NOTÍCIAS DE SCHOENSTATT

Notícias de Schoenstatt kd1708-informe em mail.mchosting.eu
Domingo Agosto 31 17:57:38 CEST 2014







31 de agosto de 2014





“Cristo não anula as culturas”...e , também não, a Aliança de Amor 

Cristo não anula as culturas”. Disse-o o Papa Francisco na primeira Audiência, a seguir, à sua viagem à Coreia, a primeira viagem no espaço cultural asiático. Nestas palavras vibram, em conjunto, a sua alegria palpável pela cultura coreana completamente diferente e a sua capacidade de comunicação para se aproximar, se nivelar, com Homens desta ou daquela cultura mesmo sem falar a sua língua. Cristo não anula as culturas, não anula as diferenças e as características específicas dos povos e nações. E, o Papa Francisco acrescenta: “Podemos aprender uns com os outros, podemos enriquecer-nos mutuamente”. É a Visão de uma Igreja universal, não sob o menor denominador comum, mas na alegria pelo que é característico, do qual brota o espanto pelo que é alheio a nós, pelo outro. A Aliança de Amor é concebida deste modo. Aliança dos Povos, das Culturas, das Mentalidades. Uma cultura com o selo da Aliança, na qual, nenhum espaço deve ser deixado, aberto, ao desejo de se pôr sob os focos e, onde o outro não é ameaça, mas enriquecimento. Esta é a percepção do Pe. Kentenich sobre a internacionalidade.E, há uma Casa – onde, por detrás de cada porta, se pode, simbolicamente, fazer esta experiência- que está a surgir no Centro Internacional de Roma - Belmonte.

http://www.schoenstatt.org/pt/news/2201/55/Cristo-nao-anula-as-culturas-e-tambem-nao-a-Alianca-de-Amor.htm



Sector Brasilândia, onze anos em missão, com a Mãe Peregrina 

No sábado, dia 23 de agosto, no Santuário Mãe Rainha, em Jaraguá- São Paulo - Brasil, realizou-se o Encontro da Região Brasilândia, da Campanha da Mãe Peregrina. Comemorava-se o 11° aniversário da chegada da Peregrina Auxiliar, do sector Brasilândia, ao Distrito paulistano do mesmo nome.

http://www.schoenstatt.org/pt/news/2204/55/Sector-Brasilandia-onze-anos-em-missao-com-a-Mae-Peregrina.htm



Um livro para a peregrinação a Schoenstatt 

Enquanto que, em muitos países, centenas de pessoas se alistam para peregrinar a Schoenstatt e a Roma, para o Jubileu, põem-se à disposição dois livros para se preparar o Encontro com estes lugares santos: os dois pólos da celebração jubilar. “Nas pegadas do Pe. Kentenich, em Roma”, de Mons. Peter Wolf, publica-se, por estes dias como E.Book em Espanhol, Inglês. Português e Italiano. “Em Aliança, um caminho de vida” é uma oferta de um grupo de chilenos para a peregrinação a Schoenstatt.

http://www.schoenstatt.org/pt/news/2199/55/Um-livro-para-a-peregrinacao-a-Schoenstatt.htm



A nossa Nossa Senhora da ternura 

O Concílio Vaticano II impulsionou a deixar, para trás, os lastros antiquados. Num pais foi nomeada uma comissão de especialistas. O seu trabalho era rever os Cãnticos Litúrgicos e de piedade popular. O mais rígido, de entre os peritos, era um afamado liturgista. Ele impôs, como exigência absoluta, apagar as palavras “terno” e “doce”, de cada vez que, estas apareciam. Pouco depois, o liturgista foi para um deserto viver como rigoroso ermitão. Quatro anos mais tarde, deixou o ministério sacerdotal e declarou aos seus amigos:”o catolicismo é uma arca frigorífica, sem temperatura, nem sentimento”.

