Domingo Maio 24 20:13:16 CEST 2015

24 de maio de 2015

O 10° encontro regional da família de Schoenstatt na Sicília

A família não é sempre e apenas a nossa de origem. Jesus dizia por outro lado: “Deixa tudo e segue-me. Tua família será centuplicada”. E bem, existe também a “Família de Schoenstatt”, querida e pensada por seu Fundador, o Padre José Kentenich, que em 1914 na Alemanha, com um grupo de seminaristas se consagrou a Virgem, numa capela, que depois se transformou no Santuário da Virgem de Schoenstatt. Tal consagração foi chamada “Aliança de Amor” e se converteu no núcleo de todo o Movimento que com o tempo se difundiu por todo o mundo, […]

Leia mais

Três perguntas … sobre Schoenstatt no segundo século da Aliança de Amor

Olá, o meu nome é Duncan McVicar, eu sou da Escócia, Reino Unido, tenho 58 anos de idade, sou um Padre de Schoenstatt, ordenado no “Jubileu do centenário do nascimento do nosso Pai Fundador” em 1985. Estudei na Universidade de Münster e em Tuebingen, e também na Universidade de Loyola, em Chicago, nos EUA. Eu tive o prazer de trabalhar e viver em diferentes países, nomeadamente na Polónia, Índia, África do Sul e Argentina. Eu fiz parte da equipe que preparou o centenário da celebração do aniversário de nascimento do nosso Pai e Fundador em 1985, e também, em coordenação […]

Leia mais

A família e a vida real: A vocação para educar os filhos

Na sua catequese da Audiência Geral – celebrada na terceira quarta-feira de Maio, na Praça de S. Pedro e na presença de vários milhares de fiéis e peregrinos provenientes de numerosos países – o Papa Francisco prosseguiu as suas reflexões sobre a família e a vida real, detendo-se, nesta ocasião, numa das suas vocações fundamentais, a saber: a educação dos filhos. Texto completo da catequese do Papa Francisco A família e a vida real: A vocação para educar os filhos Estimados irmãos e irmãs, hoje quero dar-vos as boas-vindas porque vi entre vós numerosas famílias: bom dia a todas as […]

Leia mais

Sinergia

O “segredo” de todo o crescimento é a sinergia. È válido para uma empresa, um colégio, universidade. Também para um Movimento como Schoenstatt. Definimo-lo Não fica mal uma citação de M. Wheatley, perita em organização:” A acção precede a planificação porque é o que cria o meio ambiente favorável à iniciativa de cada um sob o olhar atento e motivador do responsável. Sair da burocracia e viver numa organização consciente que sabe abraçar tudo o que é vida e a capacidade de resposta ao caos. O amor e o respeito por cada iniciativa nas organizações, […]

Leia mais

O verdadeiro amor é concreto

Todos os setores da Igreja, e outros tantos fora dela, crentes ou não, têm recebido as palavras claras e esperançosas, muitas vezes motivadoras de Francisco, para se assumir a responsabilidade que todos temos de construir um mundo de acordo com a vontade de Deus, na força do Espírito e no caminho de Cristo. Cardeais e bispos, sacerdotes, religiosos e religiosas, noviços e seminaristas, famílias, jovens e idosos, comunidades e instituições têm recebido essa proposta de sair “às ruas”, levando não uma esperança utópica, mas aplicada a gestos concretos, em projetos evangelizadores de vida ao ser humano, esteja onde estiver; e […]

Leia mais

Três perguntas…sobre o Schoenstatt do segundo século da Aliança (13)

Hoje responde: Marcelo Luzardi – Membro da Liga Apostólica das Famílias – Director da Revista Tüparenda, órgão de difusão do Movimento no Paraguai • A meio ano de peregrinarmos pelo segundo século da Aliança de Amor… Como sonha este Schoenstatt no seu ser, no seu estar na Igreja e no mundo e, na sua tarefa? Sonho com um Movimento que, em contínua expansão, presenteia à Igreja e ao Mundo a sua vinculação especial a Maria e a sua rica pedagogia. Mas, um Movimento que, apesar de amplo, não perde a sua maturidade, as suas bases firmes e a fidelidade à […]

Leia mais

Desenvolver em conjunto a família e a profissão – uma nova dimensão

Oito casais e seus filhos reuniram-se no domingo, 19 de abril de 2015, para o terceiro encontro de famílias em Friedberg, Gossau. O tema deste ano: “Desenvolver em conjunto a família e a profissão – uma nova dimensão” é, com certeza, uma exigência para cada casal. Por isso, todos tinham grande interesse na conferência de Melanie e Ulrich Grauert, que haviam confrontado o tema em profundidade. Enquanto as crianças se divertiam com jogos e eram recebidos pelas jovens cuidadoras, cada um dos assistentes do encontro apresentou-se brevemente e, como bonita introdução, compartilhou um acontecimento que […]

Leia mais