NOTÍCIAS DE SCHOENSTATT

Notícias de Schoenstatt kd1708-informe em mail.mchosting.eu
Domingo Janeiro 18 20:14:45 CET 2015







18 de janeiro de 2015





Agradecemos, Mãe, por vir à nossa cidade 

Depois de muito tempo de preparação, a Imagem da MTA foi entronizada na Paróquia Virgem do Rosário, de Horqueta. A cerimônia religiosa foi celebrada pelo Pe. Nelson Ramirez, que destacou a presença da Mãe de Schoenstatt nesse lugar.

http://www.schoenstatt.org/pt/news/2443/55/Agradecemos-Mae-por-vir-a-nossa-cidade.htm



Temos um Senhor que é capaz de chorar conosco, de nos acompanhar nos momentos mais difíceis da vida 

"Foi, com certeza, a homilia mais pessoal, a mais sentida, de todas que Francisco já pronunciou nestes últimos dias”, disse um jornalista da Espanha. A que saiu do coração. Diante de milhares de pessoas, muitos deles sobreviventes da catástrofe do tsunami Yolanda, durante outro forte temporal tropical, e vestindo durante a cerimônia a mesma capa de chuva amarela dos fiéis, para se tornar um deles, Francisco pediu permissão para se dirigir a eles em espanhol. Deixou de lado os papéis, o discurso preparado, e começou a falar. Lenta, porém apaixonadamente, improvisando totalmente, dirigindo-se, de coração a coração, a cada pessoa que o escutava, entre aplausos, lágrimas e uma profunda emoção que aquecia a todos aqueles que, mais uma vez, desafiaram a força da natureza. Milhares de fiéis chorando, mas reconfortados pelas palavras de Francisco.

http://www.schoenstatt.org/pt/news/2451/55/Temos-um-Senhor-que-e-capaz-de-chorar-conosco-de-nos-acompanhar-nos-momentos-mais-dificeis-da-vida.htm



Albergue hoje 

Na Catedral de Bonn, uma basílica construída sobre os túmulos dos mártires Casio e Florencio, da região de Tebas, está montado o presépio da cidade. Representa o nascimento de Cristo em uma tenda de refugiados, com a cidade de Bonn como tela de fundo. Está ali, quase como um corpo estranho, como um desafio e um questionamento, a disponibilidade das pessoas para receber refugiados, explica Schumacher, deão da cidade, na página da internet da Catedral de Bonn. Um anjo segura um ostensivo letreiro nas alturas, no qual se pode ler a palavra “paz” em vários idiomas. As figuras que se encontram ao redor mostram diferentes reações. Muitas se apressam para ir ao presépio, outras olham assombradas, perguntando-se o que significa a estrela sobre a cidade.

http://www.schoenstatt.org/pt/news/2450/55/Albergue-hoje.htm



O Natal com os mais necessitados 

Mais um ano, em que, os Pioneiros e as Aliadas, de Schoenstatt de Madrid, organizaram um campanha de Natal que, uniu os Peregrinos e Famílias, à volta dos Santuários de Pozuelo e de Serrano e, também , os alunos e famílias do Colégio Monte Tabor, com a finalidade de levarem um raio de esperança, em forma de uma caixa com comidas de Natal, para famílias e pessoas sós que, diariamente, são utentes, de um refeitório social, em Móstoles, uma cidade dos arredores de Madrid.

http://www.schoenstatt.org/pt/news/2446/55/O-Natal-com-os-mais-necessitados.htm



A caminho de uma economia para o Bem-Comum – Convite para Loppiano 

Em Loppiano, próximo de Florença, surge a primeira de muitas outras iniciativas do Movimento dos Focolares no mundo. O Movimento dirige aí algumas atividades e um centro de encontros, oferece cursos de formação para jovens, famílias, sacerdotes e religiosas, bem como para quem quiser juntar-se às comunidades Focolares que inclui dois anos de formação básica. É em Loppiano que terá lugar um congresso económico em Março de 2015. Tudo começou em 1999 quando o Papa João Paulo II teve a ideia de todas as comunidades cristãs na Europa se unirem para renovar a Europa. Em 2004 mais de nove mil participantes provenientes de mais de 140 comunidades cristãs da Europa encontraram-se, pela primeira vez, em Stuttgard. Desde aí tiveram início numerosas iniciativas e encontros.

http://www.schoenstatt.org/pt/news/2449/55/A-caminho-de-uma-economia-para-o-Bem-Comum-Convite-para-Loppiano.htm



