NOTÍCIAS DE SCHOENSTATT

Notícias de Schoenstatt kd1708-informe em mail.mchosting.eu
Domingo Dezembro 7 16:44:11 CET 2014







7 de dezembro de 2014





Então, não resta outro caminho senão fazer alguma coisa. Então a tua pergunta, que podemos fazer? Sim, podemos fazer bons discursos, declarações de princípios, às vezes devemos, há que fazê-los, certo? As ideias claras. Vejam, isto que vocês estão a propor não é casamento. É uma associação. Mas não é casamento. Ou seja, às vezes temos que dizer coisas muito claras. E isto, é preciso dizê-lo. Mas a pastoral de ajuda, neste caso, tem que ser corpo a corpo. Ou seja acompanhar. E isto significa perder tempo. O grande mestre em perder tempo é Jesus, não é verdade? Perdeu tempo acompanhando, para fazer amadurecer as consciências, para curar feridas, para ensinar. Acompanhar, esse fazer caminho juntos.

Francisco a Schoenstatt



Movimento de Schoenstatt é homenageado na Câmara dos Deputados em sessão solene 

No dia 27 de novembro a Câmara dos Deputados em Brasília realizou uma sessão solene em homenagem ao centenário do Movimento. Participaram da sessão, Dom Fernando José Monteiro, Arcebispo da Arquidiocese Militar, Padre Alexandre Awi, Diretor Nacional do Movimento, Ir. M. Clades, Assistente Provincial do Instituto das Irmãs de Maria, o Deputado Paulo Pimenta (PT-RS), entre outros parlamentares e membros do movimento vindos de diversas partes do país.

http://www.schoenstatt.org/pt/news/2374/55/Movimento-de-Schoenstatt-e-homenageado-na-Camara-dos-Deputados-em-sessao-solene.htm



Saiamos, peregrinos , ao encontro do Senhor 

Começou o Tempo Santo do Advento. Ouvimos, como todos os anos, o chamamento: Saiamos, peregrinos, ao encontro do Senhor . Júbilo para os pobres, festa para o Homem: devemos preparar o caminho do Senhor. Na sua Mensagem Jubilar, na Audiência de 25 de Outubro, o Santo Padre Francisco ofereceu-nos um guião do Advento… rumo a este Natal e, para o segundo século de Schoenstatt. Deixamo-nos motivar e desafiar para mostrar, com factos, que saimos ao encontro , ao encontro do Senhor e dos pobres?, motivados pelos gestos do próprio Santo Padre – como as rifas dos seus presentes ou a instalação de duches para pessoas sem lar – um Papa que nos faz ser como Igreja, uma familia, ao partilhar do que é seu, saindo de si e pensando no outro …” paternidade maternal” como diría o Padre Kentenich.

http://www.schoenstatt.org/pt/news/2379/55/Saiamos-peregrinos-ao-encontro-do-Senhor.htm



Hô Maria 2014 – Vigília Mariana dos Homens, no Santuário – Tabor “Fundamento de Schoenstatt” – Brasil 

No dia 29 de Novembro de 2014 realizou-se a 8ª Hô Maria, no “Santuário – Tabor” Fundamento de Schoenstatt de Jacarézinho, Brasil. Neste ano Jubilar, a Vígília Mariana, em que só participam Homens, teve inicio às 20 h de Sábado (29 de Novembro), tendo terminado às 07h de Domingo (1 de Dezembro). Em relação ao ano passado – 217 - contou-se com a presença de um número superior de Homens – 240, vindos de diferentes cidades.

http://www.schoenstatt.org/pt/news/2380/55/Ho-Maria-2014-Vigilia-Mariana-dos-Homens-no-Santuario-Tabor-Fundamento-de-Schoenstatt-Brasil.htm



