NOTÍCIAS DE SCHOENSTATT

Notícias de Schoenstatt kd1708-informe em mail.mchosting.eu
Domingo Março 15 20:48:32 CET 2015



 

 

15 de março de 2015

 

 

Apaixonei-me por Maria 

Marisabel Soto é uma estudante universitária da Guatemala que se apaixonou por Schoenstatt e sonha em participar no movimento em Guatemala. Ao receber a sua carta, a redação de Schoenstatt.org pô-la em contacto com o Pe. Miguel Rodríguez OSB, iniciador de Schoenstatt em Esquípulas, e com o Pe. Julio Celada, que, de há uma ano a esta parte, faz peregrinar a Mãe Peregrina de Schoenstatt em Alto Veracruz no norte do país. Na sua carta, Marisabel narra una história do encontro com Maria através de Schoenstatt… e, contando com a solidariedade de schoenstatteanos em rede, tal vez a história real do início de Schoenstatt noutra parte de Guatemala, em Fraijanes, a cerca de 40 km. do sul de Guatemala City.

http://www.schoenstatt.org/pt/news/2524/55/Apaixonei-me-por-Maria.htm

 

A velhice “também contem uma graça e uma missão, uma vocação verdadeira” 

O valor e a importância dos avós na família, foi o tema da catequese do Papa Francisco durante a Audiência Geral das quartas-feiras celebrada na Praça de S. Pedro. Em primeiro lugar, Francisco afirmou que se identificava com os anciãos porque tinha a idade deles. “Quando estive nas Filipinas – comentou divertido – as pessoas chamavam-me “Lolo Kiko”, ou seja, ”avô Francisco” e, sublinhou que, ainda que, a sociedade tenda a marginalizar as pessoas mais velhas, o Senhor não o faz, pelo contrário : chama para O seguir em todas as etapas da vida porque a velhice “também contem uma graça e uma missão, uma vocação verdadeira”.“Podemos dar graças ao Senhor pelos benefícios recebidos, e preencher o vazio da ingratidão que o circunda – sugeriu o Pontífice - Podemos interceder pelas expectativas das novas gerações e conferir dignidade à memória e aos sacrifícios das passadas. Podemos recordar aos jovens ambiciosos que uma existência sem amor é uma vida árida. Podemos dizer aos jovens medrosos que a angústia em relação ao futuro pode ser derrotada. Podemos ensinar aos jovens demasiado apaixonados por si mesmos que há mais alegria em dar do que em receber. Os avôs e as avós formam o «coral» permanente de um grande santuário espiritual, onde a oração de súplica e o canto de louvor sustentam a comunidade que trabalha e luta no campo da vida”.

http://www.schoenstatt.org/pt/news/2521/55/A-velhice-tambem-contem-uma-graca-e-uma-missao-uma-vocacao-verdadeira.htm

 

Ano Santo da Misericórdia – Desafio da cultura de Aliança 

Acabo de chegar da Basílica de S. Pedro. Estava à cunha, como sempre que há alguma Liturgia celebrada pelo Santo Padre. Hoje, no segundo aniversário do início do seu Pontificado, o Papa Francisco presidia uma Celebração Penitencial. Durante a Homilia, em que falava do Deus que nunca se cansa de nos perdoar, anunciou que tinha tomado uma decisão: com palavras que saíam do mais profundo do seu coração disse que proclamava um “Ano Santo da Misericórdia” que terá início na Festa da Imaculada Conceição, em Dezembro deste ano. As suas palavras comoveram quem as escutou; o aplauso espontâneo que ressoou na Basílica foi a maneira de o demonstrar.

http://www.schoenstatt.org/pt/news/2519/55/Ano-Santo-da-Misericordia-Desafio-da-cultura-de-Alianca.htm

 

Mons. Robert Zollitsch: Visão e posta em marcha – a Igreja a caminho do futuro (1) 

“O Papa olha para a frente e exige que a Igreja se ponha em marcha, porque a Palavra de Deus quer provocar este, permanente, dinamismo de saída” (EG 20). Quem só deseja olhar para trás e conservar, perde o futuro. Por isso, o Papa exige passar “de uma Pastoral de simples manutenção para uma Pastoral, decididamente missionária”.Mons. Robert Zollitsch, Arcebispo Emérito de Friburgo e, até 2013, Presidente da Conferência Episcopal da Alemanha, serviu-se da “”Evangelii Gaudium” como fio conductor para uma conferência que proferiu, a propósito de Centenário de Schoenstatt, em cooperação com a Domschule de Würzburg, em 19 de Novembro de 2014. Nela, falou sobre a Visão da Igreja presenteada e entregue a Schoenstatt, mostrando-A como “uma Visão da Igreja sobre o fundamento da imagem da Igreja do Concílio Vaticano II e, sobre o pano de fundo da Exortação Apostólica “Evangelii Gaudium”. Schoenstatt.org regozija-se de poder oferecer esta conferência a toda a Família de Schoenstatt, publicando-a, nas próximas semanas, capítulo por capítulo.

http://www.schoenstatt.org/pt/news/2517/55/Mons-Robert-Zollitsch-Visao-e-posta-em-marcha-a-Igreja-a-caminho-do-futuro-1.htm

 

Desde Friburgo a Schoenstatt e Kevelaer 

"Schoenstatt/Vallendar do Reno, que celebrou o ano passado o jubileu pelo seu centenário é o centro de um Movimento espiritual mundial. O seu centro é uma pequena capela no vale, onde se venera María como “Mãe Três Vezes Admirável”. A imagem de graças, que chegou há cem anos desde Friburgo a Schoenstatt, difundiu-se por todo o mundo, “como puderam experimentar o ano passado os membros do coro da catedral, na sua viajem à América do Sul” – diz o anúncio da peregrinação, com o qual o coro da catedral convida os seus membros, amigos e conhecidos. Durante a referida viajem, o coro organizou, entre outras atividades, a celebração do centenário do Movimento de Schoenstatt de Buenos Aires, no Teatro Colón, famoso teatro da cidade – uma vivência que comove e entusiasma até agora.