http://www.schoenstatt.org/pt/news/2205/55/A-nossa-Nossa-Senhora-da-ternura.htm



“Com flores para Maria” ou “não teríamos entrado nunca na Capela da rua Serrano” 

"Un lugar maravilloso / donde poder descansar/ de este mundo proceloso, / lejos de la gran ciudad;/ el regato rumoroso/ te acompaña al pasear, /regando el bosque frondoso / que aporta serenidad. /El corazón generoso de María / se nos da, /al acercarnos piadosos/ en busca de su amistad". Um dos quatro poemas escritos por José García Velázquez, de Segovia, Espanha depois de estar em Schoenstatt nos dias 7 e 8 de julho de 2014, e colocados à disposição de schoenstatt.org “para o que acharem oportuno”. Em primeiro lugar, oportuno para o “maravilhar kentenikiano” (condição prévia para o verdadeiro encontro e a aliança com Deus e os homens, e o crescimento pessoal), em segundo lugar, para a “curiosidade jornalística” (num certo sentido o mesmo que o anterior, chamado também interesse desinteressado), e depois, claro, para oferecer estes poemas ao mundo.

http://www.schoenstatt.org/pt/news/2203/55/Com-flores-para-Maria-ou-nao-teriamos-entrado-nunca-na-Capela-da-rua-Serrano.htm



Casa Sede é vestida de esplendor 

O dia da Assunção de Maria – 15 de agosto – em Costa Rica, coincide com a comemoração do “Dia das Mães”; por isso, na Casa Sede do Movimento, reuniu-se um grande número de mães com suas famílias que foram convidadas para uma missa em honra a elas.

http://www.schoenstatt.org/pt/news/2196/55/Casa-Sede-e-vestida-de-esplendor.htm



Entrevista ao Pe. Antonio Spadaro “A forma de comunicar nas redes sociais é típica do Evangelho” 

A sua especialidade é a ciberteologia. O jesuíta Antonio Spadaro (@antoniospadaro) diretor da La Civiltà Cattolica, está convencido de que um dos grandes desafios hoje da Igreja é pensar o cristianismo em tempos de rede. Tem, ainda, a teoria de que a linguagem e a forma de comunicar nas redes sociais é muito parecida à do Evangelho. A chave não está em transmitir informação, mas em partilhar experiências de vida. Antonio Spadaro esteve recentemente em Barcelona, onde participou no Congresso Internacional sobre a Pastoral das grandes cidades.

http://www.schoenstatt.org/pt/news/2200/55/Entrevista-ao-Pe-Antonio-Spadaro-A-forma-de-comunicar-nas-redes-sociais-e-tipica-do-Evangelho.htm



Juventude viva, coração ardente 

Como baptizado transformei-me em apóstolo, em testemuha de Cristo e, por isso, quero dar testemunho d’Ele entre os Homens. Conheci Jesus experimentei o Seu amor , a Sua presença e o Seu actuar na minha vida e fui transformado por Ele. Por isso, não posso deixar de O levar aos outros. Cristo escolheu-me e enviou-me. Esta realidade diz-nos que a atitude e o espírito apostólico deveriam ser, em nós, naturais. Ouçamos o que S. Paulo disse:”Se anuncio o Evangelho não o faço para me vangloriar: pelo contrário, é para mim uma necessidade imperiosa. Ai! de mim se não evangelizar! Se eu realizasse esta tarefa por iniciativa própria, mereceria ser recompensado, mas se o faço por necessidade, quer dizer que me foi confiada uma missão”. (1Co 9,16-17). Isto é o que diz o Manual das Missões Católicas, Ciudad del Este 2014, e, é o que viveram os mais de 90 jovens.