Jesùs Morán: é a hora da fidelidade criativa 

Jesús Morán, filósofo e teólogo espanhol, foi eleito o novocopresidente do Movimento dos Focolares na Assembleia geral 2014 realizada em setembro passado. Participou em Outubro, em conjunto com a Presidente do Movimento Focolar, Maria Voce, na audiência que o Papa Francisco concedeu ao Movimento Apostólico de Schönstatt. Numa entrevista com Aurora Nicosia, da assessoria de imprensa do Movimento Focolar, e também referindo-se à audiência com o Papa Francisco por ocasião da reunião geral do Movimento Focolar, tomou posição quanto à situação actual do Movimento – em alguns aspectos semelhante à do Movimento de Schönstatt no início do seu segundo século – e ao desafio da «fidelidade criativa»: "Trata-se de verificar quanto esta primeira geração entendeu verdadeiramente o dom carismático que Deus fez à Igreja e á humanidade com Chiara Lubich. Disso depende que a encarnação do carisma esteja à altura dele mesmo. É um momento de forte e nova autoconsciência que deve produzir como fruto um radicalismo de vida semelhante aos primeiros tempos do Movimento, ainda que diferente. É o momento da “fidelidade criativa”.

http://www.schoenstatt.org/pt/news/2370/55/Jesus-Moran-e-a-hora-da-fidelidade-criativa.htm



Peregrinação do agradecimento Crespo-Boca del Tigre 

"Provai primeiro que me amais realmente. Então estabelecer-me-ei de bom grado entre vós…” Depois de muitos esforços e uma suspensão por causa da chuva foi possível realizar a XXII Peregrinação do Agradecimento Crespo – Boca del Tigre. Desta vez a Mater ofereceu um dia perfeito para que com muita fé, reflexões, música e a recitação do Santo Terço dirigido pelas raparigas de Mensageiros de Maria se pudesse peregrinar uma vez mais até à Ermida da Mãe e Rainha.

http://www.schoenstatt.org/pt/news/2377/55/Peregrinacao-do-agradecimento-Crespo-Boca-del-Tigre.htm



Revendo Roma: O Papa Francisco e os encontros inesperados 

Há umas semanas atrás, eu compartilhei algumas reflexões sobre as nossas celebrações jubilares em Schoenstatt e como todos os momentos especiais para mim foram momentos de encontro - encontro com os outros e encontros com a Mãe de Deus.

http://www.schoenstatt.org/pt/news/2375/55/Revendo-Roma-O-Papa-Francisco-e-os-encontros-inesperados.htm



O nosso futuro: “Fiat” + "Volo" 

Há uns dias, um schoenstatteano do mundo da diplomacia pôde encontrar-se com o Santo Padre: ”Muito obrigado, por tudo o que nos disse em fins de Outubro”. O Papa Francisco assentiu com um gesto de cumplicidade. Ergeu o indicador direito, dizendo: “Portem-se bem, agora cumpram vocês!” Quereria o Papa apressar-nos em relação a “um Schoenstatt em saída?” E, em que mais…?

http://www.schoenstatt.org/pt/news/2378/55/O-nosso-futuro-Fiat-Volo.htm


Obrigado Padre Ludovico 

“… a pastoral de ajuda deve ser “corpo a corpo”. Ou seja, acompanhar. E, isto significa perder tempo. O grande mestre do perder tempo é Jesus, não é verdade? Perdeu tempo acompanhando, para fazer amadurecer as consciências, para curar as feridas, para ensinar. Acompanhar significa caminhar juntos”. Estas Palavras do Papa Francisco, dirigidas à Família de Schoenstatt, em 25 de Outubro passado, espelham plenamente o trabalho que o Pe. Ludovico Tedeschi fez aqui na Sicília e, em toda a Itália, nestes doze anos, “perdeu tempo” connosco, acompanhou-nos, com simplicidade, com humildade, caminhou junto connosco.

http://www.schoenstatt.org/pt/news/2376/55/Obrigado-Padre-Ludovico.htm



O que significa a “Cultura do Encontro?” 

