NOTÍCIAS DE SCHOENSTATT

Notícias de Schoenstatt kd1708-informe em mail.mchosting.eu
Segunda Fevereiro 23 19:48:01 CET 2015







23 de fevereiro de 2015





Santuário da Graça de Pentecostes 

Trata-se das 100 casas solidárias. Por cada Santuário, uma casa, como presente de Jubileu para a Mater! Claro que, eu também, queria ajudar e, a casa construída graças ao meu donativo, teria o nome do meu Santuário de Grupo “Santuário da Graça de Pentecostes”. No tempo que se seguiu, pensei muito no meu pequeno Santuário, que tem um lugar especial na minha casa há muitíssimos anos. Quantos? Pois, desde 1978 a Mater actua , também, desde aqui.

http://www.schoenstatt.org/pt/news/2499/55/Santuario-da-Graca-de-Pentecostes.htm



O “Jardim de Maria”, de Costa Rica, abre suas portas 

Desde há quase cinco anos, um grupo de casais schoenstattianos de San José, capital da Costa Rica, sonhava realizar um projeto que oferecesse a possibilidade de educar as crianças pela pedagogia do Pe. José Kentenich. Essas famílias, formadas na área da educação, sentiam o forte impulso de oferecer a riqueza de Schoenstatt ao mundo acadêmico e levá-la ao coração das famílias. Maria é a Grande Educadora e não apenas molda as crianças porque também, por meio delas, chega aos seus lares. Com essa intenção, foi constituída a Fundación Almenara [Fundação Almenara]; começaram a trabalhar intensamente para concretizar esse sonho.

http://www.schoenstatt.org/pt/news/2500/55/O-Jardim-de-Maria-de-Costa-Rica-abre-suas-portas.htm



“Fortalecei os vossos corações” (Tg 5,8) 

A mensagem do Papa Francisco para a Quaresma 2015 tem como título “Fortalecei os vossos corações”. O Santo Padre começa por lembrar que “a Quaresma é um tempo de renovação para a Igreja, para as Comunidades e para cada crente”, mas, sobretudo, é um “tempo de graça”. Francisco indica na sua mensagem – intitulada “Fortalecei os vossos corações” – que, um dos desafios mais urgentes sobre os quais quer deter-se é a “globalização da indiferença”.

http://www.schoenstatt.org/pt/news/2492/55/Fortalecei-os-vossos-coracoes-Tg-5-8.htm



Casa da Aliança - a nossa casa em Schoenstatt 

Sem a Casa da Aliança e de toda a maravilhosa infraestrutura lá construída, não teria sido possível preparar e realizar as celebrações jubilares em Schoenstatt. Todos nós sabemos disso, e por isso todos nós devemos aos proprietários e administradores - Fundação Maria Reina del Trabajo no Chile e o Schoenstatt-Bundesheim Internacional e.V. - a nossa gratidão incondicional. E agora? O Jubileu veio e passou. Será que a Casa da Aliança vai cair novamente num sono profundo? Não! Diz o padre Egon M. Zillekens após a última reunião do Bundesheim Internacional e.V. no início de fevereiro. A Casa da Aliança não vai fechar. A Fundação no Chile está procurando maneiras de entregar plenamente a Casa da Aliança a Schoenstatt, e o Pe Zillekens está confiante de que se conseguirá. Entretanto, podemos ver os contornos do que poderia acontecer nesta casa, "a nossa casa" em Schoenstatt.

http://www.schoenstatt.org/pt/news/2498/55/Casa-da-Alianca---a-nossa-casa-em-Schoenstatt.htm



Primeira madrugada 2015 no Santuário de Tucumán 

Em 14 de fevereiro de 2015, um sábado, às 7 horas da manhã, os Madrugadores do Santuário Jardim de Maria, de Tucumán, começaram a primeira madrugada do ano de 2015.

http://www.schoenstatt.org/pt/news/2493/55/Primeira-madrugada-2015-no-Santuario-de-Tucuman.htm