http://www.schoenstatt.org/pt/news/2190/55/Juventude-viva-coracao-ardente.htm



 Ele verá em nós pedras vivas com as quais construir a sua comunidade 

Todos dentro da Igreja, e muitos fora dela, fiéis ou não, têm recebido suas palavras claras e cheias de esperança, muito motivadoras, para assumir a responsabilidade que temos para construir um mundo conforme a vontade de Deus, na força do Espírito e no caminho de Cristo. Cardeais e bispos, sacerdotes, religiosos e religiosas, noviços e seminaristas, famílias, jovens e idosos, comunidades e instituições têm recebido a proposta de sair “às ruas”, de levar não uma esperança utópica, mas concretizada em atos, em projetos evangelizadores de vida do ser humano, esteja onde estiver; mesmo que na “periferia”, com todos os riscos e perigos envolvidos. Prefiro uma igreja acidentada porque sai a servir, do que uma Igreja enferma por fechar-se em si mesma, ele nos repete constantemente. Testemunho de tudo isso está disponível em schoenstatt.org onde, semana a semana, são apresentados textos que nos impulsionam em nossa própria peregrinação rumo ao jubileu de 2014. Sem dúvida, uma vez que somos Igreja, essas palavras também são dirigidas a todos nós. Como se alegria o Fundador com esse impulso missionário que nos é presenteado a partir do próprio coração da Igreja! (P. José María García)

http://www.schoenstatt.org/pt/news/2202/55/Ele-vera-em-nos-pedras-vivas-com-as-quais-construir-a-sua-comunidade.htm



Rezar e viver o rosário 

Em uma preciosa palestra no ano 1949, Pe. José Kentenich nos convidou a rezar e viver o Rosário em união com Maria, em Aliança com ela. Com o rosário, ensinou-nos a coroar a Mãe de Deus, todos os dias, e oferecer-lhe essa coroa de amor e de vida na fonte de graças do Santuário, para ajudá-la a renovar o mundo.

http://www.schoenstatt.org/pt/news/2191/55/Rezar-e-viver-o-rosario.htm



A repatriação dos restos mortais de Max Brunner e Hans Wormer em 20 de agosto de 1934 – há 80 anos 

Durante nosso Ano Jubilar 2014, queremos, de forma efetiva, voltar o olhar para as origens de Schoenstatt. Era muito similar há 80 anos. Em 1934, decidiu-se repatriar os restos mortais dos Heróis Congregados Max Brunner e Hans Wormer, que haviam tombado no campo de batalha e cujos túmulos tinham sido encontrados, trazendo-os de volta a Schoenstatt para enterrá-los à sombra do Santuário. Essa ação ocorreu, principalmente, pela iniciativa do Pe. Alex Menningen, que havia sido nomeado Diretor Espiritual da Juventude de Schoenstatt.

http://www.schoenstatt.org/pt/news/2198/55/A-repatriacao-dos-restos-mortais-de-Max-Brunner-e-Hans-Wormer-em-20-de-agosto-de-1934-ha-80-anos.htm



Para a data certa, o Papa exacto 

Tomava posse como o novo Arcebispo da imensa urbe de Buenos Aires. Com voz cálida e firme, Monsenhor Bergoglio anunciava que todo o seu plano de trabalho pastoral, para o futuro, se podia condensar em três imperativos. O primeiro vocábulo já era uma invenção linguística sua...

http://www.schoenstatt.org/pt/news/2197/55/Para-a-data-certa-o-Papa-exacto.htm



O Papa Francisco convida os participantes no Encontro de Rímini a sempre terem o olhar fixo no essencial 

De 24 a 30 deste mês de agosto, será celebrada, na cidade italiana de Rímini, a 35a Edição do tradicional Encontro pela Amizade entre os Povos, que terá como tema “Rumo às periferias do mundo e da existência. O destino não deixou o homem sozinho”. O tema proposto este ano está inspirado nos repetidos convites que o Papa Francisco dirige a todos os cristãos para sair ao encontro do ser humano, onde quer que esteja, e em todos os contextos, para encontrar perspectivas positivas para suas inquietações e diante das graves crises que o mundo hoje padece: desde o drama das comunidades cristãs perseguidas em diversos países, passando pela falta de segurança no âmbito da economia globalizada que está ameaçada pelo espectro de novas especulações financeiras, lembrando ainda a migração de povos inteiros em fuga por causa das guerras, da repressão ou da pobreza, como diante da incerteza de trabalho que atinge milhões de jovens e menos jovens.