http://www.schoenstatt.org/pt/news/2523/55/Desde-Friburgo-a-Schoenstatt-e-Kevelaer.htm

 

Dois anos com Francisco – em Aliança Solidária 

Como celebra Francisco o aniversário da sua eleição? Confessando. Na sexta-feira 13 de Março, o Papa Francisco presidirá uma Celebração Penitencial, na Basílica de S. Pedro para, dar início à iniciativa intitulada “24 horas para o Senhor”, promovida pelo Conselho Pontifício da Nova Evangelização. É um convite à Igreja do mundo inteiro que, tem por Lema “Deus rico em Misericórdia”. Na sua Mensagem da Quaresma 2015 diz: ”Não esqueçamos a força da oração de tantas pessoas. A iniciativa “24 horas para o Senhor” que, desejo que se celebre em toda a Igreja – também a nível Diocesano -, nos dias 13 e 14 de Março, é expressão desta necessidade da oração”.

http://www.schoenstatt.org/pt/news/2518/55/Dois-anos-com-Francisco-em-Alianca-Solidaria.htm

 

Quantas vezes, na Igreja, temos Jesus dentro e não deixamos sair... 

Todos dentro da Igreja, e muitos fora dela, fiéis ou não, têm recebido suas palavras claras e cheias de esperança, muito motivadoras, para assumir a responsabilidade que temos para construir um mundo conforme a vontade de Deus, na força do Espírito e no caminho de Cristo. Cardeais e bispos, sacerdotes, religiosos e religiosas, noviços e seminaristas, famílias, jovens e idosos, comunidades e instituições têm recebido a proposta de sair “às ruas”, de levar não uma esperança utópica, mas concretizada em atos, em projetos evangelizadores de vida do ser humano, esteja onde estiver; mesmo que na “periferia”, com todos os riscos e perigos envolvidos. Prefiro uma igreja acidentada porque sai a servir, do que uma Igreja enferma por fechar-se em si mesma, ele nos repete constantemente. Testemunho de tudo isso está disponível em schoenstatt.org onde, semana a semana, são apresentados textos que nos impulsionam em nossa própria peregrinação rumo ao jubileu de 2014. Sem dúvida, uma vez que somos Igreja, essas palavras também são dirigidas a todos nós. Como se alegria o Fundador com esse impulso missionário que nos é presenteado a partir do próprio coração da Igreja! (P. José María García)

http://www.schoenstatt.org/pt/news/2516/55/Quantas-vezes-na-Igreja-temos-Jesus-dentro-e-nao-deixamos-sair.htm

 

Mons. Robert Zollitsch: Visão e posta em marcha – a Igreja a caminho do futuro (2) 

“O Papa olha para a frente e exige que a Igreja se ponha em marcha, porque a Palavra de Deus quer provocar este, permanente, dinamismo de saída” (EG 20). Quem só deseja olhar para trás e conservar, perde o futuro. Por isso, o Papa exige passar “de uma Pastoral de simples manutenção para uma Pastoral, decididamente missionária”.Mons. Robert Zollitsch, Arcebispo Emérito de Friburgo e, até 2013, Presidente da Conferência Episcopal da Alemanha, serviu-se da “”Evangelii Gaudium” como fio conductor para uma conferência que proferiu, a propósito de Centenário de Schoenstatt, em cooperação com a Domschule de Würzburg, em 19 de Novembro de 2014. Nela, falou sobre a Visão da Igreja presenteada e entregue a Schoenstatt, mostrando-A como “uma Visão da Igreja sobre o fundamento da imagem da Igreja do Concílio Vaticano II e, sobre o pano de fundo da Exortação Apostólica “Evangelii Gaudium”. Schoenstatt.org regozija-se de poder oferecer esta conferência a toda a Família de Schoenstatt, publicando-a, nas próximas semanas, capítulo por capítulo. Hoje: II - A Igreja conduzida pelo Espírito Santo.

http://www.schoenstatt.org/pt/news/2520/55/Mons-Robert-Zollitsch-Visao-e-posta-em-marcha-a-Igreja-a-caminho-do-futuro-2.htm

 

Francisco de Buenos Aires 

Francisco de Buenos Aires é um documentário que tem por objetivo retratar a vida de Jorge Mario Bergoglio a partir do ponto de vista de seus entes queridos e daqueles que mais o conhecem. Às vésperas do segundo aniversário da eleição do Cardeal argentino como Papa, esse filme chega aos cinemas da Argentina e se propõe fazer conhecer o Papa Francisco por meio de sua vida, de suas palavras e do testemunho daqueles que mais o conhecem. Porém, fundamentalmente, por sua gestão nos dois primeiros anos de seu papado, das medidas de fundo que adotou e seus resultados.

http://www.schoenstatt.org/pt/news/2522/55/Francisco-de-Buenos-Aires.htm
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://mail.mchosting.eu/pipermail/kd1708-informe/attachments/20150315/c6b9cf3a/attachment-0001.htm>
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo não-texto foi limpo...
Nome: não disponível
Tipo: image/jpeg
Tamanho: 111521 bytes
Descrição: não disponível
URL: <http://mail.mchosting.eu/pipermail/kd1708-informe/attachments/20150315/c6b9cf3a/attachment-0001.jpeg>


Mais detalhes sobre a lista de discussão KD1708-Informe