Todos nós temos feridas, todos: feridas espirituais, pecados, inimizades, ciúmes 

Todos dentro da Igreja, e muitos fora dela, fiéis ou não, têm recebido suas palavras claras e cheias de esperança, muito motivadoras, para assumir a responsabilidade que temos para construir um mundo conforme a vontade de Deus, na força do Espírito e no caminho de Cristo. Cardeais e bispos, sacerdotes, religiosos e religiosas, noviços e seminaristas, famílias, jovens e idosos, comunidades e instituições têm recebido a proposta de sair “às ruas”, de levar não uma esperança utópica, mas concretizada em atos, em projetos evangelizadores de vida do ser humano, esteja onde estiver; mesmo que na “periferia”, com todos os riscos e perigos envolvidos. Prefiro uma igreja acidentada porque sai a servir, do que uma Igreja enferma por fechar-se em si mesma, ele nos repete constantemente. Testemunho de tudo isso está disponível em schoenstatt.org onde, semana a semana, são apresentados textos que nos impulsionam em nossa própria peregrinação rumo ao jubileu de 2014. Sem dúvida, uma vez que somos Igreja, essas palavras também são dirigidas a todos nós. Como se alegria o Fundador com esse impulso missionário que nos é presenteado a partir do próprio coração da Igreja! (P. José María García)

http://www.schoenstatt.org/pt/news/2497/55/Todos-nos-temos-feridas-todos-feridas-espirituais-pecados-inimizades-ciumes.htm



“Abençoa também, Senhor, os meus inimigos” 

"Abençoa também, Senhor, os meus inimigos”. De repente as pessoas que estavam na fila do balcão da estação de correios desviaram toda a sua atenção para uma conversa sobre feridas e reconciliação, rivalidades no trabalho e na família, e na força que é preciso ter para que, quando pensamos em alguém que foi injusto connosco ou nos fez mal, não falemos mal dessa pessoa ou algo pior. “Dê-me mais dez”, disse a jovem mulher que tinha iniciado a conversa, “Nunca tinha visto um selo assim”. Atrás dela alguém comentou: “Creio que vou colocar um no meu escritório”. “Abençoa também, Senhor, os meus inimigos”. Esta semana saiu o selo especial comemorativo dos 100 anos do aniversário do Pe. Karl Leisner. As pessoas comovem-se com a simplicidade e a força da última frase, no dia 25 de julho de 1945, do diário deste jovem originário do Bajo Rin que morreu de tuberculose pouco depois de ser libertado do campo de concentração de Dachau: “Abençoa também, Senhor, os meus inimigos”. O centenário do seu nascimento será celebrado no dia 28 de fevereiro de 2015.

http://www.schoenstatt.org/pt/news/2491/55/Abencoa-tambem-Senhor-os-meus-inimigos.htm



O Papa Francisco surpreende o Sri Lanka e devolve donativo da Igreja 

Semanas após a visita do Papa Francisco ao Sri Lanka, realizada de 13 a 15 de Janeiro, a imprensa desse país asiático faz-se eco do gesto de caridade que, o Santo Padre, sem fazer alarde, teve para com os mais necessitados do país, onde 40% da população vive em condições de pobreza.

http://www.schoenstatt.org/pt/news/2496/55/O-Papa-Francisco-surpreende-o-Sri-Lanka-e-devolve-donativo-da-Igreja.htm


Curar feridas, recuperar e acompanhar a família 

"Quantas famílias feridas, quantos matrimônios desfeitos, quanto relativismo na concepção do sacramento do matrimônio”, disse o Santo Papa Francisco ao Movimento de Schoenstatt na audiência por ocasião do Jubileu de fundação, em 25 de outubro passado. “Então, não resta outro caminho se não fazer algo. Então, você pergunta: o que podemos fazer? Sim, podemos fazer belos discursos, declarações de princípios, às vezes temos que fazê-los, não acha? Ideias claras. Vejam, isso que vocês estão propondo não é casamento. É uma associação. Não é matrimônio. Ou seja, às vezes, você tem que dizer as coisas mais claras – e isso deve ser feito. Porém, a pastoral de ajuda, nesse caso, só pode ser feita ‘corpo a corpo’. Ou seja, acompanhar. E isso significa perder tempo. O grande mestre em perder tempo foi Jesus. Perdeu tempo acompanhando, fazendo amadurecer as consciências, curando feridas, ensinando. Fazer juntos essa jornada...” é a tarefa que assumimos como expositores no Congresso Internacional de movimentos, grupos e associações de família e vida, organizado pelo Pontifício Conselho para a Família, de 22 a 24 de janeiro, em Roma.

http://www.schoenstatt.org/pt/news/2494/55/Curar-feridas-recuperar-e-acompanhar-a-familia.htm