É a mensagem dentro da mensagem do Papa Francisco a Schoenstatt: “Cultura do encontro é cultura da aliança. E isso gera solidariedade. Solidariedade eclesial. Vocês sabem que é uma das palavras que está em risco. Assim como todos os anos ou a cada três anos, a Real Academia espanhola se reúne para ver as novas palavras que são criadas, porque somos uma língua viva, acontece com todas as línguas vivas, assim também como outras vão desaparecendo, porque são línguas mortas, ou seja, morrem. E já não são mais usadas. E sendo uma língua viva tem palavras mortas, certo? A que está a ponto de morrer, ou porque querem matá-la, querem tirar do dicionário, é a palavra “solidariedade”, não é mesmo? E aliança significa solidariedade. Significa criação de vínculos, não destruição de vínculos. E, hoje em dia, estamos vivendo nessa cultura, nessa cultura do provisório, que é uma cultura de destruição de vínculos”. Cultura do encontro é cultura da aliança. Como cada mensagem, como cada expressão repetida muitas vezes, corre o risco de se transformar em slogan. Cultura da aliança não é simplesmente ter um melhor trato dentro da família de Schoenstatt (por mais importante que isso seja). Cultura do encontro não é simplesmente encontrar-se. A “mensagem dentro da mensagem” é para nos interpelar na certeza de já saber o que significa “cultura da aliança”. O que é “cultura do encontro?” O que são o encontro e o des-encontro de que Francisco fala na audiência (gerando um desafio tão grande para os tradutores)?

http://www.schoenstatt.org/pt/news/2367/55/O-que-significa-a-Cultura-do-Encontro.htm



Amigos de Juntos pela Europa trabalhando 

Em Planina, Eslovênia, aconteceu o 9o Encontro dos ‘Amigos’ de Juntos pela Europa. De 13 a 15 de novembro, mais de 100 representantes de Movimentos eclesiais e comunidades de várias Igrejas.

http://www.schoenstatt.org/pt/news/2373/55/Amigos-de-Juntos-pela-Europa-trabalhando.htm



10 lições de liderança do Papa Francisco em Estrasburgo 

Os dois discursos do Papa Francisco no Parlamento Europeu e no Conselho da Europa de 24 de novembro 2014 estão plenos de ideias profundas que poderiam ajudar políticos, economistas, empresários e servidores públicos em todo o mundo.

http://www.schoenstatt.org/pt/news/2371/55/10-licoes-de-lideranca-do-Papa-Francisco-em-Estrasburgo.htm



Emocionante encontro do Papa Francisco com crianças refugiadas na Turquia 

O Papa Francisco viveu um dos seus encontros mais emocionantes, pouco antes de terminar a sua viagem à Turquia, antes de apanhar o avião que o levava de volta a Roma.

http://www.schoenstatt.org/pt/news/2372/55/Emocionante-encontro-do-Papa-Francisco-com-criancas-refugiadas-na-Turquia.htm



Paz, acolhimento, dignidade da pessoa e do trabalho na mensagem do Papa à Europa 

Na cordial mensagem de esperança e de estímulo que o Papa Francisco dirigiu, hoje, à Europa, voltei a encontrar, com gratidão renovada, alguns temas que o Bispo de Roma dirigiu à nossa Comunidade no decorrer da sua visita de 15 de Junho passado. Também, nessa altura, o Papa se dirigia a uma Europa “cansada”, “envelhecida” e a exortava a voltar a encontrar as raízes que, lhe são próprias, para se rejuvenescer, combatendo “a cultura do deitar fora” e revitalizando as suas energias mais escondidas, incluindo os Jovens, os Idosos e os Migrantes. Assim, o Presidente da Comunidade de Santo Egídio, Marco Impagliazzo, comentando os dois discursos pronunciados pelo Papa Francisco durante a visita a Estrasburgo ao Parlamento Europeu e ao Conselho Europeu.

http://www.schoenstatt.org/pt/news/2368/55/Paz-acolhimento-dignidade-da-pessoa-e-do-trabalho-na-mensagem-do-Papa-a-Europa.htm



-----
Se certificó que el correo no contiene virus.
Comprobada por AVG - www.avg.es
Versión: 2015.0.5577 / Base de datos de virus: 4235/8695 - Fecha de la versión: 07/12/2014
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://mail.mchosting.eu/pipermail/kd1708-informe/attachments/20141207/7acd4b2c/attachment-0001.htm>
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo não-texto foi limpo...
Nome: não disponível
Tipo: image/jpeg
Tamanho: 49022 bytes
Descrição: não disponível
URL: <http://mail.mchosting.eu/pipermail/kd1708-informe/attachments/20141207/7acd4b2c/attachment-0001.jpeg>


Mais detalhes sobre a lista de discussão KD1708-Informe