Ele permaneceu sempre fiel às pessoas que lhe foram confiadas 

O funeral de padre Franz Bruegger, que morreu no dia 08 janeiro de 2015, teve lugar no sábado, dia 17 de janeiro em Schoenstatt. O Pe. Theo Breitinger, Provincial da Província Sion, enviou o obituário que Schoenstatt.org divulgou. O Pe. Brügger trabalhou pastoralmente em vários países - Alemanha, Índia, Nigéria, EUA, Reino Unido, e passou um ano sabático no Chile. Para Schoenstatt, na Inglaterra, o Pe. Bruegger é aquele que fundou o movimento desde o início dos anos setenta. Portanto é com alegria que divugamos alguns dos testemunhos partilhados pelos Padres de Schoenstatt, na Inglaterra. Além disso, há um vídeo - em Inglês - com o Pe Bruegger a compartilhar o que o impressionou no Chile.

http://www.schoenstatt.org/pt/news/2448/55/Ele-permaneceu-sempre-fiel-as-pessoas-que-lhe-foram-confiadas.htm



Os céus abertos 

O último Ângelus, antes do início da viagem do Papa Francisco ao Sri Lanka e Filipinas, teve como centro a festa do Batismo do Senhor que, como explicou o Santo Padre, conclui o tempo de Natal. Por isso, destacou , “um cristão e uma comunidade que estão “surdos” à voz do Espírito Santo, que o conduz a levar o Evangelho aos confins da terra e da sociedade, convertem-se também num cristão e numa comunidade “muda” que não falam e não evangelizam”. Com o acontecimento do Batismo de Jesus terminou o tempo dos “céus fechados” – explicou o Santo Padre – que indicam a separação entre Deus e o homem como consequência do pecado. “Os ‘céus abertos’, pelo contrário, disse, indicam que Deus deu a sua graça para que a terra dê o seu fruto. Deste modo, a terra transforma-se na morada de Deus entre os homens e cada um de nós tem a possibilidade de encontrar o Filho de Deus. Podemo-lo encontrar realmente presente nos sacramentos, especialmente na Eucaristia. Podemo-lo reconhecer no rosto dos nossos irmãos, em particular nos pobres, nos doentes, nos reclusos, nos refugiados que são, a carne viva do Cristo sofredor e a imagem visível do Deus invisível”.

http://www.schoenstatt.org/pt/news/2444/55/Os-ceus-abertos.htm



A Santa Liberdade de Espírito 

“Quanto mais rezar e permitir a ação do Espírito Santo, mais atinge esta santa liberdade de espírito, o que o leva a fazer coisas que dão fruto tremendo." Estas foram as palavras Papa Francisco na Audiência da Família de Schoenstatt, no dia 25 de de outubro. Esta santa liberdade do Espírito é o que motivou uma jovem mulher a olhar para o seu papel num "mundo de homens", durante a Primeira Guerra Mundial E para permanecer nele. Ela descobriu que não havia lá mulheres. Depressa se convenceu: elas devem fazer parte, e eu vou ser uma delas!

http://www.schoenstatt.org/pt/news/2447/55/A-Santa-Liberdade-de-Espirito.htm



Obrigada, Sr. João! 

Depois de viajar dez vezes à cidade de Santa Maria/Brasil, senti a necessidade de voltar a seguir as pegadas do Sr. João Pozzobon neste ano, na peregrinação anual de setembro. Meu desejo surgiu durante o encontro que houve na cidade de Santa Rosa Misiones com a sra. Elodía de Cardozo, coordenadora da região Sul da Campanha da Mãe Peregrina. Comentei com ela a respeito de Claudia, minha filha, que tinha muita vontade de ter um filho, mas estava sem condições por causa de alguns problemas em sua saúde.

http://www.schoenstatt.org/pt/news/2440/55/Obrigada-Sr-Joao.htm



“Karl Leisner é uma inspiração” 

O 70o aniversário de ordenação sacerdotal de Karl Leisner não foi comemorado somente em sua cidade natal – Kleve (ver o artigo do pároco Stefan Keller, de 17/12/2014), mas também no monumento comemorativo do campo de concentração de Dachau. Nessa ocasião, o Cardeal Reinhard Marx qualificou como exemplares a vida e o sofrimento do beato Karl Leisner, ordenado sacerdote há 70 anos, no campo de concentração de Dachau. “Karl Leisner é uma inspiração para todos nós”, disse o Arcebispo de Munique e Freising durante a Santa Missa em memória do sacerdote. “Existiram homens que não se calaram diante do poder mais brutal. Pelo contrário, como sinal de protesto, deixaram claro o seguinte: Sereis derrotados, esbirros [N.T.: empregados menores], declarou o cardeal durante a homilia na paróquia de Santa Cruz, em Dachau. Marx lembrou que a comunidade dos religiosos do Movimento de Schoenstatt prisioneiros em Dachau, à qual Leisner pertencia, chamava-se “Victor in vinculis”, “Vencedor em correntes”: “Foi uma ação conjunta de muitos e uma forte profissão de fé no sentido de que Aquele que virá é o vencedor, mesmo que tenha sido acorrentado e pregado na cruz. Isso obriga a todos nós para o futuro”.

http://www.schoenstatt.org/pt/news/2439/55/Karl-Leisner-e-uma-inspiracao.htm



A noite em que chegaram a Lampedusa... 