Schoenstatt no Quilimanjaro 

A 11 de Janeiro, Christoph Behmüller e Andreas Gerner, do sul da Alemanha, realizaram o seu sonho. Às 8h da manhã, sob um sol radiante, chegaram ao cume do ponto mais alto de África, o pico do Monte Quilimanjaro a 5895 m de altura. Aí, desfraldaram a bandeira de Schoenstatt que tinham levado. Christoph que é membro da Juventude Masculina de Schoenstatt, tinha levado o seu Santuário-Lar e, então renovaram a Aliança de Amor e, rezaram, especialmente, pela Família de Schoenstatt de África.

http://www.schoenstatt.org/pt/news/2485/55/Schoenstatt-no-Quilimanjaro.htm


O Senhor jamais se cansa de ter misericórdia de nós 

Ontem, Quarta-feira de Cinzas, o Santo Papa presidiu a tradicional procissão penitencial que saiu da Igreja de Santo Anselmo de Aventino até a Basílica de Santa Sabina, na mesma colina romana. Participaram muitos cardeais, arcebispos e bispos, além dos monges beneditinos de Santo Anselmo, os padres dominicanos de Santa Sabina e fiéis. Depois da procissão, Francisco presidiu a Celebração Eucarística com o rito da bênção e imposição das cinzas. O Papa recebeu as cinzas das mãos do Cardeal Josef Tomnko, titular da basílica, e depois impôs aos cardeais, alguns monges e fiéis.

http://www.schoenstatt.org/pt/news/2495/55/O-Senhor-jamais-se-cansa-de-ter-misericordia-de-nos.htm



A disponibilidade total para servir os outros é o nosso sinal distintivo, é o nosso título de honra! 

Neste Domingo pela manhã, na Basílica de S. Pedro, o Papa Francisco preside a concelebração da Missa com os novos Cardeais nomeados, por ele, no Consistório de sábado passado. Na sua Homilia, o Bispo de Roma lembrou os três conceitos chave que a Igreja nos propõe na Liturgia da Palavra de hoje: a compaixão de Jesus perante a marginalização e a sua vontade de integração. O caminho da Igreja é sempre o caminho de Jesus, o da Misericórdia e da integração, observou o Papa. Em consequência – sublinhou – a caridade não pode ser neutra, indiferente, morna ou imparcial. A caridade contagia, apaixona, arrisca e compromete. Porque a verdadeira caridade é, sempre, desmerecida, incondicional e gratuita. Aos “queridos novos Cardeais”, o Santo Padre repetiu, também, que esta é a lógica de Jesus, este é o caminho da Igreja: não só acolher e integrar, com valor evangélico, os que batem à porta mas, procurar, sem preconceitos e sem medo, os longínquos, manifestando-lhes, gratuitamente, o que, também, nós recebemos gratuitamente. A disponibilidade total para servir os outros é o nosso sinal distintivo, é o nosso único título de honra!

http://www.schoenstatt.org/pt/news/2490/55/A-disponibilidade-total-para-servir-os-outros-e-o-nosso-sinal-distintivo-e-o-nosso-titulo-de-honra.htm



Grande surpresa em Magdalena 

Acompanhadas pelas orações de muitos, dentro e fora da Argentina, e com a benção do Cardeal Paglia, recebida durante o Congresso do Pontifício Conselho para a Família, em fins de Janeiro, realizaram-se as Missões Familiares do Movimento de Schoenstatt de La Plata, na cidade de Magdalena. Como em anos anteriores, foram anunciadas e difundidas pelas emissoras de rádio e TV, nas quais a aceitação foi muito boa.

http://www.schoenstatt.org/pt/news/2486/55/Grande-surpresa-em-Magdalena.htm



"Possa o Povo de Deus encontrar sempre em nós a denúncia firme da injustiça e o serviço jubiloso da verdade" 