http://www.schoenstatt.org/pt/news/2195/55/O-Papa-Francisco-convida-os-participantes-no-Encontro-de-Rimini-a-sempre-terem-o-olhar-fixo-no-essencial.htm



Lendo em grupo “Cem anos de caminho, um olhar sobre Schoenstatt” 

Durante semanas, membros do Ramo das Mães, de Córdoba, leram atentamente, em grupo, o livro do Pe. Carlos Padilla, Director Nacional do Movimento de Schoenstatt, de Espanha:”Cem anos de caminho, um olhar sobre Schoenstatt”, disponível em várias páginas da internet como livro físico e E-Book, traduzido para alemão, português, italiano e inglês.

http://www.schoenstatt.org/pt/news/2189/55/Lendo-em-grupo-Cem-anos-de-caminho-um-olhar-sobre-Schoenstatt.htm



A Festa Internacional do Encontro em Schoenstatt – alegria com a música, a dança e a oração 

Os participantes da Festa Internacional do Encontro em Schoenstatt experimentaram de forma concreta o colorido e alegre que Schoenstatt pode ser. Muitos países, como Argentina, Brasil, Filipinas, Cabo Verde, Guiné Bissau, Burundi, Congo, Índia, Polónia, Luxemburgo, entre outros, estiveram presentes com as suas contribuições musicais ou de dança ou simplesmente com a sua presença. No ano do jubileu dos 100 anos, esta festa foi um pré saborear o que será o grande jubileu de 18 de outubro.

http://www.schoenstatt.org/pt/news/2194/55/A-Festa-Internacional-do-Encontro-em-Schoenstatt-alegria-com-a-musica-a-danca-e-a-oracao.htm



O Papa recorda a sua viagem à Coreia: “Cristo não anula as culturas” 

Audiência de quarta-feira na sala Paulo VI. Audiência de luto pela tragédia que acaba de atingir a família do Papa Francisco, com a morte da esposa do seu sobrinho e dos seus dois filhos pequenos. Nota-se emoção no ambiente. O Papa agradece as condolências. Na catequese centra-se na recente viagem à Coreia e assegura que “Cristo não anula as culturas”.

http://www.schoenstatt.org/pt/news/2193/55/O-Papa-recorda-a-sua-viagem-a-Coreia-Cristo-nao-anula-as-culturas.htm



Uma pioneira da Campanha que captava o espírito como muitos poucos: Nelly Depetris 

No dia 13 de agosto, no ano jubilar, Nelly Depetris, co-fundadora da Campanha da Mãe Peregrina na Argentina, faleceu depois de uma longa e grave doença. “Além de uma amiga muita querida, foi uma pioneira da Campanha que captava o espírito como muitos poucos tiveram essa graça, por meio do Pe. Esteban; com ela compartilhamos tantas vivências no EAN, inúmeros encontros, jornadas e peregrinações a Santa Maria”, compartilha Monina Crivelli, sua amiga e companheira da época da fundação, difusão e consolidação da Campanha na Argentina e em tantos outros países.

http://www.schoenstatt.org/pt/news/2192/55/Uma-pioneira-da-Campanha-que-captava-o-espirito-como-muitos-poucos-Nelly-Depetris.htm
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo em HTML foi limpo...
URL: <http://mail.mchosting.eu/pipermail/kd1708-informe/attachments/20140831/5db98a91/attachment-0001.htm>
-------------- Próxima Parte ----------
Um anexo não-texto foi limpo...
Nome: não disponível
Tipo: image/jpeg
Tamanho: 49022 bytes
Descrição: não disponível
URL: <http://mail.mchosting.eu/pipermail/kd1708-informe/attachments/20140831/5db98a91/attachment-0001.jpeg>


Mais detalhes sobre a lista de discussão KD1708-Informe