Instituto, que dão assim início
ao noviciado. Nesse 13 de novembro de 2016 ao chegar a Tupãrendá,
sentia-se um ambiente de festa. Toda a Juventude Feminina estava vestida
de gala, esperando*

*Leia mais
<http://www.schoenstatt.org/pt/vida-em-alianca/2016/12/o-casamento-do-ano/>*