O Papa Francisco criou no sábado, 14 de fevereiro, quinze novos cardeais eleitores e outros cinco não eleitores, a quem exortou a denunciar toda a injustiça e a praticar a caridade com magnanimidade e benevolência. O ritual realizou-se na basílica de São Pedro e participou o papa emérito Joseph Ratzinger, a quem Francisco abraçou ao iniciar a cerimónia. Depois da profissão de fé e do juramento da prática, o Papa entregou a cada um o barrete vermelho e o anel. Vários dos novos cardeais vêm da Igreja “pobre e para os pobres”. Um vem de Tonga, um arquipélago cuja existência está ameaçada pela mudanças climáticas. Vários vivem em lugares atormentados pela violência das drogas e do crime organizado. Outro representa uma diminuta e remota igreja que viu, em primeira mão, o drama mortal dos migrantes no Mediterrâneo. Muitos dos novos cardeais trabalham em ambientes que Francisco, que acolheu os pobres da Argentina como Arcebispo de Buenos Aires, conhece demasiado bem. O Arcebispo de David, Panamá, José Luis Lacunza Maestrojuan, trabalha com povos indígenas para os proteger de interesses mineiros. Alberto Suárez Inda, de Morelia, México vive num lugar atormentado pela violência dos cartéis da droga.

http://www.schoenstatt.org/pt/news/2489/55/Possa-o-Povo-de-Deus-encontrar-sempre-em-nos-a-denuncia-firme-da-injustica-e-o-servico-jubiloso-da-verdade.htm



Um Schoenstatt realmente atraente: O jornal Rhein Zeitung referiu-se ao desfile de Schoenstatt no Carnaval de Vallendar 

“Serpentinas de papel voavam em redor da Imagem de Maria, duas caras de palhaço ladeavam a Mãe de Deus sorrindo com ar maroto para a multidão- e, ao pé da estátua com a cara do Pe. Kentenich, um barrete de bobo-da-corte branco e azul coroava o desfile. Igreja e Carnaval! Não houve receio algum de os misturar na Casa Mário Hiriart, em Schoenstatt” . Este é o princípio de um longo e humorístico artigo no “Koblenzer Rhein-Zeitung” sobre a participação de Schoenstatt no desfile de Carnaval de Vallendar. O Carnaval foi apresentado ao Sr. Rainer M. Götter, Irmão de Maria e, o facto é que a diversão e Schoenstatt encaixam perfeitamente.

http://www.schoenstatt.org/pt/news/2484/55/Um-Schoenstatt-realmente-atraente-O-jornal-Rhein-Zeitung-referiu-se-ao-desfile-de-Schoenstatt-no-Carnaval-de-Vallendar.htm



Os filhos são um dom 

Na sua catequese da audiência geral, celebrada na segunda quarta-feira de fevereiro na Praça de São Pedro, o Papa Francisco continuou as suas reflexões sobre a família, referindo-se, nesta ocasião, aos filhos como dom de Deus para os pais e a sociedade. Depois de destacar que um filho é amado por ser filho e não porque seja bonito, saudável, bom ou porque pense ou encarne os desejos dos seus pais, o Bispo de Roma recordou que ser filhos permite-nos descobrir a dimensão gratuita do amor, de ser amados apesar de não ter feito nada para merecê-lo, antes de saber falar ou pensar, e inclusive antes de vir ao mundo, “o que representa – disse – uma condição fundamental para conhecer o amor de Deus, fonte última deste autêntico milagre”.

http://www.schoenstatt.org/pt/news/2488/55/Os-filhos-sao-um-dom.htm



Tudo feito com carinho, dignidade e tecnologia: Assim são os duches no Vaticano para os “peregrinos sem-abrigo” 

A Esmolaria Apostólica informou, nesta sexta-feira, que estão concluídos os trabalhos para a instalação dos novos duches nas casa-de-banho sob a Colunata de Bernini, completando, deste modo, o projecto de ampliação deste serviço, para os pobres, na cidade de Roma, por intermédio das Paróquias que, aderiram à iniciativa, sobretudo naquelas onde já existiam cantinas e, onde há uma maior concentração de pessoas sem lar.

http://www.schoenstatt.org/pt/news/2487/55/Tudo-feito-com-carinho-dignidade-e-tecnologia-Assim-sao-os-duches-no-Vaticano-para-os-peregrinos-sem-abrigo.htm
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://mail.mchosting.eu/pipermail/kd1708-informe/attachments/20150223/0322a3e1/attachment-0001.htm>
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo não-texto foi limpo...
Nome: não disponível
Tipo: image/jpeg
Tamanho: 49022 bytes
Descrição: não disponível
URL: <http://mail.mchosting.eu/pipermail/kd1708-informe/attachments/20150223/0322a3e1/attachment-0001.jpeg>


Mais detalhes sobre a lista de discussão KD1708-Informe