"Imigrantes mortos no mar por essas barcas que, em vez de terem sido um caminho de esperança, foram caminho de morte. Assim dizia a manchete do jornal. Desde que, há algumas semanas, soube dessa notícia, infelizmente repetida tantas vezes, meu pensamento voltava-se a ela repetidas vezes, como se fosse um espinho no coração que causa dor. Então, senti que precisava vir aqui para rezar, um gesto de proximidade, também para despertar a consciência de todos nós para que não se repita o que aconteceu. Que não se repita, por favor”. Assim falou Papa Francisco em 8 de julho de 2013, em seu discurso em Lampedusa, esse discurso que muitos chamam de “a encíclica de Lampedusa”. É um espinho no coração também para muitas pessoas do Movimento de Schoenstatt – o destino das pessoas que saem de sua pátria, que precisam deixar seus lares, que querem fugir... Antes do Natal, chegaram refugiados a um antigo hotel em Ebikon, Suíça. Os primeiros de um grupo de 50 ou 60...

http://www.schoenstatt.org/pt/news/2445/55/A-noite-em-que-chegaram-a-Lampedusa.htm



Francisco iniciou segunda-feira uma visita a Sri Lanka e Filipinas 

O Papa Francisco voltará à Ásia pela segunda vez em menos de seis meses, para uma visita ao Sri Lanka e às Filipinas nos próximos dias, visando enfatizar sua preocupação pelo diálogo inter-religioso, pela pobreza e pelo meio ambiente.

http://www.schoenstatt.org/pt/news/2442/55/Francisco-iniciou-segunda-feira-uma-visita-a-Sri-Lanka-e-Filipinas.htm



A Ti, amada Igreja obrigado, obrigado por seres mãe 

"O primeiro dia do ano é a Festa da Mãe de Deus, à qual, se segue a Epifania com a recordação dos Reis Magos. Escreve o evangelista Mateus:”Tendo entrado em casa, viram o Menino Com Maria, Sua Mãe, prostraram-se e adoraram-n’O. É a Mãe, quem depois de O ter gerado, apresenta o Filho ao mundo. Dá-nos Jesus e, mostra-nos Jesus”. Com estas palavras, apresentou o Papa Francisco, a primeira catequese das Audiências Gerais das quartas-feiras de 2015, dedicada à figura da mãe, tanto na família, como na comunidade cristã. “E, a Igreja – exclamou, no fim, o Papa – é nossa mãe. Não somos órfãos, temos uma mãe. Nossa Senhora, a Mãe da Igreja e nossa Mãe. Obrigado, queridas mães pelo que sois na família e, pelo que dais à Igreja e ao mundo.E, a Ti, amada Igreja, obrigado por seres Mãe. E, a Ti, Maria, Mãe de Deus, obrigado por nos mostrares Jesus”.

http://www.schoenstatt.org/pt/news/2438/55/A-Ti-amada-Igreja-obrigado-obrigado-por-seres-mae.htm


Faleceu o Pe. Franz Johannes Brügger 

No início da tarde de 08 de janeiro de 2015 o padre Franz Johannes Brügger (72), um membro da comunidade dos Padres de Schoenstatt, morreu inesperadamente. Um ex-Superior Provincial dos Padres de Schoenstatt e Presidente do Presidium Nacional do Movimento de Schoenstatt na Alemanha, morreu de um ataque cardíaco agudo quando entrava na Casa Provincial da comunidade no Monte Sion, Vallendar, no regresso de uma viagem particular com a duração de alguns dias.

http://www.schoenstatt.org/pt/news/2441/55/Faleceu-o-Pe-Franz-Johannes-Bruegger.htm
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://mail.mchosting.eu/pipermail/kd1708-informe/attachments/20150118/6d668af9/attachment-0001.htm>
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo não-texto foi limpo...
Nome: não disponível
Tipo: image/jpeg
Tamanho: 49022 bytes
Descrição: não disponível
URL: <http://mail.mchosting.eu/pipermail/kd1708-informe/attachments/20150118/6d668af9/attachment-0001.jpeg>


Mais detalhes sobre a lista de discussão KD1708-Informe